Visando colaborar com o avanço dos Estados brasileiros na pauta climática, o programa “Parcerias estratégicas para implementação do Acordo de Paris – SPIPA” - iniciativa financiada por meio do Instrumento de Parceria da União Europeia e do Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha - elaborou, com o apoio da CT Clima da Abema, estas duas publicações que trazem relevantes questões em relação às competências jurídicas e administrativas dos entes subnacionais para a implementação dos compromissos climáticos, além de uma visão acerca dos instrumentos regulatórios, econômicos e financeiros disponíveis.
A publicação "Boas Práticas Estaduais pelos Compromissos Climáticos" reúne ações dos estados brasileiros relacionadas à Carta da Abema pelo Clima e visa estimular a troca de experiências e atuação subnacional na trajetória de mitigação de emissão de gases de efeito estufa e de adaptação aos efeitos advindos da mudança climática. A elaboração do documento teve o empenho e a colaboração de 23 Estados e do Distrito Federal, sob a coordenação da Câmara Técnica do Clima da Abema e contou com o apoio da GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional).
A Abema, instituição que reúne representantes dos órgãos e entidades ambientais estaduais de todo o país, participantes ativos na construção e execução da política nacional do meio ambiente.
A Abema, no exercício do seu mister é apolítica e, justamente por isso, é reconhecida por instituições de diversos segmentos que a procuram como parceira no diálogo nacional como entidade representativa dos órgãos estaduais de meio ambiente, responsável por mais de 90% do licenciamento no país.
A Abema, representada pelo seu presidente, Germano Vieira, participou da mesa de abertura da Conferência, ocasião em que apresentou e assinou a CARTA DOS ÓRGÃOS ESTADUAIS DE MEIO AMBIENTE PELO CLIMA,
A sistematização do universo ambiental no Brasil passa por tantas variáveis quanto a sua biodiversidade. As crescentes atividades socioeconômicas no país têm levado a significativas intervenções e correções necessárias à preservação ambiental.