Centro de Fauna do Tocantins é apresentado a participantes da Semana Silvestre

Realizado pelo Naturatins, o evento busca promover a troca de experiências e aprendizados em manejo de fauna silvestre sob o cuidado humano

Uma apresentação sobre a estrutura, objetivos, atribuições e demandas do Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), gerido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), abriu nesta segunda-feira, 14, a programação da Semana Silvestre. Com o objetivo de promover a troca de experiências e aprendizados em manejo de fauna silvestre sob o cuidado humano, o evento prossegue até sexta-feira, 18, no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO).

O evento contou com a presença do vice-presidente do Naturatins, José Aníbal Lamattina e de representantes de setores internos do Instituto, Unidades de Conservação (UCs), Unidades Regionais, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), entre outras instituições.

Na oportunidade José Aníbal Lamattina enfatizou que o evento possibilita uma troca de informações, experiências e conhecimentos fundamentais para o planejamento de ações focadas no manejo adequado da fauna silvestre.

Durante o evento, a bióloga do Naturatins, Angélica Beatriz Corrêa Gonçalves explicou que o Cefau tem como objetivo garantir a proteção da fauna silvestre por meio da operacionalização de ações de assistência aos animais que se encontram em perigo iminente, além de ações socioambientais e educativas que vislumbrem a prevenção da saúde da população e o combate ao tráfico de animais.

A bióloga abordou também sobre o processo de criação, os procedimentos e atividades desenvolvidas pelo Cefau, além de esclarecer as dúvidas e ouvir as experiências dos participantes. “Com muitas experiências relatadas e dúvidas esclarecidas, a programação de hoje foi um momento enriquecedor para todos os parceiros envolvidos com a fauna silvestre”, avaliou.

O supervisor do Parque Estadual do Lajeado (PEL), Lyon Cardoso, destacou que o evento proporciona um aprendizado valioso sobre as ações relacionadas à fauna silvestre. “Nós que estamos nas UCs, por exemplo, às vezes temos dúvidas sobre como agir em determinadas situações. Então este é um  momento muito importante para aprendermos e alinharmos as ações”, frisou.

Semana Silvestre

A programação da Semana Silvestre prossegue nesta terça-feira, 15, no período da manhã com temas relacionados ao monitoramento de Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) e monitoramento de espécies ameaçadas como pato-mergulhão, ariranha e os da Superordem Xenarthras (preguiças, tamanduás e tatus).

No período da tarde será abordado sobre a reabilitação, soltura e monitoramento de psitacídeos (papagaios, periquitos e araras vítimas do tráfico de animais silvestres), ministrado pela equipe do Instituto de Pesquisa e Conservação Waita, de Belo Horizonte, Minas Gerais.

342424

A bióloga do Naturatins, Angélica Beatriz Corrêa, abordou sobre o processo de criação, procedimentos e atividades desenvolvidas pelo Cefau - Washington Luiz/Governo do Tocantins

 

Fonte: https://www.to.gov.br/naturatins/noticias/centro-de-fauna-do-tocantins-e-apresentado-a-participantes-da-semana-silvestre/3n3fspf17r04


Imprimir   Email