CPRH/PE devolve à natureza 18 répteis resgatados na Região Metropolitana do Recife

Sete jacarés-do-papo-amarelos (Caiman latirostris) e dois da espécie coroa (Paleosuchus palpebrosus), além de três cobras corais, cinco jiboias e uma papa-ovo foram levadas por técnicos da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para serem soltos na natureza. A ação foi realizada na tarde de ontem (18), numa área de mata que fica dentro de uma Unidade de Conservação Ambiental administrada pela CPRH, no município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

Os animais foram soltos após passar um período no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), que pertence à CPRH. De acordo com o gestor do Cetas Tangara, Yuri Valença, a soltura dos répteis foi realizada em conjunto o Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis - LIAR/UFRPE, coordenado pela professora Jozélia Correia.

“Essa quantidade de jacarés se deve principalmente ao período chuvoso, pois ocorre o transbordamento de água em rios e em outros espaços, como os canais, e os animais saem para explorar novos ambientes. Os córregos, por exemplo, há alguns anos, dividia ambientes. Em muitas áreas foram erguidas construções, junto aos córregos. Por isso, o aparecimento desses animais, nas ruas e residências" , explicou Yuri Valença.

i 7418

i 7419

i 7420

i 7421

FONTE: http://www.cprh.pe.gov.br/home/44001%3B43591%3B10%3B4389%3B40423.asp


Imprimir   Email