Notícias

Programa Nascentes recupera área de preservação de assentamento em Presidente Bernardes (SP)

Ao todo, foram plantadas 21 mil mudas de espécies nativas em aproximadamente 12,4 hectares O assentamento Santo Antônio II, localizado em Presidente Bernardes, no extremo oeste do Estado, está com as suas áreas de preservação ambiental totalmente recuperadas e preservadas. Isso foi possível graças ao programa Nascentes do Governo do Estado de São Paulo que em parceria com quatro empresas plantaram cerca de 21 mil mudas de espécies nativas em aproximadamente 12,4 hectares. Outros 26,2 hectares em áreas de preservação permanente estão em estágio inicial de regeneração natural. Criado em setembro de 1998 pelo ITESP, o assentamento possui 699,88 hectares, sendo destinados 234,32 hectares para áreas ambientais, entre reserva legal e área de preservação permanente, dos quais na época de criação do assentamento apresentava fragmentos florestais de aproximadamente 127,20 hectares e um passivo de áreas degradadas de 107,12 hectares.

Campo Sustentável realiza inventário florestal na fazenda Guará (TO)

O projeto Campo Sustentável tem como objetivo a Integração Lavoura Pecuária e Floresta - Fernando Alves/Governo do Tocantins A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), estiveram nesta terça feira, 27, na fazenda Guará localizada no município de Aliança realizando um inventário florestal.

Programa Água Doce será ampliado na Bahia

Discutir a possibilidade de um novo convênio do Programa Água Doce (PAD) na Bahia e um acordo de cooperação técnica para a realização de um Plano Estadual de Revitalização das Bacias Hidrográficas. Esses foram alguns dos pontos debatidos numa reunião realizada nesta terça-feira (27), em Brasília, entre o Governo da Bahia e representantes do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).

Ecoturismo e esportes de aventura nas unidades de conservação do Inea fazem sucesso no Salão do Turismo

No evento deste sábado, guarda-parques e o presidente do Inea trabalharam juntos na divulgação dos parques estaduais O Salão do Turismo, organizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), com a parceria da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, divulgou as unidades de conservação, administradas pelo Inea, como destinos turísticos e como ótimas opções para ecoturismo e práticas de esportes de aventura. Desde quinta-feira (22), guarda-parques trabalharam, no evento, promovendo a visitação dos parques estaduais para a população e tirando dúvidas dos visitantes.Neste sábado, o trabalho ganhou reforço com a participação do presidente do Inea, Claudio Dutra, ao lado dos agentes de defesa ambiental, e do diretor de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas, Márcio Beranger. O governador Wilson Witzel também visitou o salão com a primeira dama.

Semas e Sebrae realizaram workshop de licenciamento no Pará

O workshop Licenciamento Pará, foi realizado no dia 22 e 23 de agosto, sendo no dia 22 no Sebrae e no dia 23 na Sudam, ambos em Belém. O evento foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) em parceira com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), restrito para gestores e técnicos dos órgãos estaduais responsáveis por emissão de licenças, autorizações administrativas e responsáveis pela gestão de cadastros técnicos. O Workshop teve como objetivo principal o diálogo e debate sobre licenciamento entre órgãos: Sedeme, Sefa, Sespa, Adepará, Iterpa, Jucepa, Polícia Civil (DPA), Ideflor-bio e CBMPA (Bombeiros).

Parque das Dunas recebe título da Unesco pela sexta vez consecutiva

Parque das Dunas recebe título da Unesco pela sexta vez consecutiva O Parque Estadual Dunas do Natal, recebeu nesta segunda-feira (26) a renovação do título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), concedido pela a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). É a quinta vez que a Unidade de Conservação Estadual tem seu título renovado. A solenidade aconteceu no auditório Tocandira e contou com a presença de membros da equipe técnica e administrativa do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN – Idema.

Seas e Inea participam de inauguração da maior termelétrica a biogás do estado (RJ)

Evento contou com a presença do vice-governador Claudio Castro, do presidente do Inea, Claudio Dutra, e do subsecretário Omar Kirchmeyer, dentre outras autoridades

Governo de SP e Abrelpe assinam convênio para diminuir a disposição de resíduos sólidos urbanos em aterros

Programa estabelece treinamentos, programas e ações para melhor aproveitamento e recuperação do potencial dos resíduos sólidos

Distribuição de mudas e sementes incentiva plantio urbano no Climate Week

Mais de 500 quilômetros separam a capital baiana do município de Teixeira de Freitas, cidade que abriga o Programa Arboretum e de onde vieram mais de 600 mudas e mil sementes de espécies nativa da Mata Atlântica para serem distribuídas durante a Semana do Clima da América Latina e Caribe (Climate Week), realizada de 19 e 23 de agosto, no Wet'n Wild, em Salvador. Com nenhuma avaria, e muito bem hidratadas, o engenheiro florestal do programa Arboretum, Samuel Góes, exibe com orgulho as plantas e explica que a resistência ao longo trajeto se deve à qualidade das mudas desenvolvidas pelo programa.

Fórum internacional discute sobre economia azul e meio ambiente em Salvador

Pensar a economia azul em consonância com o meio ambiente foi um dos temas em destaque na programação do I Fórum Internacional do Meio Ambiente e Economia Azul, realizado em 14 de novembro, no auditório do Senai Cimatec, em Salvador. Na ocasião, gestores e especialistas renomados de países como Estados Unidos, Portugal, Áustria, África do Sul e Gana, além de profissionais e estudantes da Bahia e de outros estados brasileiros, debateram sobre as possibilidades de transformar desafios em oportunidades desta temática.

90ª Reunião Ordinária da Abema - Belo Horizonte

  O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, recebeu 27 unidades da Federação em reunião da Abema realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte O governador Romeu Zema e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, receberam nesta quarta-feira (7/8), na Cidade Administrativa, lideranças dos órgãos ambientais das 27 unidades da federação, durante a 90ª reunião ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) – presidida pelo secretário mineiro. Entre os destaques do encontro estava a discussão sobre o projeto da Lei Geral de Licenciamento Ambiental e o lançamento do Sistema de Consulta de Decisões de Processos de Intervenção Ambiental em Minas Gerais.

Reuso é tema da segunda edição do “PROSA – Programa Sociedade e Ambiente”

O PROSA foi criado com objetivo de discutir a temática ambiental na sociedade Com o tema “Reuso de Efluentes” a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), através da Coordenadoria de Meio Ambiente e Saneamento Básico (Comeas), promoveu na manhã da última sexta-feira (26), a 2ª edição do “PROSA – Programa Sociedade e Ambiente”.

Orquídea Cattleya granulosa inicia floração no Parque das Dunas (RN)

A flor símbolo do Rio Grande do Norte, a orquídea Cattleya granulosa iniciou sua época de floração no Parque das Dunas. O florescimento da espécie no estado acontece entre julho e novembro. Os primeiros registros da floração na Unidade de Conservação foram feitos nesta segunda-feira (29) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio da equipe de Botânica do Parque.

Seas e Setur assinam termo e investem em turismo ecológico

Pastas unem forças para divulgar ações e transformar áreas protegidas em polos regionais de turismo Fotos: Matheus Carvalho

No Estado do Ceará aplicativo facilita comunicação com inscritos no CAR

Proprietários ou possuidores inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) podem usar um aplicativo para dispositivos móveis, que facilita a comunicação com a Central do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCar). A ferramenta está sendo divulgada pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), gestora do sistema no Ceará. A Central serve para que o proprietário ou possuidor registre e receba informações sobre seu cadastro.

Abertas hoje, inscrições podem ser feitas até 22 de outubro

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 22 de outubro. (Crédito: Altevir Freitas/Ascom MMA) A 3ª edição do Prêmio Nacional da Biodiversidade é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Projeto Olhares aproxima população da biodiversidade do Parque das Dunas (RN)

Com o objetivo de aproximar a população da primeira Unidade de Conservação criada no Rio Grande do Norte, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, através da equipe do Parque das Dunas, desenvolveu o Projeto Olhares. Um projeto de observação participativa da fauna local, que possibilita o despertar das pessoas para esse valioso remanescente florestal de Mata Atlântica inserido na capital potiguar. Através de um clique ou de uma descrição textual, as pessoas podem contribuir com as informações sobre os animais que vivem no Parque, seja de ocorrência natural do bioma ou não. Atualmente, a fauna do Parque das Dunas conta com mais de 300 espécies. Segundo a bióloga Talytha Rocha, o projeto nasceu da necessidade das pessoas conhecerem a biodiversidade do Parque. “Pensamos em desenvolver o Projeto Olhares como uma forma de chamar a população para ampliar as percepções acerca do Parque das Dunas. É um convite para que as pessoas se sintam parte de tudo isso ao mesmo tempo em que contribuem com informações sobre os animais vistos na Unidade de Conservação”, afirma. O projeto Olhares, criado pelos biólogos que atuam diretamente com a fauna do Parque, Talytha Rocha e Dhyego Melo, bem como pela gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, abrange toda a área da UC, não somente no local de uso público do Bosque dos Namorados. Ainda de acordo com a bióloga, locais como Via Costeira, Roberto Freire, Morro Branco, Universidade Federal, Nova Descoberta, são áreas que o Parque está inserido. Para a execução do projeto, foi elaborado o site www.projetoolhares.com.br. A elaboração do material digital foi feito através de doação de profissionais da área de Tecnologia da Informação. “Se você estiver esperando um ônibus no campus da universidade, por exemplo, pode encontrar um animal e contribuir com o projeto. Basta pegar o celular, entrar no site e registrar a ocorrência através de um formulário, registrar o animal visto e se possível anexar fotos”, explica.

Abema elege nova diretoria para biênio 2019/2021

Aconteceu nesta terça-feira, 25 de junho, em Brasília, a Assembleia Geral Ordinária, que elegeu a nova diretoria da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) para o biênio 2019/2021. Sendo chapa única e aprovada por unanimidade, o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Vieira, que vinha ocupando a presidência da Abema desde janeiro deste ano, foi eleito Presidente da Associação.  “Nossa intenção com essa chapa foi tentar reunir representantes de todas as regiões no conselho diretivo, e tentar também incluir alguns estados que já possuem protagonismo em algumas matérias ambientais”, afirmou o secretário. Já os membros eleitos para o conselho fiscal, vice-presidências regionais e coordenações por biomas são: Conselho diretor Presidente, Germano Vieira, secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais; Vice-presidente executivo, Mauren Lazzaretti, secretária de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso;  Secretário-geral ,Eduardo Taveira, secretário de Estado do Meio Ambiente do Amazonas; 1º secretário ,Márcia Telles, diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia; 2º secretário, Coronel Venâncio, diretor geral do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina. Vice-presidências regionais Região Norte, Jose Mauro de Lima O' de Almeida, secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará; Região Nordeste, Artur José Vieira Bruno, secretário Estadual do Meio Ambiente do Ceará; Região Centro-Oeste, Andrea Vulcanis, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás; Região Sudeste, Mário Stella Cassa Louzada, diretor geral do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo; Região Sul, Marcio Fernando Nunes, secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná. Coordenação por Bioma Cerrado, Marília Marreco Cerqueira, subsecretária de Estado de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal; Caatinga, Leonlene de Sousa Aguiar, diretor geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte; Mata Atlântica, Ana Lúcia Santoro, secretária de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro; Amazônico, Elias Rezende de Oliveira, secretário de Estado de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia. Conselho Fiscal TITULAR: Marcos Rodrigues Penido, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo; TITULAR: Sádia Gonçalves de Castro, secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí; TITULAR: Ana Cristina Cardoso dos Santos Fontoura, assessora Técnica da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão; SUPLENTE: Fernando Soares Pereira, secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas. SUPLENTE: Ionilson Sampaio de Souza, diretor-presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Roraima; SUPLENTE: Inamara Santos Melo, secretária Executiva da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco.

Ações em Minas Gerais movimentaram Dia Mundial do Meio Ambiente

Ações no interior e na Cidade Administrativa movimentam Dia Mundial do Meio Ambiente Ações de plantio de mudas foram realizadas em todo o Estado  Uma programação intensa de eventos no interior de Minas, na Cidade Administrativa e na Região Metropolitana de Belo Horizonte, movimentou as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. A lista de atividades programadas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) incluiu trilhas, palestras, plantio de árvores, apresentações teatrais, musicais, seminários, blitze educativas, ações de conscientização ambiental, entre diversas outras ações.

Números mostram compromisso do Estado da Bahia no combate ao desmatamento

No Dia Nacional da Mata Atlântica a Bahia tem muito o que comemorar. Os últimos dados divulgados pela Organização Não Governamental (ONG) SOS Mata Atlântica reforçam o compromisso do Governo da Bahia no combate ao desmatamento no estado que, por meio das constantes operações realizadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), autarquia responsável pela fiscalização ambiental, busca atingir o nível zero em termos de desmatamento.

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos que representa os órgãos estaduais de meio ambiente.

Contato

SHS Quadra 6, Conjunto A, Bloco E, Sala 513 Ed. Brasil 21, Asa Sul, Brasília-DF, CEP: 70316-100
Tel.: (61) 3045-4334 / (61) 3045-4335
abema@abema.org.br

Menu