Foto: Divulgação Semarh
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Diretoria de Planejamento e Segurança Hídrica, realizou nesta terça-feira (06), reunião com representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O objetivo foi firmar uma parceria estratégica para fortalecer e expandir a rede de monitoramento da qualidade da água em todo o estado do Piauí, abrangendo as bacias hidrográficas.
O diretor de Planejamento e Segurança Hídrica da Semarh, Igor Klaus, explica que na ocasião, foram discutidos e alinhados os termos do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), meio pelo qual a parceria será formalizada.
“O ACT se encontra em fase final de assinatura. As ações conjuntas com as duas instituições visam garantir a gestão sustentável dos recursos hídricos e nortear as tomadas de decisões”, complementa.
O Governo do Piauí, por meio da Semarh, realiza o monitoramento das águas do estado, através da adesão ao Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água - QUALIÁGUA da Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA). A Semarh está ampliando sua rede de monitoramento e qualidade da água de 29 para 47 pontos até o final do ano de 2024.
Participaram o Diretor de Planejamento e Segurança Hídrica da Semarh/PI, Igor Klaus, o Coordenador do programa QUALIÁGUA, Giovani Fonseca, os professores Carlos Ernando (Coordenador do PROFAGUA) e Giovana Espindola (Vice-Diretora do Centro de Tecnologia).