Foto: Divulgação SEAS/RJ
Evento reúne poder público, sociedade civil e setor privado para discutir emergência climática
Em março, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade irá, junto com representações da sociedade civil, setor público e setor privado, dialogar sobre a emergência climática durante a Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA-RJ). O evento, que acontecerá entre os dias 12 e 14/3 no Centro do Rio, é um processo participativo que contará com 47 municípios fluminenses. A iniciativa compõe a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente e visa desenvolver propostas sobre governança climática.
– Este é um importante passo para a organização de estratégias de mitigação e adaptação dos municípios e do estado do Rio de Janeiro frente à emergência climática. Precisamos construir coletivamente uma agenda e governança climática multinível – afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Durante os três dias, serão construídas 20 propostas sobre 5 eixos temáticos: I) Mitigação; II) Adaptação e preparação para desastres; III) Transformação Ecológica; IV) Justiça Climática; e V) Governança e Educação Ambiental. As sugestões serão apresentadas na etapa nacional, por delegados eleitos durante a CEMA-RJ.
Como etapa preparatória, foram realizadas 47 Conferências Municipais/Intermunicipais do Meio Ambiente. Durante os eventos, foram eleitas as pessoas delegadas que representarão seus municípios na CEMA-RJ, além de cerca de 470 propostas que a população considera relevantes sobre os 5 eixos temáticos.
Chamamento público
No dia 20 de fevereiro foi publicado o Chamamento Público nº 01/2025, por meio do qual a sociedade civil organizada poderá se inscrever para integrar esta edição da CEMA-RJ. Os interessados devem preencher o formulário disponível aqui até o dia 7 de março. O chamamento também pode ser acessado pelo Portal de Mudanças Climáticas do Estado do Rio de Janeiro.
Fonte: https://www.rj.gov.br/seas/node/1126