Webinário discute a preservação dos oceanos e o combate do lixo no mar - SEMA/BA

1617910567bbb

O período entre os anos de 2021 a 2030 foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável - a Década dos Oceanos, com o objetivo de elevar a consciência das pessoas sobre a importância da conservação e uso sustentável dos oceanos. A ideia é que os países membros da ONU unam esforços para a elaboração de um Plano Nacional de Implementação da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.

Inspirada nesta proposta, a Ong Rede Viva Mar Vivo (Redemar), em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), realizará o Webinário “Década dos Oceanos”, no dia 16 de abril, com os especialistas convidados, Glauco Kimura de Freitas, biólogo e mestre em Ecologia pela Universidade de São Paulo (USP), atualmente Oficial de Projetos de Ciências Naturais da UNESCO/Brasil; o empreendedor social, Tião Santos, diretor e consultor de Sustentabilidade na 3Rs, e consultor do Banco Internacional de Desenvolvimento (BID); e Bárbara Lage, bióloga, professora do Instituto do Mar, da Universidade Federal de São Paulo e co-coordenadora do Maré de Ciência.

“Um dos principais desafios para a Década dos Oceanos no Brasil e na Bahia é o acesso à informação. Precisamos promover o debate com gestores públicos, pesquisadores, empresários, técnicos, comunicadores e representantes da sociedade civil, para o fortalecimento da cultura oceânica junto à sociedade, assim como a sensibilização e engajamento de todos os setores socioeconômicos para a defesa dos oceanos e o combate do lixo no mar”, afirmou William Freitas, presidente da Ong Redemar.

Para o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, o apoio para realização do seminário vem ao encontro das ações promovidas pelo órgão para a preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. “A disseminação das informações sobre como acessar e incorporar a Década dos Oceanos nas instituições, públicas e privadas, e a tradução desse conhecimento para a população e para os tomadores de decisão, são fundamentais para que possamos de fato elaborar e propor ações que garantam uma relação saudável na interação da sociedade com os oceanos”, explicou Oliveira.

Totalmente on-line e 100% gratuito, o webinário será transmitido na plataforma youtube.com/semabahia e as inscrições podem ser realizadas aqui (Clique aqui). O evento terá certificação.

FONTE: http://www.meioambiente.ba.gov.br/2021/04/12165/Webinario-discute-a-preservacao-dos-oceanos-e-o-combate-do-lixo-no-mar.html


Imprimir   Email