Este espaço reúne ações, projetos, resultados e boas notícias conduzidos pelos promotores do “Processo de Cali a Belém” em preparação para a COP30. Aqui, é possível conhecer iniciativas inovadoras, conquistas concretas e cooperações relevantes nas agendas de clima, biodiversidade e combate à desertificação, evidenciando o protagonismo das Unidades da Federação e a força da colaboração entre governos, comunidades, setor privado, academia e organizações da sociedade civil.
Entre os parceiros que contribuem para este esforço conjunto estão, entre outros, Abema, Vale, Instituto Tecnológico Vale (ITV), Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade do Pará (Semas), Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), IAI, Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/FIOCRUZ), Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), além de redes e instituições internacionais.
As experiências apresentadas refletem a diversidade e a riqueza de estratégias adotadas em todo o país e no mundo — desde políticas públicas até projetos conjuntos e parcerias internacionais —, mostrando como a ação integrada fortalece compromissos globais e gera impactos positivos nos territórios.
Nosso objetivo é inspirar, compartilhar práticas bem-sucedidas e ampliar o diálogo entre diferentes setores, demonstrando como a atuação coordenada de territórios e parceiros contribui para soluções socioambientais duradouras, que serão destaque em Belém durante a COP30, preparando para outros marcos fundamentais, como a COP17 da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
