Publicações

Políticas Públicas Sobre Mudança do Clima

Visando colaborar com o avanço dos Estados brasileiros na pauta climática, o programa “Parcerias estratégicas para implementação do Acordo de Paris – SPIPA” - iniciativa financiada por meio do Instrumento de Parceria da União Europeia e do Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha - elaborou, com o apoio da CT Clima da Abema, estas duas publicações que trazem relevantes questões em relação às competências jurídicas e administrativas dos entes subnacionais para a implementação dos compromissos climáticos, além de uma visão acerca dos instrumentos regulatórios, econômicos e financeiros disponíveis.

Boas práticas estaduais pelos compromissos climáticos

A publicação "Boas Práticas Estaduais pelos Compromissos Climáticos" reúne ações dos estados brasileiros relacionadas à Carta da Abema pelo Clima e visa estimular a troca de experiências e atuação subnacional na trajetória de mitigação de emissão de gases de efeito estufa e de adaptação aos efeitos advindos da mudança climática. A elaboração do documento teve o empenho e a colaboração de 23 Estados e do Distrito Federal, sob a coordenação da Câmara Técnica do Clima da Abema e contou com o apoio da GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional).

CARTA ABERTA

A Abema, instituição que reúne representantes dos órgãos e entidades ambientais estaduais de todo o país, participantes ativos na construção e execução da política nacional do meio ambiente.

RELATÓRIO DE ATIVIDADES - 2019

A Abema, no exercício do seu mister é apolítica e, justamente por isso, é reconhecida por instituições de diversos segmentos que a procuram como parceira no diálogo nacional como entidade representativa dos órgãos estaduais de meio ambiente, responsável por mais de 90% do licenciamento no país.

CARTA DOS ÓRGÃOS ESTADUAIS DE MEIO AMBIENTE PELO CLIMA

A Abema, representada pelo seu presidente, Germano Vieira, participou da mesa de abertura da Conferência, ocasião em que apresentou e assinou a CARTA DOS ÓRGÃOS ESTADUAIS DE MEIO AMBIENTE PELO CLIMA,

Novas Propostas Para o Licenciamento Ambiental

A sistematização do universo ambiental no Brasil passa por tantas variáveis quanto a sua biodiversidade. As crescentes atividades socioeconômicas no país têm levado a significativas intervenções e correções necessárias à preservação ambiental.

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos que representa os órgãos estaduais de meio ambiente.

Contato

SHS Quadra 6, Conjunto A, Bloco E, Sala 513 Ed. Brasil 21, Asa Sul, Brasília-DF, CEP: 70316-100
Tel.: (61) 3045-4334 / (61) 3045-4335
abema@abema.org.br

Menu