Com instalação de Plataforma de Coleta de Dados no Rio Pium, Tocantins amplia rede hidrometeorológica e alcança 60% da meta do PPA 2023 para monitoramento de bacias

A plataforma foi instalada no Rio Pium, segunda bacia mais demandada e o Estado passa a contar com 53 PCDs na Rede Hidrometeorológica de monitoramento da chuva, nível e vazão

A Rede Hidrometeorológica do Tocantins ganhou nesta sexta-feira, 11, a instalação de mais uma Plataforma de Coleta de Dados (PCD), dessa vez no Rio Pium, localizado no município de Lagoa da Confusão. Com essa unidade, a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) passa a contar com 53 plataformas de monitoramento da chuva, nível e vazão nas Bacias Hidrográficas do Estado e alcança 60 dos 70% da meta do monitoramento qualiquantitativo prevista no PPA - Plano Plurianual 2023.

“A ação de Fortalecimento dos Recursos Hídricos é prioridade do Governo do Tocantins. A equipe de Rede Hidrometeorológica está empenhada no cumprimento da meta de cinco instalações/ano e com isso, a Gestão dos Recursos Hídricos da Pasta trabalha para alcançar a meta de 70% do monitoramento qualiquantitativo prevista no PPA 2023. A ampliação da Rede, com a instalação no Rio Pium, vai oferecer importantes informações para gestão dos recursos hídricos da Bacia e para o setor do agronegócio na região”, afirmou o secretário Marcello Lelis.

O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, ressaltou que essa é a primeira de três unidades que serão instaladas no local. “O Rio Pium é uma bacia hidrográfica extremamente importante, atende aproximadamente 50 mil hectares de lavoura irrigada, portanto é um rio com uma demanda hídrica muito grande a exemplo da Bacia do Rio Formoso. Nessa bacia temos a previsão de instalar mais duas PCD’s e somarmos três Plataformas de Coleta de Dados”, ressaltou.

Aldo Azevedo acrescentou que, essa primeira PCD instalada no Rio Pium está localizada no meio da Bacia, mas que estão previstas instalações de uma na montante de todas as elevatórias e de uma na jusante da captação desse curso hídrico. “Com as três PCD’s teremos um monitoramento que vai oferecer mais segurança para os produtores rurais e para os órgãos ambientais, na tomada de decisão de outorga, suspensão e liberação das captações. Esse é o compromisso da Semarh, oferecer segurança ao investidor e a gestão dos recursos hídricos ampliando essa rede de monitoramento hidrometeorológico, como temos hoje na bacia de Formoso”, destacou o diretor.

O gerente de Hidrometeorologia da Semarh, Lorenzo Rigo, reiterou que além das instalações programadas para o segundo semestre, tem ainda o trabalho de reposicionamento e a manutenção. “Além da PCD instalada no Rio Pium, em Lagoa da Confusão, ainda neste mês, estaremos no Rio Xavante, em Formoso do Araguaia, e sem uma data definida, teremos também a realocação da unidade no Rio Dueré, durante a rota de manutenção.

Recentemente, no mês de julho, posicionamos uma PCD no Rio Urubu, a segunda PCD do Projeto de Adensamento da Rede Hidrometeorológica do Tocantins, instalada neste ano”, resumiu Lorenzo Rigo.

Lorenzo Rigo pontuou que, com a ampliação da Rede no Rio Pium, o Tocantins avança no adensamento do monitoramento quantitativo, em mais uma bacia hidrográfica, pertencente ao Sistema Tocantins-Araguaia. “A equipe de instalação conta com a expertise e a dedicação de cinco técnicos e é importante destacar que no Rio Pium, estiveram comigo o Rogério Passos, Wemyngton Oliveira, Wesley Santos e o Diogo Lima, para que a PCD fosse posicionada, testada e entrasse em operação, com o envio de dados em tempo real. A meta do PPA 2023 é que o monitoramento qualiquantitativo alcance a cobertura de 70% das Bacias Hidrográficas do Estado e esse resultado envolve também o trabalho de outra equipe de monitoramento”.

Projeto de Adensamento

O Projeto de Adensamento da Rede Hidrometeorológica do Tocantins, de iniciativa da Semarh, tem a meta de instalar no mínimo cinco PCDs/ano até completar 80 pontos de monitoramento, previstos para cobertura de todas as bacias hidrográficas no território tocantinense.

Em julho, o secretário Marcello Lelis adiantou que um novo contrato está sendo preparado para instalação de mais 20 PCDs, no prazo de um ano, e a intenção é elevar a meta de instalações/ano, no âmbito do projeto. Ao final do prazo do novo contrato e com a instalação de 20 novas plataformas, o Estado visa estar mais próximo, em menor tempo, da meta de cobertura do monitoramento de seca e do monitoramento de cheia, nas bacias hidrográficas do Tocantins.

Na ocasião, o diretor Aldo Azevedo disse que hoje a Semarh possui cotas de alerta tanto para o monitoramento de seca, como para monitoramento de cheia. Ele explicou que a cota de alerta de seca tem o intuito de limitar a irrigação no período crítico de estiagem; primeiro de forma semafórica e em seguida, determinando a suspensão permanente até que o rio recupere sua capacidade de recarga. Com a cota de alerta da cheia, o sinal vermelho indica situação de alerta, com um aviso de atenção à proximidade do limite máximo de descarga líquida, para recomendar cautela e medidas preventivas dada a possibilidade de transbordamento das margens, ou seja, ocorrência de cheias.

O Boletim Hidrometeorológico do Tocantins é divulgado no site da Semarh, com acesso disponível no endereço https://www.to.gov.br/semarh/2023/1anwjw5iff7i.

342102

Com a plataforma instalada no Rio Pium, o Estado passa a contar com 53 PCDs na rede de monitoramento - Foto Rede Hidrometeorológica/Governo do Tocantins

 

342101

Diretor Aldo Azevedo disse que estão previstas a instalação de mais duas PCD’s para somar três plataformas na bacia do Rio Pium - Foto Rede Hidrometeorológica/Governo do Tocantins

 

342100

A PCD instalada no Rio Pium, vai oferecer importantes informações para gestão dos recursos hídricos e ao setor do agronegócio na região - Foto Rede Hidrometeorológica/Governo do Tocantins

 

Fonte: https://www.to.gov.br/semarh/noticias/com-instalacao-de-plataforma-de-coleta-de-dados-no-rio-pium-tocantins-amplia-rede-hidrometeorologica-e-alcanca-60-da-meta-do-ppa-2023-para-monitoramento-de-bacias/3h12pg9i7tx7


Imprimir   Email