Em outubro, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes) capacitou 287 gestores municipais. Nos dias 7, 14, 21 e 27, eles participaram do 2º Ciclo de Seminários Regionais do Programa Selo Município Verde (PSMV). “O objetivo dos encontros virtuais foi o de orientar e capacitar os participantes sobre a metodologia do PSMV e sobre o processo de avaliação para a certificação ambiental, nesta 14ª Edição”, informa técnica Socorro Azevedo, da Codes/Sema e coordenadora do programa e da capacitação.
Segundo a técnica, a capacitação, em parceria com a Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará (Agace) – membro do Comitê Gestor e Comissão Técnica do Programa – e a assessoria dos técnicos da Codes/Sema, Hugo Marques e Massília Albano, reforça a importância do PSMV para a gestão pública municipal que por meio da certificação tem a oportunidade de redesenhar a sua Política Pública Municipal a partir dos programas, projetos, leis e ações implementadas no período de 2020/2021. “Esperamos que ao final dos ciclos, os participantes conheçam o Programa e consigam entender a metodologia, aplicabilidade e importância do mesmo para a gestão ambiental municipal”, encerra.
Em outubro, a capacitação atendeu os 104 municípios pertencentes às regiões de planejamento Centro Sul, Sertão Central, Litoral Leste, Litoral Norte, Grande Fortaleza, Maciço de Baturité, Sertão de Sobral e Chapada da Ibiapaba. Contou com a presença de secretários, técnicos ambientais, coordenadores e presidentes de Conselhos de Meio Ambiente dos municípios.
No mês de setembro foram realizados três Seminários Regionais atendendo público-alvo de 208 pessoas dos 80 municípios pertencentes às seguintes regiões de planejamento: Vale do Jaguaribe, Litoral Oeste, Sertão de Canindé, Sertão Inhamuns, Sertão dos Crateús e Cariri. As 13 regiões de planejamento foram contempladas com os sete Seminários Regionais realizados nos meses de setembro e outubro.