Reuso é tema da segunda edição do “PROSA – Programa Sociedade e Ambiente”

IMG000000000208001O PROSA foi criado com objetivo de discutir a temática ambiental na sociedade

Com o tema “Reuso de Efluentes” a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), através da Coordenadoria de Meio Ambiente e Saneamento Básico (Comeas), promoveu na manhã da última sexta-feira (26), a 2ª edição do “PROSA – Programa Sociedade e Ambiente”.

Um dos palestrantes convidados, o professor do IFRN, Jean Leite, apresentou diversas pesquisas que vem sendo realizadas na área, ressaltando a importância da legislação como marco regulatório e o potencial do Estado para trabalhar nesse sentido.

“Com a conclusão das obras de esgotamento sanitário de natal e das implantações das estações de tratamento da Zona Norte e do Guarapes, vamos ter disponível, mais ou menos, uma vazão de 2.6 metros cúbicos por segundo de esgoto tratado. É um volume grande” frisou Jean.

“Essa vazão é praticamente a mesma da outorgada para a transposição do São Francisco. Cabe destacar que o tratamento do esgoto tem um nível extremamente rigoroso, além de retirar as bactérias e matéria orgânica extrai também fósforo e nitrogênio”, acrescenta o engenheiro sanitarista da Semarh, Sérgio Pinheiro.

O CEO da empresa INCIBRA, Djalma Mariz, o segundo expositor, destacou o fato de que a tecnologia do reuso poderá depender do tipo de necessidade de reutilização de efluentes e ilustrou com exemplos de estudos que estão sendo desenvolvidos tanto no RN como em outros estados do país.

“O debate foi muito enriquecedor porque os convidados trouxeram informações técnicas e dados de pesquisas relevantes, sobretudo nesse momento em que estamos trabalhando na minuta da lei estadual sobre reuso de efluentes tratados” destaca Robson Henrique, coordenador da Comeas.

O PROSA foi criado com objetivo de discutir a temática ambiental na sociedade, através de atividades culturais e palestras técnicas com os servidores da instituição e também com o público aberto.

 

Fonte:http://www.semarh.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=208006&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=NOT%CDCIA

Imprimir