GRUPO de TRABALHO TEMÁTICO de MONITORAMENTO (GTTm) do PLANO NACIONAL de ADAPTAÇÃO (PNA) À MUDANÇA DO CLIMA

O Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA), instituído em 10 de maio de 2016 por meio da Portaria nº 150, é um instrumento elaborado pelo governo federal em colaboração com a sociedade civil, setor privado e governos estaduais que tem como objetivo promover a redução da vulnerabilidade nacional à mudança do clima e realizar uma gestão do risco associada a esse fenômeno.

Uma estratégia de adaptação envolve a identificação da exposição do país a impactos atuais e futuros com base em projeções de clima, a identificação e análise da vulnerabilidade à esses possíveis impactos e a definição de ações e diretrizes que promovam a adaptação voltadas para cada setor.

Na elaboração do PNA foram considerados 11 setores, representados pelos órgãos governamentais competentes. Os setores abordados foram: Agricultura, Recursos Hídricos, Segurança Alimentar e Nutricional, Biodiversidade, Cidades, Gestão de Risco de Desastres, Indústria e Mineração, Infraestrutura, Povos e Populações Vulneráveis, Saúde e Zonas Costeiras.

Após 01 (um) ano de vigência do PNA, o Ministério do Meio Ambiente lança o 1º Relatório de Monitoramento e Avaliação do Plano, apresentando os avanços para o alcance de seus objetivos.

Membros da Comissão
  • Titular
    Antonio Ademir Stroski
    SEMA - Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas
  • Titular
    Olga Martins Wehb
    SEAS - Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade
  • Suplente
    Ana Maria Teixeira Marcelino
    IDEMA - Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte
  • Suplente
    Maurício Moleiro Philipp
    SEMA - Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso