Secretário do Meio Ambiente defende uso sustentável dos recursos naturais durante 1º Fórum de Mineração do Tocantins

404026

Secretário Marcello Lelis participou do painel Tocantins: Segurança Ambiental e Sustentável,no Fórum da Mineração do Tocantins no auditório do Palácio Araguaia. - Foto: Marcel de Paula/Governo do Tocantins

Segundo Marcello Lelis, a abordagem sustentável é prioridade na reorganização da exploração mineral no Tocantins

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, defendeu o uso sustentável dos recursos naturais durante sua participação no painel Tocantins: Segurança Ambiental e Sustentável, realizado na tarde desta sexta-feira (6), no auditório do Palácio Araguaia, como parte do 1º Fórum de Mineração do Tocantins.

Segundo o secretário, a abordagem sustentável é prioridade na reorganização da exploração mineral no Tocantins. “Acredito que todos aqui presentes têm plena consciência de que este é o único caminho possível. E, ao falarmos sobre isso, é essencial abordar o uso racional dos recursos hídricos, a gestão adequada dos resíduos sólidos, a recuperação de áreas degradadas e o relacionamento com comunidades indígenas e tradicionais”, afirmou.

O secretário enfatizou a competitividade da mineração no Tocantins, favorecida pela infraestrutura logística, com uma malha viária eficiente. O estado também se diferencia dos demais da região Norte por apresentar baixos índices de conflitos por terra. Conforme dados apresentados, dos 91.607 cadastros ativos no Cadastro Ambiental Rural (CAR), apenas 8% registram algum tipo de conflito.

Além disso, o Tocantins dispõe de uma legislação ambiental sólida e robusta, respaldada por órgãos estruturados para licenciamento, monitoramento e controle. Essa estrutura garante a exploração e produção mineral dentro dos limites e regras estabelecidos pelas licenças de operação.

Marcello Lelis também citou os incentivos oferecidos ao setor mineral e reafirmou o compromisso do governador Wanderlei Barbosa com o desenvolvimento sustentável. Ele destacou a relevância do agronegócio, responsável por 31,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

Planejamento

Para o secretário, é fundamental planejar, adaptar e modernizar os processos produtivos, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais, promover o desenvolvimento social e garantir a viabilidade econômica e ambiental a curto, médio e longo prazo.

“Nos dias atuais e com o olhar voltado para o futuro, é imprescindível alinhar os processos produtivos à sustentabilidade, garantindo um equilíbrio entre desenvolvimento econômico, preservação ambiental e bem-estar social”, finalizou Marcello Lelis.

Fórum

O evento é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Mineração do Estado (Ameto), em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). Durante o fórum, foram discutidas as principais tendências em tecnologia, pesquisa, softwares e outros produtos voltados à indústria mineral.

404027

Marcello Lelis apresentou ainda as vantagens competitivas oferecidas pelo estado no setor da mineração. - Marcel de Paula/Governo do Tocantins

 

Fonte: https://www.to.gov.br/semarh/noticias/secretario-do-meio-ambiente-defende-uso-sustentavel-dos-recursos-naturais-durante-1o-forum-de-mineracao-do-tocantins/4xmfgvdw7ytz


Imprimir   Email