Ibram registra espécie endêmica ameaçada de extinção do DF

Ribeirão Sobradinho 15 03 2019 5 1 199x300

Boas notícias para a conservação da biodiversidade do Cerrado. Técnicos do Instituto Brasília Ambiental- (Ibram) encontraram, em Sobradinho, uma população de Lobelia brasiliensis A.O.S.Vieira & G.J.Sheph. – espécie ameaçada de extinção e endêmica do Distrito Federal. A ocorrência da planta foi registrada oficialmente pelo órgão, por meio de coleta de material botânico e depósito no herbário da Universidade de Brasília (UnB).

O registro foi feito no mês de março durante as atividades iniciais para a contratação de estudos técnicos para a criação e recategorização de unidades de conservação do Ribeirão Sobradinho, que deu nome à região administrativa.

 

A analista ambiental da Superintendência de Gestão de Unidades de Conservação do Ibram, Ana Lira – responsável pelo achado – explica que a planta é encontrada em veredas, brejos e campos úmidos. E além de rara e ameaçada, a espécie, que não tem nome popular, tem grande beleza estética e potencial ornamental. “Por tudo isso, esse registro é algo muito especial e nos deixou emocionados, além de subsidiar nossas ações, por ser um alvo de conservação”, afirma.

 Ribeirão Sobradinho 15 03 2019 52 1 300x199

De acordo com o Centro Nacional de Conservação da Flora (CNC-Flora), do Jardim Botânico do Rio de Janeiro do Ministério do Meio Ambiente (MMA), as principais ameaças à espécie estão relacionadas à expansão urbana acelerada no Distrito Federal, que favorece agressões, como interrupção da drenagem natural e substituição da vegetação natural por capim braquiária para a implementação de pastagens. “Somados, esses fatores acarretam o declínio das populações da planta, pois prejudicam a qualidade do seu habitat”, completa Ana Lira.

Fonte:http://www.ibram.df.gov.br/ibram-registra-especie-endemica-ameacada-de-extincao-do-df/


Imprimir   Email