Governo do Tocantins operacionaliza brigada civil para combate a incêndios florestais em Taquaruçu

345235

Operacionalização da brigada de Taquaruçu é fruto de parceria entre Governo do Estado, com recursos da Semarh, e o Corpo de Bombeiros, com apoio da Prefeitura de Palmas - Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Primeira brigada exclusiva de Taquaruçu, iniciativa foi viabilizada por meio de recursos da Semarh disponibilizados para o Corpo de Bombeiros

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), formalizou nesta sexta-feira, 1º de setembro, a operacionalização de uma brigada civil de combate a incêndios florestais instalada no distrito de Taquaruçu, localizado há 30 km de Palmas. No total, 18 brigadistas residentes em Taquaruçu foram capacitados para o combate às queimadas ilegais na região, que integra a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado. O lançamento foi realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Taquaruçu, às 8h30.

A ação é fruto de um aditivo no valor de R$ 210.000,00 ao Termo de Execução Descentralizado Nº 01/2023, celebrado entre a Semarh e o Corpo de Bombeiros, que adiciona recursos destinados à contratação e aparelhamento de brigadistas civis temporários para atuação no combate aos incêndios florestais no estado do Tocantins, totalizando o montante de R$ 1.510.000,00.

O secretário Marcello Lelis ressaltou que a chegada da brigada em Taquaruçu atendeu a uma orientação específica do governador Wanderlei Barbosa. “É a primeira vez que Taquaruçu vai ter uma brigada local, um pedido do próprio governador que logo buscamos formas de viabilizar, com as parcerias do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura de Palmas, por entender a importância que essa região tem como pólo de ecoturismo do Estado e, claro, pela imensa riqueza ambiental”, destacou.

O Coronel Carlos Eduardo Farias, comandante-geral do CBMTO e de Ações de Defesa Civil Estadual, falou sobre o empenho do Estado em atender a demanda. “A região de Taquaruçu merece uma atenção especial e nós temos evoluído ao longo dos anos. O Governo do Estado tem buscado investir em ações preventivas, de conscientização e de estruturação para que o Tocantins não sofra tanto no período de estiagem. Na próxima semana será realizado o Festival Gastronômico de Taquaruçu, um evento tradicional, importante dentro do calendário estadual, e todas as forças de segurança estão empenhadas para que seja um grande momento, sem a ocorrência de queimadas”, frisou o comandante geral do CBMTO.

Sobre a chuva inesperada para a época do ano, o Coronel Farias lembrou que “o mês de setembro, historicamente, é o mês mais crítico do período de estiagem do Tocantins, com registro de muitas queimadas florestais e um trabalho intenso das equipes combatentes. Este ano, São Pedro nos presenteou com essa chuva abençoada, porém atípica para o período. Esperamos que o mês seja de maior tranquilidade em relação às queimadas, mas vamos seguir todo o planejamento de ações preparadas, que contempla um trabalho de prevenção que iniciou no mês de março, e segue até o período chuvoso se instalar de fato”.

A estruturação da brigada no distrito contou com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que cedeu espaço no CRAS de Taquaruçu para servir como base de apoio. Presente no lançamento, a secretária Adriana Aguiar expressou alegria em saber que todos os brigadistas são da comunidade, além de elogiar a ação integrada com o propósito de combater os incêndios florestais que atingem a região anualmente.

Outra importante parceira, a Fundação de Meio Ambiente de Palmas (FMA) foi representada na ocasião pela presidente Meire Carreira, que salientou a importância dessa união de esforços para enfrentar desafios como a prevenção e o combate às queimadas ilegais.

A cerimônia contou ainda com a presença do vereador de Palmas Marilon Barbosa, que articulou a instalação da brigada junto às instituições e a comunidade, e a representante do Movimento Vida Viva Taquaruçu, Andrea Bangoim, que apoiou no processo de seleção e coordenação dos brigadistas.

Ação de Fiscalização Integrada

Logo após a cerimônia no CRAS, foi lançada a tradicional Ação de Fiscalização Integrada nas áreas rurais do Distrito de Taquaruçu, trabalho faz parte do Plano de Ação do Comitê do Fogo para 2023, e tem a coordenação da Defesa Civil Estadual.

Contando com equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA); Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) por meio da Divisão de Fiscalização Ambiental, Fundação Municipal de Meio Ambiente de Palmas (FMA) e apoio do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), a ação visita locais onde houver problemas ambientais que podem ser multados por questões como desmatamento, queimadas ilegais e outros crimes ambientais, de acordo com as leis Federal e Estadual.

345236

"É a primeira vez que Taquaruçu vai ter uma brigada local, um pedido do próprio governador que logo buscamos formas de viabilizar”, afirmou Lelis - Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

 

345237

Representando a Prefeitura de Palmas, a secretária Adriana Aguiar e a presidente Meire Carreira assinaram acordo de cooperação mútua com o secretário Marcello Lelis - Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

 

345238

 comandante-geral do CBMTO, Coronel Carlos Eduardo Farias, e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, formalizam termo que adiciona recursos para a viabilização da brigada - Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

 

Fonte: https://www.to.gov.br/semarh/noticias/governo-do-tocantins-operacionaliza-brigada-civil-para-combate-a-incendios-florestais-em-taquarucu/6aa0x3z54bls


Imprimir   Email