Foto: Divulgação Semace/CE
Na manhã desta quarta-feira (2), o geógrafo Davi Rabelo, da Diretoria de Controle e Proteção Ambiental (Dicop) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), realizou uma apresentação no Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no campus do Itaperi. Durante a ocasião, Davi abordou a temática "Dinâmica Fluvial e Erosão do Solo em Bacia Hidrográfica no Semiárido".
O local de investigação científica foi a bacia hidrográfica do Rio Seridó, situada entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. “Compreender a dinâmica dos rios e a erosão do solo em regiões semiáridas é essencial para a gestão dos recursos hídricos e a preservação do solo, considerando a irregularidade das chuvas e a vulnerabilidade dos solos sem vegetação,” afirmou Davi.
A abordagem adotada engloba, por exemplo, a investigação da erosão do material pétreo, o mapeamento de variáveis, a análise estatística e a validação, entre outros aspectos relevantes.
“Chuvas intensas e concentradas provocam um rápido escoamento superficial e erosão, dificultando a infiltração, a recarga dos aquíferos aluviais e a produtividade agrícola. Compreender esses processos é fundamental para planejar medidas de controle de erosão, conservação da água e manejo sustentável das bacias hidrográficas, que são essenciais para a agricultura e o abastecimento na região”, finalizou Rabelo.