Com foco no fortalecimento do turismo de base comunitária, Naturatins oferece oficina de orientações para comunidade do Jalapão

2 Ft 01

Naturatins oferece oficina de orientações para fortalecimento do turismo de base comunitária, na comunidade do Jalapão - Foto: Andréa Marques / Governo do Tocantins

A ação buscou orientar as famílias da comunidade sobre o turismo de base comunitária, além de levantar as potencialidades e oferta turísticas da região para geração de renda

Para fortalecer o desenvolvimento socioeconômico sustentável, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) promoveu neste sábado, 30, na região do Jalapão, a Oficina de Base Comunitária para a Comunidade Galhão. A ação foi realizada pelas equipes da Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, da Supervisão da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão e do Parque Estadual do Jalapão (PEJ).

A oficina buscou orientar as famílias da comunidade sobre o turismo de base comunitária, levantar as potencialidades e ofertas turísticas da região para geração de renda, além de promover troca de experiências entre comunitários do Quilombo Mumbuca e Galhão.

A supervisora da APA do Jalapão, Rejane Nunes, abriu a reunião destacando as potencialidades e desafios da comunidade, para que eles possam com essas informações, usufruir dos recursos naturais de forma sustentável e ordenada. "Nosso propósito é que vocês possam olhar para toda essa riqueza natural e enxerguem, que por meio dela, ao mesmo tempo em que preservam, é possível gerar renda e melhorar a qualidade de vida de vocês e de suas famílias", frisou.

Conforme a gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Vanessa Braz, o Governo do Estado, por meio do órgão ambiental, busca oferecer apoio e alternativas de geração de renda para as comunidades rurais que vivem  no entorno e no interior das Unidades de Conservação (UCs) do Tocantins. "Uma das prioridades da gestão do governador Wanderley Barbosa é dar suporte para que as comunidades encontrem formas de se desenvolverem socioeconomicamente através de suas riquezas naturais e do seu modo de vida. O turismo de base comunitária é uma das formas dos moradores da região do Jalapão alcançarem esse objetivo. Por isso, estamos aqui para auxiliar e orientar essa comunidade a ver e a usar suas potencialidades", destacou.

A Comunidade Galhão considera que o apoio da equipe do Naturatins é fundamental para fortalecer os empreendimentos locais e trazer melhorias para suas famílias.

Jardilene Batista empreende há dois anos no ramo de restaurante. Ela comentou sobre a importância da ação do Instituto na comunidade. "Esse suporte é muito importante para nós, porque eles nos orientam e trazem muitas  informações que não conhecemos. Além de ampliar nosso conhecimento, essa ação também reflete no desenvolvimento da nossa comunidade", pontuou.

Experiência

Para promover uma troca de experiência entre as comunidades, o Naturatins convidou a empreendedora Ilana Ribeiro, proprietária de uma agência de turismo de base da Comunidade Quilombola Mumbuca.

Na ocasião, Ilana apresentou os roteiros da agência disponíveis aos turistas. "Nós oferecemos passeios pelas trilhas, vivência da colheita nos campos de capim-dourado, apresentação musical dos nossos artistas locais, entre outros", detalhou.

Potencial turístico

Ainda na ocasião, a equipe visitou algumas propriedades da comunidade com potencialidades turísticas para orientar e sugerir ações a serem implementadas.

A visita incluiu o fervedouro de propriedade do brigadista Adão Batista Sousa. No atrativo ele investe há mais de um ano em infraestrutura para oferecer aos turistas a incrível experiência do fenômeno da ressurgência deste paraíso de água naturalmente azul.

A agricultora Cleide Ferreira pretende investir na construção de um balneário às margens do Rio Galhão. O atrativo está localizado em uma região que é porta de entrada de quem vem do Nordeste conhecer o Jalapão. "A expectativa é construir uma estrutura para receber os turistas que buscam se refrescar em nossas águas cristalinas", revelou.

3 Fto 02

Equipe Naturatins e participantes da ação de orientação às famílias da comunidade sobre o turismo de base comunitária - Andréa Marques / Governo do Tocantins

 

4 Fot03

Rio Galhão está entre os atrativos com proposta de criação de um balneário para turistas - Andréa Marques / Governo do Tocantins

 

5 fot04

Visita em propriedades incluiu o fervedouro do brigadista Adão Batista Sousa. Ele investe há mais de um ano em infraestrutura para oferecer aos turistas a incrível experiência - Andréa Marques / Governo do Tocantins

 

Fonte: https://www.to.gov.br/naturatins/noticias/com-foco-no-fortalecimento-do-turismo-de-base-comunitaria-naturatins-oferece-oficina-de-orientacoes-para-comunidade-do-jalapao/3x9gixv9bcun


Imprimir   Email