Armadilhas fotográficas registram 5 espécies inéditas

Projeto é uma parceria do ICMBio com a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel.

jupara2

O Parque Nacional do Pau Brasil e a a Reserva Particular do Patrimônio Natural Estação Veracel divulgaram os resultados do monitoramento feito com 82 armadilhas fotográficas ao redor das duas unidades de conservação localizadas na Bahia. O resultado foi animador: foram registradas 27 espécies de animais, 5 delas inéditas para as áreas protegidas. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), que é especializado na amostragem com armadilhas fotográficas e análise de dados.

O principal objetivo do monitoramento era fazer imagens da onça-pintada (Panthera onca) na reserva, mas com a ausência do felino na frente das câmeras, o destaque ficou com os registros da irara (Eira Barbara), do gato-do-mato-pequeno (Leopardus guttulus), da mão pelada (Procyon cancrivorus), do tapiti (Sylvilagus brasilienses), do ouriço-caixeiro (Coendou cf. insidiosus) e jupará (Potos flavus), espécies que ainda não haviam sido registradas por vídeo nem por avistamento nestas reservas.

O monitoramento registrou ao todo 27 espécies de animais de diferentes portes, um sinal de que o remanescente florestal ainda guarda uma boa diversidade de mamíferos, pois eles são, na sua maioria, vítimas de caça, segundo o Cenap. Além disso, a presença do gato-do-mato-pequeno também foi um resultado positivo, pois a espécie está no Livro Vermelho da fauna brasileira ameaçada de extinção, na categoria vulnerável.

As câmeras foram distribuídas entre a reserva particular do patrimônio natural (RPPN) e o parque nacional. O levantamento é apenas o primeiro de uma série de campanhas previstas para monitorar a ocorrência da onça-pintada, que foi fotografada pelas câmeras pela última vez em 2017, depois de 20 anos sem registros do animal na região da Mata Atlântica no Sul da Bahia.

pantheraonca

“Há mais de 20 anos não havia registro da onça pintada na região da Mata Atlântica no Sul da Bahia. O objetivo dos pesquisadores é o monitoramento e conservação da espécie, garantindo assim a manutenção de um ambiente propício a um animal topo de cadeia alimentar”, explica a gestora da Estação Veracel, a bióloga Virgínia Camargos.

Ainda de acordo com a coordenadora, o monitoramento das duas unidades trará novos subsídios para a concretização do corredor ecológico entre a reserva e o parque. “Trabalhamos para fortalecer a conexão do corredor da reserva da Estação Veracel com o Parque Nacional do Pau-Brasil, conectando mais de 30 mil hectares de Mata Atlântica”, pontua Virginia.

Mesmo sem o flagrante da onça pintada, ao todo, 9 espécies ameaçadas na Bahia foram registradas pelas câmeras: a anta, o macaco-prego-de-crista, o guigó, o gato-do-mato-pequeno, a queixada, o gato-maracajá, a jaguatirica, a onça-parda e o gato-mourisco, sendo que os cinco primeiros fazem parte da lista vermelha das espécies ameaçadas mundialmente, segundo a Lista Vermelha da IUCN (Red List).

Termo de Compromisso pela conservação da Mata Atlântica

Os resultados da primeira campanha foram apresentados em um workshop no Cenap, ao lado de outros estudos realizados na Mata Atlântica, também com foco na região do Sul da Bahia. O evento resultou na elaboração da Carta de Atibaia, documento que prevê a criação de uma rede de pesquisa e conservação da Mata Atlântica do Sul da Bahia, cujo objetivo é dar visibilidade para a Mata Atlântica considerada um dos hotspot mundial de biodiversidade com alto grau de endemismo. O termo de compromisso foi entregue ao titular do Ministério do Meio Ambiente, pelo chefe do Parna Pau Brasil, Fábio Faraco, e ressalta a necessidade de compreender os processos de transformação do território e, através deste, propor estratégias de conservação mais eficientes e factíveis, adequadas a realidade e necessárias para proteger este imenso patrimônio socioambiental.

1º Workshop de Projetos do Sul da Bahia

No mês de fevereiro foi realizada, no Cenap, em São Paulo, o 1º Workshop de Projetos do Sul da Bahia. Esse evento foi organizado com intuito de reunir pesquisadores atuando no Sul da Bahia para o desenvolvimento de parceiras e projetos visando ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade da região, bem como promover a sua conservação. No encontro foram apresentados projetos de pesquisa em andamento, como o armadilhamento fotográfico e monitoramento de onças-pintadas na RPPN Estação Veracel e no Parque Nacional do Pau-Brasil, coordenado pelo Cenap/ICMBio, como também o estudo desenvolvido pela doutoranda Elaine Rios da Silva da UESC com a estrutura de comunidades de mamíferos e seu potencial na dispersão de sementes, e o projeto envolvendo segurança alimentar e nutricional, e qualidade de água em comunidades de entorno da RPPN Estação Veracel e no Parque Nacional do Pau-Brasil coordenado pela professora Grabiela Narezi da UFSB. Foram apresentadas e discutidas também novas propostas de pesquisa, bem como assinada uma carta de compromisso pelos participantes para o desenvolvimento de pesquisa e conservação na região, visando ampliar a rede de participantes. Foi agendado para agosto de 2019 um novo encontro para discutir a continuidade e andamento dos projetos.

workshop sul Bahia fev 2019

O evento contou com participação de representantes de seis instituições de pesquisa, entre elas a Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho, Parque Nacional do Pau-Brasil, o Observatório de Aves do Instituto Butantan (SP) e o Cenap, além da Veracel Celulose S.A. (BA) do setor privado.

Fonte: http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10249-armadilhas-fotograficas-registram-5-especies-ineditas


Imprimir   Email