Foto: Divulgação Sema
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema), por meio do programa Conexão Ambiental, tem realizado uma série de seminários pelo interior do estado para incentivar a criação de planos municipais de educação ambiental. Na última semana o evento aconteceu nas cidades de Buriticupu e Pindaré-Mirim.
Para o secretário de Meio Ambiente de Pindaré-Mirim, Josenilson Soares, ter um plano fortalece a gestão ambiental e aproxima a sociedade civil do poder público. “O meio ambiente é hoje uma questão mundial e que envolve o clima, as queimadas, e é importante buscar um desenvolvimento mais sustentável”.
Selma Torres, secretária de Educação de Buriticupu, comemorou a iniciativa. “É muito importante que as secretarias de educação, meio ambiente e demais instituições, associações, sindicatos trabalhem em parceria para a preservação do meio ambiente, todos juntos vamos unir forças”.
O Conexão Ambiental é realizado de forma participativa reunindo professores, gestores de educação, representantes de órgãos públicos e sociedade civil organizada. A ideia é construir propostas de ações para estruturação dos planos de educação ambiental de forma integrada.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Pedro Chagas, reafirmou o compromisso do Governador Carlos Brandão com um municipalismo forte. “O Governo está sempre atento às demandas dos municípios, e a educação ambiental é um instrumento que vai fortalecer a educação como um todo, integrando o tema em todas as disciplinas e atividades escolares”, enfatizou.
Ao todo, serão mobilizados 27 municípios que já possuem o Termo de Capacidade Técnica Institucional (TCTI). O termo garante aos municípios competências para implantação de políticas públicas ambientais de maneira integrada aos demais órgãos. O cronograma prevê a realização de seminários até março de 2025.
“Já passamos por nove municípios, alcançando mais de 1500 pessoas”, informou a superintendente de Educação Ambiental da Sema, Karlen Martins. Até agora foram realizados seminários nas cidades de Paço do Lumiar, Colinas, Pastos Bons, Balsas, Barra do Corda, Grajaú, Arame, Buriticupu e Pindaré-Mirim.
Durante o seminário são realizadas palestras sobre gestão da educação ambiental, escolas sustentáveis, metodologias para construção de políticas públicas, além de discussão em grupos sobre propostas de ações para o plano.
O Plano Municipal de Educação Ambiental deve seguir os moldes do Plano Estadual de Educação Ambiental, Lei n° 10.796/2018 que é o desdobramento da Política Estadual de Educação Ambiental, Lei no 9.279/2010.
Foto: Divulgação Sema
Foto: Divulgação Sema
Foto: Divulgação Sema
Foto: Divulgação Sema
Foto: Divulgação Sema
Foto: Divulgação Sema
Foto: Divulgação Sema
Foto: Divulgação Sema