Notícias

Governo de Tocantins lança edital do Voluntário Pela Natureza

Nesta sexta-feira, 17, o Governo do Estado do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), lança o edital do Programa Voluntário Pela Natureza, que oferece 39 vagas, que serão distribuídas em atividades que ocorrerão no Parque Estadual do Jalapão (PEJ), durante o ano de 2019.

Bahia é referência em programa de dessalinização de água salobra no semiárido

O Brasil, mesmo sendo um dos países mais abundantes em recursos hídricos, sofre sérios problemas de escassez de água. Esse cenário ainda é agravado em momentos de seca, como a que afeta o semiárido baiano. Para minimizar esse problema, a dessalinização da água salobra, seja do mar ou subterrânea, tem se tornado uma alternativa no país, através do Programa Água Doce (PAD), do Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com diversas instituições federais, estaduais e municipais, e sociedade civil.

ICMBio lança Guia de Aves no AvistarBrasil

Evento reúne em São Paulo condutores de turismo ecológico, observadores de aves e amantes da natureza

Bahia sedia evento internacional sobre dessalinização, reúso e tratamento de água

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em todo o mundo, cerca de três em cada dez pessoas - um total de 2,1 bilhões - não tem acesso a água potável. Uma das soluções pensadas para enfrentar esse problema é a dessalinização da água do mar e salobra, já que apenas 2,5% da água terrestre estão disponíveis para consumo humano. Diante desse cenário global, a Bahia irá sediar a III Edição do Seminário Internacional da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reúso de Água (Aladyr).

Parque Botânico do Ceará bate recorde e doa 43.890 mudas

Viveiro de mudas do Parque Estadual Botânico do Ceará, bate recorde de doação de mudas durante a Festa Anual das Árvores 2019, no último mês de março. Com o objetivo de reflorestamento, foram doadas cerca de 43.890 mudas, atendendo um total de 94 prefeituras e 12 unidades de conservação, além de pessoas físicas e outras diversas instituições. O Botânico é uma unidade de conservação (UC) de proteção integral, administrada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). De 2015 e 2018 produziu um total de 290.176 mudas para doação. “Destas, mais de 70% são de espécies nativas”, disse o gestor da UC, George Feijão.

Delegação mineira visita Holanda para conhecimento em segurança de barragens

Representantes dos órgãos públicos de Minas participaram de atividades teóricas e também de campo (Fotos: Semad/Divulgação) O Governo de Minas integrou, no mês de abril, a comitiva de órgãos públicos que viajou à Holanda, na Europa, para visita técnica relacionada à gestão ambiental e segurança de diques e barragens. O Estado foi representado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), além da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) e do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). Também fizeram parte do grupo que viajou ao país europeu a convite do embaixador do Reino dos Países Baixos, Cornelis van Rij, o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Mineração (ANM). A visita técnica, sem custos para o executivo mineiro, ocorreu entre os dias 22 a 26 de abril. A missão deste ano teve início na National Comission on Environmental Assessment (NCEA), em Haia. Na ocasião, a delegação mineira teve oportunidade de debater com a Comissão Nacional Holandesa sobre a elaboração e análise dos estudos de impacto ambiental naquele país, sua independência, conteúdo técnico e efetividade. Integraram a delegação o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e das forças-tarefa de Mariana e Brumadinho, promotora de Justiça Andressa de Oliveira Lanchotti; a coordenadora das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico e também integrante de ambas as forças-tarefa, promotora de Justiça Giselle Ribeiro de Oliveira; o presidente da Feam, Renato Brandão, e o presidente da Comissão de Meio Ambiente da ALMG, deputado Noraldino Júnior.

Governo do Tocantins investe na sinalização do Parque Estadual do Jalapão

Visitantes também receberão orientações sobre educação ambiental e conduta nas Dunas - Crédito Acervo Naturatins Nesta quinta-feira, 25, o Governo do Estado por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) inicia os procedimentos para viabilizar a sinalização do Parque Estadual do Jalapão (PEJ). Com recursos do Naturatins, obtidos através de compensação ambiental, e apoio da Ageto na elaboração do projeto, a confecção de placas indicativas de direção e distância dos atrativos; orientação de conduta para segurança dos visitantes; e de incentivo à sensibilização e educação ambiental dos frequentadores; para sinalização do PEJ, avança para a fase de contratação dos serviços.

Paraná reestrutura órgãos ambientais e moderniza legislação

Os primeiros 100 dias de gestão na área ambiental foram marcados por ações de educação ambiental, conscientização e preservação ambiental, além da efetivação de medidas voltadas à reforma administrativa e agilidade dos processos.

Guia ensina a identificar mamíferos aquáticos do Brasil

Publicação traz saber científico em linguagem simples usando ilustrações.

No Senado Federal, secretária Andréa Vulcanis representa Abema em debate sobre Programa de Regularização Ambiental das Propriedades Rurais - CAR/PRA

Em agenda em Brasília nessa quarta-feira, 10/04, a secretária Andréa Vulcanis (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) participou da audiência pública sobre a proposta de estender até 31 de dezembro de 2019 o prazo para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) pelo proprietário ou posseiro inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A audiência foi realizada no Senado Federal e proposta pela senadora Juíza Selma. O relator da proposta é o deputado Sergio Souza. Na ocasião, a secretária representou a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). Também participaram da audiência Maurício Guetta (Instituto Socioambiental), Larissa Packer (GRAIN América Latina), Roberta Del Giudice (Observatório do Código Florestal), Raoni Rajão (Universidade Federal de Minas Gerais) e o procurador da República Erick Masson (MPF). Para Andréa Vulcanis, as discussões dentro da Abema apontam que não há a necessidade de estender o prazo do CAR. No entanto, a qualificação para o PRA pode se dar após a análise dos Cadastros, já que muitos dos estados enfrenta dificuldade na análise do CAR, que pode demorar anos para sua conclusão. Os membros da Abema, em reunião que ocorreu em 08/04/2019 em SP debateram o assunto e concluíram que a adesão definitiva ao PRA e assinatura dos respectivos termos de compromisso de regularização deve permanecer com prazo vinculado ao chamamento pelo órgão ambiental responsável. O relator da proposta, deputado Sergio Souza, agradeceu as contribuições de todos os representantes e disse que a audiência foi importante para conhecer realidades distintas. A discussão segue aberta em uma próxima audiência pública, que será marcada em breve. Andréa Vulcanis (Semad Goiás)participa de audiência pública sobre de adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) no Senado Federal representando a Abema Fonte:SEMAD/GO:http://www.secima.go.gov.br/noticias/1494-no-senado-federal,-secret%C3%A1ria-andr%C3%A9a-vulcanis-representa-abema-em-debate-sobre-programa-de-regulariza%C3%A7%C3%A3o-ambiental-das-propriedades-rurais-car-pra.html

Naturatins avança na digitalização do licenciamento ambiental

Nesta segunda-feira, 08, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) reuniu os diretores e gerentes para apresentação do balanço da primeira etapa do Projeto de Digitalização e Gestão Documental do Órgão. O projeto compõe o Plano de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), com recursos do Banco Mundial.

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente sedia reunião da Abema

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) sediou nesta segunda-feira (08/04), na sua sede em São Paulo, reunião extraordinária da ABEMA (Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente), que teve como pauta o aprimoramento da política ambiental, a partir de sugestões propostas pelos estados.

ANA lança aplicativo gratuito com dados de rios e chuvas em todo o Brasil

Para que os brasileiros possam ter em mãos dados de chuvas, nível e vazão dos rios do País; a Agência Nacional de Águas (ANA) lança o aplicativo Hidroweb Mobile nesta quinta-feira, 4 de abril. A ferramenta é gratuita e pode ser baixada na Play Store, para dispositivos com o sistema Android, e na App Store, para aparelhos com o sistema iOS. No aplicativo é possível acompanhar dados coletados nas mais de 3 mil estações hidrometeorológicas gerenciadas pela ANA espalhadas pelo Brasil, inclusive informações em tempo real.

Ibram registra espécie endêmica ameaçada de extinção do DF

Boas notícias para a conservação da biodiversidade do Cerrado. Técnicos do Instituto Brasília Ambiental- (Ibram) encontraram, em Sobradinho, uma população de Lobelia brasiliensis A.O.S.Vieira & G.J.Sheph. – espécie ameaçada de extinção e endêmica do Distrito Federal. A ocorrência da planta foi registrada oficialmente pelo órgão, por meio de coleta de material botânico e depósito no herbário da Universidade de Brasília (UnB).

IMA realiza Workshop para proteção do mamífero mais raro do planeta!

Você sabia que o mamífero mais raro do planeta vive em Santa Catarina? É isso mesmo. O preá-de-moleques-do-sul é uma espécie da ordem dos roedores que não ocorre em nenhum outro lugar do mundo, somente em uma das ilhas do Arquipélago de Moleques do Sul, que está nos limites do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior Unidade de Conservação de Santa Catarina, administrada pelo IMA.

Armadilhas fotográficas registram 5 espécies inéditas

Projeto é uma parceria do ICMBio com a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel.

Abema participa de reunião com a Rede Nacional de Consórcios Públicos em Brasília

No dia 20 de março, foi realizada no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, reunião com a Rede Nacional de Consórcios Públicos para tratar sobre resíduos sólidos e saneamento ambiental.

87ª reunião ordinária da Abema apresenta os trabalhos realizados em Brumadinho e outras ações na área ambiental

Foi realizada em 19 de março, no hotel Nacional , em Brasília, a 87ª reunião ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que teve como pauta principal a apresentação do trabalho realizado pela Defesa Civil de Minas Gerais e da Semad, no desastre de Brumadinho, a agenda florestal, do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), pela Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Nacional de Mineração (ANM), e as matérias em tramitação no Conama.

Sítios de vegetação fossilizada do Tocantins atraem visitantes brasileiros e estrangeiros para Monumento Natural

As samambaias arborescentes é um dos elementos paleobotânicos, que se destacam no mosaico de áreas naturais do Monumento Natural das Árvores Fossibilizadas do Tocantins (Monaf).

Com o tema 'A água é uma só' o Tocantins adere à semana de celebração do Dia Mundial da Água

A sensibilização para o cuidado e preservação da água é diretriz das ações do governo do Tocantins voltadas para os cursos hídricos existentes no Estado, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Em 2019, a semana de celebrações do Dia Mundial da Água, comemorado na próxima sexta-feira, 22, será dedicada às orientações realizadas pelas equipes locais do Instituto, em suas atividades de rotina ou junto aos órgãos parceiros e representantes de comunidades das diferentes regiões tocantinenses, para incentivo aos cuidados e economia desse recurso natural. Nesta quarta-feira, 20, o Naturatins inicia a semana de celebração da Água com a homenagem virtual a essa data para chamar atenção à importância da preservação desse recurso natural e ao longo da semana, as equipes locais estarão à disposição para atender convites de iniciativas municipais. Sob o tema 'A água é uma só', escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para esse ano e adotado pela Agência Nacional de Águas (ANA), no Tocantins, as campanhas e atividades de educação ambiental vão abordar a importância da proteção dos mananciais e da coibição de crimes ambientais nos cursos d'água e respectivas matas ciliares.

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos que representa os órgãos estaduais de meio ambiente.

Contato

SHS Quadra 6, Conjunto A, Bloco E, Sala 513 Ed. Brasil 21, Asa Sul, Brasília-DF, CEP: 70316-100
Tel.: (61) 3045-4334 / (61) 3045-4335
abema@abema.org.br

Menu