Semana Silvestre será realizada de 14 a 18 de agosto

Programação tem foco em promover troca de experiências sobre o manejo da fauna silvestre

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), com o intuito de promover a troca de experiências e aprendizados em manejo de fauna silvestre sob cuidado humano, realiza a Semana Silvestre, no período de 14 a 18 de agosto de 2023. A ação é promovida pela Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DBAP), por meio de sua Gerência de Pesquisa e Informações da Biodiversidade (GPIB).

Além do público interno do órgão ambiental, participam da programação instituições parceiras como universidades com as quais foram firmados Acordos de Cooperação Técnica (ACTs), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), a Guarda Metropolitana, o Corpo de Bombeiros e os empreendimentos de fauna.

Entre os temas que serão abordados estão o monitoramento de Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS) e monitoramento de espécies ameaçadas como pato-mergulhão, ariranha e os da Superordem Xenarthras (preguiças, tamanduás e tatus).

A coordenadora do Centro de Fauna (Cefau) do Naturatins, Samara Almeida, detalha que a abordagem sobre a reabilitação, soltura e monitoramento de psitacídeos (papagaios, periquitos e araras vítimas do tráfico de animais silvestres) será ministrada pela equipe do Instituto de Pesquisa e Conservação Waita, de Belo Horizonte, Minas Gerais.

“Na sexta-feira, a programação da semana será concluída com a participação de representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde com enfoque na Febre do Nilo Ocidental, suas características gerais, fluxos de notificação e coletas de amostras. Histórico, sistema de vigilância da Febre do Nilo Ocidental no Brasil e a implantação do SISS-Geo SUS, e ainda a situação epidemiológica e fluxos de notificação da infecção viral no Tocantins”, finalizou a bióloga Samara Almeida.

 

Fonte: https://www.to.gov.br/naturatins/noticias/semana-silvestre-sera-realizada-de-14-a-18-de-agosto/5qj7cges99ph


Imprimir   Email