GERENCIAMENTO COSTEIRO - XI ENCOGERCO

Entre os dias 15 e 19 de Outubro de 2018 aconteceu, em Florianópolis, o XI Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro - ENCOGERCO, um evento promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, Universidade Federal de Rio Grande e Universidade Federal de Santa Catarina, cujo propósito maior é discutir e avaliar o processo de gerenciamento costeiro integrado no Brasil.

Este evento permite que diferentes atores da sociedade tenham acesso a informações técnicas e acadêmicas relacionadas à gestão do ambiente costeiro, bem como haja uma articulação entre a União, Estados e Municípios no que se refere à tomada de decisões que influenciam todo o território costeiro do Brasil.

No decorrer do evento aconteceu também a "Oficina de Linguagem Áudio-scripto-visual - Cobertura Colaborativa", voltada para capacitação em educomunicação de membros da sociedade civil que atuam na zona costeira e marinha brasileira. Aderiram à oficina principalmente pesquisadores e ativistas ambientais, os quais  foram responsáveis por fazer a cobertura do evento e decidiram também produzir um vídeo sobre o ENCOGERCO. 

 visa destacar: 

  1. a relevância do gerenciamento costeiro;

  2. quais os pilares que devem ser fortalecidos para que exista uma gestão eficiente;

  3. como os setores em seus diversos níveis podem se integrar, sendo a integração uma fala comum dos participantes do vídeo, também contemplada por seus produtores, que pedem maior participação da sociedade civil, principalmente dos cidadãos que vivem, trabalham e extraem das zonas costeiras.

 

Agência Educomar

 

Imprimir   Email