Obras de reforma e readequação da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos são iniciadas com recursos do REDD+

361421

Obra inclui reforma nas redes elétrica e lógica, além de adequações estruturais necessárias - Foto: Marcel de Paula/Governo do Tocantins

Reforma está prevista para ser concluída em 37 dias; neste período servidores estão trabalhando em sistema de home office, com exceção do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que continua com atendimento presencial

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) deu início à obra de reforma das redes de energia elétrica e lógica, além da readequação dos espaços para permitir melhor operacionalização do Programa Jurisdicional de REDD+ do Tocantins e de outras ações voltadas ao fortalecimento da política ambiental do estado.

As obras estão previstas para serem concluídas em 37 dias e, durante este período, os servidores estarão trabalhando em sistema de home office, com exceção do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que continua com atendimento presencial sendo feito no horário de expediente, das 8h às 14h.

A reforma, financiada com recursos do Programa Jurisdicional de REDD+, por meio do acordo de cooperação técnica com a Sociedade de Propósito Específico – SPE  Tocantins Carbono, vai garantir ainda suporte necessário para a atuação do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente – CIGMA, instalado na Semarh. O CIGMA é uma sala de situação estratégica que auxiliará no monitoramento do desmatamento ilegal e das queimadas no estado.

Em visita às obras, realizada nesta quarta-feira,  05, o secretário Marcello Lelis, acompanhado da secretária executiva Mônica Avelino Arrais, vistoriou o andamento dos trabalhos e pediu agilidade na entrega da reforma. A visita foi acompanhada ainda pela superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais, Marli Santos, a diretora de Administração e Finanças, Sankia Diniz, e técnicos da pasta.

“Não será apenas uma reforma, após o carnaval nascerá uma nova Semarh, organizada, leve, bonita, moderna e ainda mais eficiente”, garante o secretário, pontuando que “esta é obra já é fruto do nosso Programa de REDD+, ou seja, recurso oriundo de créditos de carbono, do acordo de parceria histórico que o Tocantins realizou no ano passado e já está trazendo resultados”.

Responsável pela condução da reforma, a secretária executiva Mônica Avelino Arrais destaca que “com cerca de 30 anos de funcionamento, esta é a primeira reforma geral executada no prédio da Semarh, que encontra-se em estado inadequado para abrigar, com requisitos mínimos de segurança, os diversos equipamentos de processamento e comunicação, o que coloca em risco a disponibilidade dos serviços e o investimento em TI realizado pelo Estado”.

A secretária executiva ressalta ainda que as redes lógica e elétrica apresentam diversos problemas, como sobrecarga, instalações elétricas improvisadas e instabilidade na conexão à internet. “Além disso, diversos equipamentos, dentre eles os nobreaks e fontes de computadores, queimaram em virtude das oscilações de energia”, acrescenta.

Mônica Avelino destaca que a reforma vai proporcionar um ambiente com instalações modernas e adequadas para o desempenho das atividades. “Buscamos a melhoria dos espaços de cada diretoria de acordo com a necessidade dos servidores”, disse.

361411

A secretária executiva Mônica Avelino Arrais, responsável pela condução da reforma, explica ao secretário como está sendo executada a readequação dos espaços - Marcel de Paula/Governo do Tocantins

 

361413

Secretário Marcello Lelis, acompanhado da secretária executiva Mônica Avelino e da superintendente Marli Santos, vistoriou o andamento dos trabalhos - Marcel de Paula/Governo do Tocantins

 

Fonte: https://www.to.gov.br/semarh/noticias/obras-de-reforma-e-readequacao-da-secretaria-do-meio-ambiente-e-recursos-hidricos-sao-iniciadas-com-recursos-do-redd/28phu867a9p8


Imprimir   Email