Crescimento sustentável: Parque Estadual do Jalapão registra aumento de visitantes

363091

Milhares de turistas do Brasil e exterior visitam o Jalapão anualmente - Foto: Walker Ribeiro/Governo do Tocantins

Cerca de 54 mil pessoas visitaram os atrativos da Unidade de Conservação gerida pelo Naturatins

Gerenciado pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), o Parque Estadual do Jalapão (PEJ) celebra crescimento expressivo no número de visitantes durante o ano de 2023. Em comparação ao ano anterior, o crescimento foi de 12%. Com 158 mil hectares concentrados no município de Mateiros, na região leste, o PEJ é patrimônio natural brasileiro.

Conforme levantamento da Gerência das Unidades de Conservação do órgão ambiental, o PEJ recebeu 53.966 visitantes ao longo de 2023, o que representa um incremento significativo de 6.095 visitantes em relação a 2022, cujo total de visitantes foi de 47.871. Este aumento reflete o contínuo interesse pelo Parque e seus atrativos preservados pela gestão socioambiental exitosa do Governo do Tocantins na promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável por meio do Manejo Integrado do Fogo (MIF), do turismo de base comunitária, do extrativismo e do artesanato do capim-dourado e buriti.

Rodrigo Sávio, gerente das Unidades de Conservação do Naturatins, destaca a importância de equilibrar o turismo com a preservação do ecossistema. "Nosso compromisso é garantir que o fluxo de visitantes não comprometa a integridade do PEJ, uma área protegida com vasta biodiversidade", afirma.

O encantamento dos visitantes é evidente, conforme depoimentos de turistas como Rosirene Gomes de Carvalho, de São Paulo, que descreve a experiência como "maravilhosa". O local, conhecido pela beleza das dunas, serras e fervedouros, cativou também visitantes de longa data, como Alessandro Machado, jalapoeiro raiz e servidor do Naturatins.

Alessandro ressalta a importância das ações de preservação, destacando a colaboração da comunidade e os resultados positivos do MIF em 2023, com apenas duas ações de combate a incêndios florestais registradas na região.

Novas regras de visitação

Por meio da Instrução Normativa nº 010/2023 do Naturatins, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), as novas diretrizes para a visitação turística nos atrativos das Dunas e Serra do Espírito Santo foram regulamentadas e já estão em vigor.

O objetivo é normatizar o processo de visitação, abrangendo procedimentos de entrada e saída nos atrativos, manejo da visitação e a exigência de Guia de Turismo/Condutor Ambiental Local.

O agendamento para a entrada às Dunas e Serra do Espírito Santo requer a apresentação do voucher, disponível para emissão neste link. A entrada só é permitida com a presença de um Guia de Turismo ou Condutor Ambiental Local. Turistas particulares devem obter o voucher por meio de uma Associação Local ou Cooperativa Turística credenciada.

A quantidade máxima de visitantes diários está estabelecida em 500 pessoas para as Dunas e 250 pessoas para a Serra do Espírito Santo. Os horários de entrada variam entre 5:00h e 9:00h, e das 14h às 17:30h para as Dunas, e das 5:00h às 9:00h e das 14h às 16h para a Serra do Espírito Santo. O limite de permanência é até as 11h pela manhã e 18:30h, à tarde.

363092

Região tem rica diversidade de fauna e flora - Walker Ribeiro/Governo do Tocantins

 

363093

Paisagens naturais encantam a todos que visitam região, localida na região Leste do Tocantins - Walker Ribeiro/Governo do Tocantins

 

363094

Dunas do Jalapão é um dos atrativos mais visitados por ecoturistas - Walker Ribeiro/Governo do Tocantins

 

Fonte: https://www.to.gov.br/naturatins/noticias/crescimento-sustentavel-parque-estadual-do-jalapao-registra-aumento-de-visitantes/tgfefkhn1i4


Imprimir   Email