Campo Sustentável realiza inventário florestal na fazenda Guará (TO)

semarh toO projeto Campo Sustentável tem como objetivo a Integração Lavoura Pecuária e Floresta - Fernando Alves/Governo do Tocantins

A equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e estudantes de Engenharia Agronômica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), estiveram nesta terça feira, 27, na fazenda Guará localizada no município de Aliança realizando um inventário florestal.

Os dados colhidos através da técnica de medição podem gerar informações a respeito da adaptação das espécies nos terrenos do estado. O engenheiro florestal, Clebson Lima, fala da importância a respeito desse conhecimento. “Através dessa medição podemos saber qual vai ser a taxa de desenvolvimento anualmente, registrando o incremento de altura e diâmetro da planta, tendo como referência o que foi plantado na fazenda Guará”, afirmou. Com esses dados é possível fazer projeções a longo prazo.

Além do trabalho de medição, a equipe também avaliou o índice de mortalidade das plantas, tendo como base para referência a medição de 20 árvores em cada parcela, ou seja, a amostragem será de 40% do total plantado. A finalidade desse monitoramento é avaliar o desenvolvimento das mudas.

Essa é primeira vez que a equipe faz essa medição. A tendência é que esse trabalho seja realizado pelo menos uma vez a cada semestre para que seja observada a taxa de crescimento em cada período.

A Unitins está fazendo um levantamento do solo na área experimental, através de amostras para análises químicas, com isso é possível fazer o acompanhamento de determinadas situações, tais como incremento de carbono no solo. A ideia é consorciar os plantios de culturas anuais com árvores em essência nativa, que possibilitaria não só extração de madeira como também a extração de frutos como o Baru plantado na fazenda Guará.semarh to 2Técnicos realizam medição de mudas nativas na Fazenda Guará no projeto Campo Sustentável - Fernando Alves/Governo do Tocantins

Campo Sustentável

O projeto Campo Sustentável teve início em 2018 com o plantio das mudas florestais de acordo com os espaçamentos. No mês seguinte foi inserida a lavoura com o sorgo forrageiro consorciado com o capim entre as linhas de plantio, com a finalidade de fazer a cobertura o solo na entre safra. Nos 25 hectares foi feita a colheita de 500 tonelada de sorgo forrageiro que fica armazenado e serve de ração do gado no período de estiagem.

O projeto piloto Campo Sustentável é realizado através da parceria entre a Semarh, PNUd, GCF, Embrapa e Idesam na fazenda Guará onde foram plantados caju, baru, ipê roxo e ipê amarelo. As próximas cidades que receberão plantações do projeto serão Pium e Almas. Em Pium será plantado o eucalipto e em Almas a mangaba e baru.

semarh to 1O índice de mortalidade das plantas também foi avaliado em visita técnica - Fernando Alves/Governo do Tocantins

 

Fonte: https://semarh.to.gov.br/noticia/2019/8/28/campo-sustentavel-realiza-inventario-florestal-na-fazenda-guara-/


Imprimir   Email