O secretário Artur Bruno será homenageado pela Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), que vai outorgar ao titular da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), a Medalha “AMIGO DA MARINHA”. De acordo com o ofício comunicando a homenagem, que acontece nesta quinta-feira, 4 de novembro, às 19hs, na Escola de Aprendizes-Marinheiros, Bruno está sendo reconhecido pela “valorosa parceria e insigne colaboração em prol do atendimento aos ideais e propósitos” da Marinha.
Para o homenageado, a Medalha Amigo da Marinha, apesar de um reconhecimento individual, premia um trabalho coletivo e integrado de parceria, entre a CPCE, o IBAMA, a SEMA e a SEMACE, desenvolvido durante o combate às manhas de óleo surgidas no Litoral cearense, em setembro de 2019. “Juntos realizamos um trabalho de colaboração e parceria, na proteção da nossa Zona Costeira”, disse.
Trabalho esse, que de acordo com o secretário Bruno, continua. “A SEMA e nossa equipe de pesquisadores do programa Cientista Chefe Meio Ambiente estão trabalhando para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação, com foco em projetos específicos de Planejamento Marinho e Costeiro, com geração de informações, a exemplo de produtos como o Sistema de Informações Geográficas Ambientais (SIG Ambiental); o Observatório Marinho; o Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro; o Atlas Marinho do Ceará e um Plano de Contingência”, informa.
Medalha “AMIGO DA MARINHA”
A Medalha “AMIGO DA MARINHA” foi criada para “agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional coma Marinha do Brasil, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à Marinha e na divulgação da importância do mar para o país. Hoje, além do secretário Bruno, outras 11 personalidades serão homenageadas.