Foto: Divulgação Sema
A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), junto com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realizou a 2ª Oficina de Planejamento Participativo para a elaboração do Plano de Manejo do Parque Estadual da Serra dos Montes Altos e do Refúgio de Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos. O evento ocorreu de 30 de julho a 1º de agosto nos distritos de Mutans, em Guanambi, e Mandiroba, no Distrito de Sebastião Laranjeiras.
As oficinas contaram com a participação de representantes de associações, organizações da sociedade civil, professores, pesquisadores, membros do poder público municipal, pequenos agricultores da região, agentes do turismo local, entre outros.
A coordenadora de Programas e Projetos da Sema, Poliana Gonçalves destacou que a 2ª Oficina teve como objetivo coletar opiniões e percepções sobre o território para apoiar a construção participativa do zoneamento das unidades de conservação. "Esta segunda oficina é fundamental para integrar as percepções e opiniões da comunidade, garantindo que o Plano de Manejo reflita as necessidades e expectativas de todos os envolvidos no cuidado e preservação das nossas unidades de conservação", reiterou Poliana.
O Parque e o Refúgio abrangem áreas nos municípios de Guanambi, Candiba, Pindaí, Palmas de Monte Alto e Urandí.
A elaboração dos Planos de Manejo é parte do Acordo de Cooperação nº 11/2019, firmado entre o Estado da Bahia, por meio da Sema, e a Organização da Sociedade Civil Fundação Pró-Natureza (FUNATURA), com a interveniência do Inema e da Enel Green Power Primavera Eólica S.A., responsável pela execução da Compensação Ambiental prevista no art. 58 da Lei Estadual nº 10.431/2006.
Foto: Divulgação Sema
Foto: Divulgação Sema
Foto: Divulgação Sema