NOTA DE PESAR

IMG 20210214 WA0013

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), lamenta a imensa e brusca perda para todos nós com o falecimento do Eugênio Spengler, amigo e grande personalidade na pauta ambiental.

Eugênio foi presidente da Abema de março/2015 a janeiro/2017, período em que contribuiu incansavelmente, não somente para o fortalecimento da Associação, mas da política ambiental brasileira. 

 Fará muita falta. 

 Nossa solidariedade à família e amigos.

Mauren Lazzaretti - Presidente

  Eugênio Spengler, bacharel em Filosofia. 

Entre os anos de 2003 e 2007, trabalhou no Ministério do Meio Ambiente (MMA), como coordenador executivo da I e II Conferência Nacional do Meio Ambiente. No MMA também foi responsável pela implementação das comissões técnicas tripartites estaduais e promoção do Programa de Capacitação de Gestores Municipais de Meio Ambiente. 

Também atuou como gerente regional da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Estado do Rio Grande do Sul, coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul, secretário de Planejamento e Meio Ambiente do Município de Santo Cristo (RS) e professor de Saneamento Ambiental pela Universidade de Ijuí (RS).

Na Bahia, Spengler também foi consultor técnico das secretarias estaduais da Casa Civil, da Indústria, Comércio e Mineração, além de Secretário de Estado do Meio ambiente - Sema.

Foi presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – Abema, de março/2015 a janeiro/2017. 

Atualmente estava trabalhando como consultor em Goiânia. 

Imprimir