Sema e Inema assinam acordo de cooperação com a UFBA

0Q0A4443

Um Acordo com Cooperação assinado hoje (23), pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) vai permitir a realização de vários projetos relacionados à sustentabilidade ambiental e ao monitoramento e fiscalização de riscos ambientais. O Acordo prevê a participação mútua das três entidades na troca de dados e informações técnico-científicas, a qualificação profissional dos respectivos quadros técnicos e estudo das áreas de interesse comum relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, esse convênio foi muito esperado e é o primeiro passo para construir um diálogo e estreitar as relações com as instituições de ensino. “Sou oriundo da Universidade e sei da importância da Academia para a efetivação das políticas públicas. Sem a pesquisa e a extensão não chegaremos a lugar algum. O nosso objetivo é dotar a Secretaria de ferramentas estratégicas, com o subsídio do que já é produzido no campo acadêmico”, destacou João Carlos Oliveira.

“Somos um espaço de conhecimento, criatividade e diálogo. E estamos cumprindo com excelência a nossa tarefa de produzir pesquisas de acordo com os interesses da sociedade e a realidade local. Esse acordo é celebrado em um momento delicado, que nosso espaço acadêmico precisa ser protegido, por isso esse apoio se torna muito importante. A Ufba se coloca às ordens para ajudar no que for preciso”, ressaltou o reitor da Ufba, João Carlos Salles.

A partir do Acordo, a Sema e o Inema vão poder firmar convênios e parcerias diretamente com as unidades universitárias. O primeiro já será assinado na Semana do Meio Ambiente, que acontece entre os dias 03 e 08 de junho. Com o Departamento de Engenharia Elétrica e Computação da Escola Politécnica, será firmado, junto com a Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público da Bahia, convênio para o desenvolvimento de tecnologia de captação e transmissão de imagens para o Programa de Monitoramento e Gerenciamento de Riscos Ambientais.

Já com o Instituto de Geociência, a Sema e o Inema assinarão Termo de Fomento para pesquisa geológica que permitirá o desenvolvimento do Projeto de Reaproveitamento de Rejeitos e Resíduos, integrante do Programa Meio Ambiente e Sustentabilidade.

A diretora geral do Inema, Márcia Telles, reiterou que o conhecimento deve estar presente na atividade-fim. “Já fomos parceiros da Ufba em diversos projetos e sempre tivemos excelentes resultados. Produzimos muitas informações nas nossas frentes de trabalho que são relevantes para os estudos acadêmicos e vice-versa. Por isso é essencial que essa relação com as universidades seja sempre fortalecida e consolidada”, pontuou.

Também participaram do ato, a chefe de gabinete da Sema, Cássia Magalhães; a diretora do Instituto de Geociências da Ufba, Olívia Oliveira; o coordenador da Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação da Ufba, Thierry Lobão; a superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais da Sema, Clarissa Amaral; o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Claudemir Nonato; diretores do Inema e técnicos da Sema.

 

Fonte: http://www.meioambiente.ba.gov.br/2019/05/11733/Sema-e-Inema-assinam-acordo-de-cooperacao-com-a-UFBA.html

Imprimir