Naturatins celebra o trabalho das mulheres na área ambiental

368101

Vângela Azevedo atua há cerca de 10 anos na fiscalização ambiental - Foto: Flavia Mendes/Governo do Tocantins

Órgão ambiental dispõe de quadro funcional próprio onde mulheres ocupam postos de inspetoras, fiscais e guardas-parque

Nesta sexta-feira, 8, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) presta homenagem e reconhecimento às mulheres que desempenham papéis fundamentais na execução de políticas públicas ambientais do Tocantins. Presentes na gestão e regularização ambiental, fiscalização, monitoramento, inspeção e conservação ambiental, o trabalho das servidoras do Instituto constrói uma história de mais de três décadas na proteção dos recursos naturais e na promoção do desenvolvimento sustentável do Tocantins.

A diversidade de perspectivas é essencial para enfrentar os desafios complexos relacionados à gestão ambiental. Este é um dos aspectos ponderados pela fiscal ambiental Vângela Azevedo, que há cerca de 10 anos atua no combate aos crimes e infrações ambientais na região Norte do Tocantins. "É importante ter persistência e nós, mulheres que desejamos seguir nessa carreira, buscarmos capacitação. Outro aspecto é a comunicação, ver o infrator como uma pessoa que a gente precisa dialogar, e isso é o que tem facilitado muito o nosso contato com o cidadão", declarou ao lembrar dos desafios relacionados ao preconceito em relação a liderança feminina, riscos na abordagem em ações como as de combate ao desmatamento ilegal que são recompensados pelas boas memórias construídas com as equipes de trabalho e no contato direto com a natureza.

Assim como Vângela que está na linha de frente no combate aos crimes ambientais, fiscais do Instituto atuam por todo o Estado, como a fiscal ambiental Thamyres Mayara. "Temos enfrentado grandes desafios, desde ser questionada como profissional e enfrentar ambientes hostis. Mas acredito que temos contribuído de forma positiva para a preservação do meio ambiente, e muita de nós, tem feito a diferença para mudar o preconceito contra a profissional mulher. Nós temos mudado essa situação e contribuímos com o meio ambiente", avaliou.

O comprometimento das servidoras na preservação do meio ambiente, seja na linha de frente e também nas áreas de administrativas, planejamento, de recursos humanos, jurídico, finanças e assessorias técnicas é elogiado pelo presidente Renato Jayme.  "Elas desempenham funções diversas para implementação da nossa política ambiental. Com coragem e dedicação, essas profissionais enfrentam uma série de desafios diários em suas jornadas de trabalho e tem uma sensibilidade especial para as questões ambientais", afirmou.

Ao longo de mais de três décadas, centenas de servidoras passaram pelo Instituto e deixaram seu legado na gestão, fiscalização, monitoramento e conservação ambiental. Suas trajetórias, marcadas por coragem e dedicação, são essenciais para a construção de políticas públicas ambientais implementadas no Tocantins.

368099

Mulheres que atuam na sede em Palmas, foram recebidas com um café da manhã especial nesta sexta-feira, 8 - Walker Ribeiro/Governo do Tocantins

 

368100

Fiscais ambientais durante patrulhamento fluvial - Flavia Mendes/Governo do Tocantins

 

Fonte: https://www.to.gov.br/naturatins/noticias/naturatins-celebra-o-trabalho-das-mulheres-na-area-ambiental/6r0q1xsfgjbd


Imprimir   Email