Parque Botânico do Ceará bate recorde e doa 43.890 mudas

Foto Viveiro Botânico

Viveiro de mudas do Parque Estadual Botânico do Ceará, bate recorde de doação de mudas durante a Festa Anual das Árvores 2019, no último mês de março. Com o objetivo de reflorestamento, foram doadas cerca de 43.890 mudas, atendendo um total de 94 prefeituras e 12 unidades de conservação, além de pessoas físicas e outras diversas instituições. O Botânico é uma unidade de conservação (UC) de proteção integral, administrada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). De 2015 e 2018 produziu um total de 290.176 mudas para doação. “Destas, mais de 70% são de espécies nativas”, disse o gestor da UC, George Feijão.

Atualmente o viveiro do Botânico produz em média 120.000 mudas/ano. “Antes da criação da SEMA em 2015, a produção era inferior a dez mil mudas/ano”, destaca Feijão. Em maio próximo será inaugurado um pátio de compostagem, em parceria com o Atacadão Varejista. Semanalmente, a empresa parceira fornece frutas e verduras em processo de decomposição. O material é depositado no pátio de compostagem do parque e misturado às folhas secas recolhidas na própria UC. O processo dura cerca de três meses e ao final do período a matéria orgânica vira um adubo rico em nutrientes e é utilizado no viveiro.

Saiba mais

A SEMA, por meio de um grupo multiparticipativo, coordena uma política ambiental voltada à flora que resultou na elaboração da Lei Estadual 16.002/2016, criando o Programa Estadual de Valorização das Espécies Vegetais Nativas. O objetivo é implementar uma política de valorização das nossas espécies, no âmbito estadual, contribuindo para a conservação dos ecossistemas locais.

 

Fonte: https://www.sema.ce.gov.br/2019/04/26/parque-botanico-bate-record-e-doa-43-890-mudas/

Imprimir