3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas – ICID III
Descrição
Diante da decisão do Brasil de sediar a 30ª Conferência das Partes (COP 30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) na cidade de Belém, estado do Pará, de 10 a 21 de novembro de 2025, e considerando o impacto desproporcional das mudanças climáticas nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas do globo, um grupo de instituições do Brasil e de outros países decidiu organizar a 3ª Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Áridas, Semiáridas e Subúmidas Secas (ICID III). A conferência tem como objetivo fortalecer e ampliar as discussões sobre os impactos das mudanças climáticas no desenvolvimento sustentável das terras secas globais no âmbito da COP 30 da UNFCCC.
A Terceira Conferência focará em questões de clima, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável em regiões secas ao redor do mundo. Os trabalhos podem abordar regiões semiáridas ou secas como um todo, ou focar em regiões específicas.
A Terceira Conferência cobrirá os seguintes tópicos:
- Aspectos do clima nas regiões secas do planeta;
- Impactos das variações climáticas (incluindo mudanças climáticas) nas regiões secas (impactos sociais, econômicos e ambientais);
- Como se adaptar às condições climáticas atuais e às mudanças climáticas inevitáveis (adaptação);
- Quais são os impactos das mudanças climáticas em regiões semiáridas e como essas regiões podem contribuir para os recursos hídricos, segurança alimentar e energia renovável;
- Como contribuir para a redução das mudanças climáticas (mitigação);
- Como promover o desenvolvimento sustentável em regiões secas.
Propostas teóricas e baseadas em estudos de caso podem ser incluídas.
Confira todas as informações em: https://icid2025.com.br/
- Data
- 15.09.2025 até 20.09.2025
- Local
- Fortaleza - Ceará