Seas e Inea participam de inauguração da maior termelétrica a biogás do estado (RJ)

seas e ineia

Evento contou com a presença do vice-governador Claudio Castro, do presidente do Inea, Claudio Dutra, e do subsecretário Omar Kirchmeyer, dentre outras autoridades


A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participaram da inauguração da Usina Nova Iguaçu Energia e Gás Renovável, nesta quinta-feira (22/8). Com 17 MW de potência instalada, é a maior termelétrica a biogás (gás extraído do lixo) do estado, e consiste em uma das cinco maiores do país. Interligada ao sistema elétrico, a unidade produz um volume equivalente ao consumo de 70 mil residências.

De acordo com o presidente do Inea, Claudio Dutra, o desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro é prioridade para a Seas e o Inea e destacou o licenciamento ambiental como ferramenta viabilizadora de negócios e para geração de emprego e renda. “Esse empreendimento foi uma das 8.600 licenças que encontramos como passivo no Inea. Desde o início do governo, trabalhamos para reduzir cerca de 16% deste montante. Essa inauguração é um marco para a Baixada Fluminense”, afirmou Dutra.

Já o vice-governador, Claudio Castro, destacou a importância dos órgãos de controle ambiental para a promoção do desenvolvimento econômico do estado, em conformidade com a defesa do meio ambiente. “O meio ambiente é fundamental. Os órgãos de controle ambiental são essenciais. Não podemos travar o desenvolvimento econômico. É necessário defender as causas ambientais, sem perder o foco no desenvolvimento que precisamos em nosso estado. O Rio é um estado maravilhoso, que tem muito a se desenvolver ainda. É um estado bom para se começar negócios”, ressaltou o vice-governador.

O secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, Lucas Tristão, ressaltou que o acesso a um ambiente sustentável é direito de todos. “É questão de politica pública favorecer o desenvolvimento econômico, fomentar projetos estruturantes e prestar melhores serviços à sociedade, principalmente no atendimento básico e aos direitos humanos, assim como no acesso à energia e a um ambiente sustentável. Esses são direitos de qualquer cidadão”, assinalou Tristão.

Também participaram da cerimônia de inauguração o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa; o CEO da Arcadis Logos Energia, umas das empresas acionistas da Usina Nova Iguaçu Energia e Gás Renovável, Manoel Avelino; o presidente da Haztec, Milton Pilão; o secretário de meio ambiente de Nova Iguaçu, Fernando Cid, dentre outras autoridades.

ineia e seas

Fotos: Flávia Rosella

Fonte: http://www.inea.rj.gov.br/na-baixada-fluminense-seas-e-inea-participam-de-inauguracao-da-maior-termeletrica-a-biogas-do-estado/


Imprimir   Email