Abema participa da terceira edição do ICID, o ICID III 2025, em Fortaleza, CE, e leva contribuições dos estados para a agenda global de combate à desertificação, integrando pautas de clima e biodiversidade

icid2025000.png

Foto: https://icid2025.com.br/ 

 

De 15 a 19 de setembro de 2025 Fortaleza (CE) recebe a 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID2025), um dos mais relevantes encontros globais sobre adaptação climática e resiliência em territórios vulneráveis – notadamente em Regiões Semiáridas. O evento reúne mais de 40 sessões temáticas com autoridades nacionais e internacionais, cientistas renomados e gestores públicos.

A presença da Abema no ICID2025 é parte do Processo “De Cali a Belém”, ciclo preparatório que culminará na Casa da Biodiversidade e Clima em Belém, durante a COP30 da UNFCCC, entre 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém (PA).

Painel de destaque – “Políticas Públicas Estaduais e Combate à Desertificação: Integração com as Agendas de Clima e Biodiversidade” (17 de setembro de 2025, 16h30 a 18h30 – Auditório Principal 02)

O painel teve como objetivo apresentar e debater políticas e estratégias estaduais para enfrentar a desertificação e a degradação da terra, promovendo o intercâmbio de experiências e a integração de esforços entre parceiros. Foram discutidas ações em andamento, instrumentos de políticas públicas, mecanismos de governança, desafios e inovações.

 

🔹Palestrantes confirmados:

Moderação: Magda Marinho (Gestora Ambiental / Semace-CE)

 

O painel também contribuiu para a elaboração da Carta de Fortaleza, documento final da conferência que será levado à COP30, em Belém (PA), consolidando recomendações estratégicas para fortalecer a resiliência climática em regiões semiáridas e integrar ações estaduais às três Convenções do Rio (UNCCD, UNFCCC e CDB).

Serviço

ICID III 2025 – 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas

Data: 15 a 19 de setembro de 2025

Local: Fortaleza (CE), Brasil – Centro de Eventos do Ceará

Mais informações e inscrições gratuitas: www.icid2025.com.br 

Imprimir