Descrição

Por solicitação da coordenação da CT do Clima da Abema segue divulgação de uma importante oportunidade que será trazida pelo ciclo de webinários a serem realizados sobre o projeto “Avaliação das Necessidades Tecnológicas para Implementação de Planos de Ação Climática no Brasil (TNA_BRAZIL)”, coordenado pelo MCTI e financiado pelo Green Climate Fund (GCF).

Durante os webinários serão apresentados 12 planos de ação tecnológicos prioritários para o Brasil, que contribuem com a redução de emissão de GEE, geração de emprego e renda e aumento de resiliência dos sistemas, entre outros benefícios. Os planos trazem o passo a passo (atores a serem mobilizados, custos e opções de financiamento, matrizes de riscos e de contingenciamento, além das propostas de projetos) para cumprir os requisitos de submissão aos mecanismos de financiamento nacionais e internacionais.

Apesar dos eventos estarem organizados por região (9/março-Sudeste, 10/março-Norte. 12/março-Sul e 16/março-Nordeste), os planos apresentados não estão restritos às regiões, podendo ser de interesse de qualquer Estado.

Os webinários vão abordar tecnologias para veículos elétricos, a pilha, combustível, a etanol; veículos híbridos flex; indústria 4.0; materiais inovadores para cimento; solar fotovoltaica flutuante; fogões solares fotovoltaicos com indução; aproveitamento energético de resíduos agrícolas; monitoramento por satélite; silvicultura com plantios mistos para restauração; silvicultura com melhoramento genético de espécies nativas; agricultura de precisão; e melhoramento genético na pecuária bovina de corte.

Por fim, salienta-se que este trabalho (Relatório de Avaliação de Necessidades Tecnológicas do MCTI) subsidiará a priorização de financiamentos no Brasil pelos mecanismos financeiros da Convenção do Clima.

Os webinários são dirigidos a atores do governo, setor privado e agências nacionais de financiamento, e acreditamos que muitos estados e municípios poderão se beneficiar do conteúdo.

Segue convite em anexo e links de inscrição e acesso aos eventos abaixo:

Faça a inscrição aqui: us02web.zoom.us/meeting/register/tZMrc-CspzgjGNzdZDDLqG7l62MnIo4zkHCG

Acesso o evento neste link: us02web.zoom.us/j/87649493928

Acesse a documentação de apoio à realização do webnário antigo.mctic.gov.br/mctic/opencms/ciencia/SEPED/clima/tnabrazil/tnabrazil.html

Imagem1


Data
09.03.2021 até 16.03.2021
Local
Online