Década da Ciência Oceânica - Brasil

Primeiro Webinar Nacional - Onde estamos?

primeiro webinar

O primeiro evento será nacional e transmitido ao vivo para todos os interessados (19 de agosto, 9:30 – 11:30h). Nele apresentaremos um nivelamento sobre o estado atual do Planejamento Global, os resultados do Workshop Regional do Atlântico Sul e o panorama do mapeamento de indivíduos, instituições e informações obtidos na etapa pré-evento. As inscrições estão abertas, divulgue e se inscreva! Em julho, informaremos o programa detalhado e o painel de convidados.

Inscrições: http://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/eventos/primeiro-webinar-nacional/

Apresentação

O Brasil quer construir um Plano Nacional para a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. Este será o principal instrumento para planejar as ações que serão executadas ao longo da Década para termos o Oceano que queremos. Integrar processos do local ao global, construídos com diferentes setores da sociedade, é um requisito fundamental para elaborarmos um Plano Nacional que represente a diversidade sociocultural e ambiental brasileira em um contexto global. Assim, o Plano Nacional estará alinhado ao Planejamento Global da Década do Oceano realizado pela COI UNESCO, tanto quanto às nossas realidades locais.

A concepção deste Plano Nacional será realizada de forma colaborativa e participativa. Para mobilizar, engajar e ouvir os diferentes setores da sociedade das diferentes regiões do Brasil organizamos uma série de eventos no segundo semestre de 2020.

Faremos o levantamento de informações de colaboradores e conteúdos técnicos. Indivíduos e instituições interessados em participar do Planejamento Nacional podem se inscrever no primeiro Webinário Nacional e indicar que desejam receber informações sobre os próximos passos. Assim, teremos o mapeamento inicial dos interessados em contribuir no processo.

Contribuições Técnicas

Além do evento nacional e das oficinas subnacionais, criamos um questionário de consulta para obtenção de informações das realidades locais. Preencha o formulário para Contribuições Técnicas aos Grupos de Trabalho.

COLABORE

Decada da Ciencia Oceanica

 

 

Oficinas subnacionais

Entre agosto e dezembro de 2020, teremos uma etapa para cada região brasileira. Para estarmos alinhados com as terminologias da Década do Oceano, vamos chamar esta etapa de oficinas subnacionais para diferenciar do termo regional que a COI UNESCO e o material da Década do Oceano usam para as regiões do Oceano. Por exemplo, o Workshop Regional do Atlântico Sul envolveu os países desta região do Oceano Atlântico.

As oficinas subnacionais brasileiras serão online e estruturadas de forma similar ao Workshop Regional do Atlântico Sul, com 7 grupos de trabalho correspondentes aos resultados esperados para a Década do Oceano (um oceano limpo; um oceano saudável e resiliente; um oceano previsível; um oceano seguro; um oceano produtivo e explorado sustentavelmente; um oceano transparente; um oceano conhecido e valorizado por todos). Cada oficina subnacional terá o máximo de 105 participantes, igualmente divididos em um máximo de 15 por grupo de trabalho. Em cada grupo, manteremos a diversidade de setores da sociedade, gênero, experiências profissionais, da mesma forma que todos os demais eventos globais da Década do Oceano. A diversidade na composição dos participantes e o número máximo de participantes são características fundamentais para manter um processo que seja ao mesmo tempo plural e viável.

As oficinas subnacionais demandarão disponibilidade de tempo para participação. Elas terão momentos assíncronos de atividades prévias e durante a semana do evento para leitura de materiais, além de 10h de atividades síncronas, sendo 2h diárias (9:30 as 11:30h) de segunda a sexta-feira na semana do evento. Nas oficinas subnacionais os participantes trabalharão integrando a realidade local, a partir de suas contribuições técnicas obtidas na etapa pré-evento e dos resultados obtidos na etapa pré-evento, com as realidades regional e global a partir dos relatórios do Planejamento Global e do Workshop Regional do Atlântico Sul. Os relatórios de cada oficina ficarão disponíveis na nossa página após os eventos. Para mais informações e manifestar interesse em participar das oficinas subnacionais, clique no ícone referente a cada oficina.

Segundo Webinar Nacional - O que temos e para onde vamos?

O último evento deste ciclo será transmitido online para todos os interessados (02 de dezembro, 9:30-11:30h). Neste evento traremos as atualizações do andamento do planejamento global e, principalmente, os resultados obtidos nas oficinas subnacionais. A partir da integração destes resultados e das discussões de todos os eventos, traremos também a nova proposta de passos seguintes que permitam a finalização do Plano Nacional para a Década do Oceano.

Este é o primeiro ciclo de eventos de um processo que é dinâmico, participativo e de construção de instrumentos que serão sempre reavaliados ao longo da Década do Oceano. Todos podem contribuir em diferentes etapas. Para se engajar e conhecer mais, registre-se em nossos eventos e participe.

FONTE: http://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/eventos/

 


Imprimir   Email