Notícias

CARTA DOS ÓRGÃOS ESTADUAIS DE MEIO AMBIENTE PELO CLIMA

CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE MUDANÇA DO CLIMA (6 a 8/11/2019)

Abema se reúne durante a Conferência Brasileira de Mudança do clima

A 91 ª Reunião da Abema foi realizada durante a Conferência Brasileira de Mudança do Clima, em Recife

Conferência debate a importância dos Estados na ação climática

Representantes da Semas, Abema, CBC e ICLEI dialogaram sobre o tema

Licenças ambientais em Minas serão feitas de forma digital, diz secretário

O projeto, que pretende economizar ao menos R$ 500 mil por ano com gastos entre papelada e organização de arquivos, será apresentado em novembro pelo governador do Estado, Romeu Zema

Abema realiza primeira reunião regional entre os estados das regiões Sul e Sudeste

Representantes dos estados do sul e sudeste participaram de reunião da Abema, em São Paulo

Evento em São Paulo debate licenciamento e gestão socioambiental no setor elétrico

Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, participa de evento do setor elétrico em São Paulo

Estados e Ibama reunidos em Brasília para levantamento de requisitos para Plataforma Nacional de Fauna

Estados e Ibama estão reunidos em Brasília em uma Oficina para levantamento de requisitos para a Plataforma Nacional de Fauna (7 a 11/10/2019)

Dia da árvore é comemorado com plantio de mudas no Parque Estadual Paulo César Vinha - ES

Dia da árvore é comemorado com plantio de mudas no Parque Estadual Paulo César Vinha/ES

CETESB participa de evento sobre o monitoramento da qualidade do ar no México

CETESB participa de evento sobre o monitoramento da qualidade do ar no México

Superintendência regional do Inea promove educação ambiental para jovens em Petrópolis

Projeto ‘Dia da Árvore: plantar, conhecer e preservar’ ocorre em escola da região e, na sexta-feira, será aberto ao público na Praça Visconde de Mauá

EXPERIÊNCIAS DE PORTUGAL NA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS SÃO APRESENTADAS NA SIMA-SP

Evento promovido pelo CIRS trouxe o país europeu, referência mundial de resíduos sólidos e saneamento

Operação Mata Atlântica em pé combate infrações ambientais em Alagoas

Fiscais do IMA, Ibama e MPE, junto com agentes da Polícia Ambiental, percorrem municípios em ação conjunta

Programa Nascentes recupera área de preservação de assentamento em Presidente Bernardes (SP)

Ao todo, foram plantadas 21 mil mudas de espécies nativas em aproximadamente 12,4 hectares O assentamento Santo Antônio II, localizado em Presidente Bernardes, no extremo oeste do Estado, está com as suas áreas de preservação ambiental totalmente recuperadas e preservadas. Isso foi possível graças ao programa Nascentes do Governo do Estado de São Paulo que em parceria com quatro empresas plantaram cerca de 21 mil mudas de espécies nativas em aproximadamente 12,4 hectares. Outros 26,2 hectares em áreas de preservação permanente estão em estágio inicial de regeneração natural. Criado em setembro de 1998 pelo ITESP, o assentamento possui 699,88 hectares, sendo destinados 234,32 hectares para áreas ambientais, entre reserva legal e área de preservação permanente, dos quais na época de criação do assentamento apresentava fragmentos florestais de aproximadamente 127,20 hectares e um passivo de áreas degradadas de 107,12 hectares.

Campo Sustentável realiza inventário florestal na fazenda Guará (TO)

O projeto Campo Sustentável tem como objetivo a Integração Lavoura Pecuária e Floresta - Fernando Alves/Governo do Tocantins A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), estiveram nesta terça feira, 27, na fazenda Guará localizada no município de Aliança realizando um inventário florestal.

Programa Água Doce será ampliado na Bahia

Discutir a possibilidade de um novo convênio do Programa Água Doce (PAD) na Bahia e um acordo de cooperação técnica para a realização de um Plano Estadual de Revitalização das Bacias Hidrográficas. Esses foram alguns dos pontos debatidos numa reunião realizada nesta terça-feira (27), em Brasília, entre o Governo da Bahia e representantes do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).

Ecoturismo e esportes de aventura nas unidades de conservação do Inea fazem sucesso no Salão do Turismo

No evento deste sábado, guarda-parques e o presidente do Inea trabalharam juntos na divulgação dos parques estaduais O Salão do Turismo, organizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), com a parceria da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, divulgou as unidades de conservação, administradas pelo Inea, como destinos turísticos e como ótimas opções para ecoturismo e práticas de esportes de aventura. Desde quinta-feira (22), guarda-parques trabalharam, no evento, promovendo a visitação dos parques estaduais para a população e tirando dúvidas dos visitantes.Neste sábado, o trabalho ganhou reforço com a participação do presidente do Inea, Claudio Dutra, ao lado dos agentes de defesa ambiental, e do diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas, Márcio Beranger. O governador Wilson Witzel também visitou o salão com a primeira dama.

Semas e Sebrae realizaram workshop de licenciamento no Pará

O workshop Licenciamento Pará, foi realizado no dia 22 e 23 de agosto, sendo no dia 22 no Sebrae e no dia 23 na Sudam, ambos em Belém. O evento foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) em parceira com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), restrito para gestores e técnicos dos órgãos estaduais responsáveis por emissão de licenças, autorizações administrativas e responsáveis pela gestão de cadastros técnicos. O Workshop teve como objetivo principal o diálogo e debate sobre licenciamento entre órgãos: Sedeme, Sefa, Sespa, Adepará, Iterpa, Jucepa, Polícia Civil (DPA), Ideflor-bio e CBMPA (Bombeiros).

Parque das Dunas recebe título da Unesco pela sexta vez consecutiva

Parque das Dunas recebe título da Unesco pela sexta vez consecutiva O Parque Estadual Dunas do Natal, recebeu nesta segunda-feira (26) a renovação do título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), concedido pela a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). É a quinta vez que a Unidade de Conservação Estadual tem seu título renovado. A solenidade aconteceu no auditório Tocandira e contou com a presença de membros da equipe técnica e administrativa do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN – Idema.

Seas e Inea participam de inauguração da maior termelétrica a biogás do estado (RJ)

Evento contou com a presença do vice-governador Claudio Castro, do presidente do Inea, Claudio Dutra, e do subsecretário Omar Kirchmeyer, dentre outras autoridades

Governo de SP e Abrelpe assinam convênio para diminuir a disposição de resíduos sólidos urbanos em aterros

Programa estabelece treinamentos, programas e ações para melhor aproveitamento e recuperação do potencial dos resíduos sólidos

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos que representa os órgãos estaduais de meio ambiente.

Contato

SHS Quadra 6, Conjunto A, Bloco E, Sala 513 Ed. Brasil 21, Asa Sul, Brasília-DF, CEP: 70316-100
Tel.: (61) 3045-4334 / (61) 3045-4335
abema@abema.org.br

Menu