CPRH e Secretaria de Meio Ambiente do Recife firmam convênio para guia única das taxas ambientais

A Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH, em cumprimento a Lei Complementar 140/2011, firmou, nesta sexta-feira (02), um convênio de cooperação técnica com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife. O acordo permitirá que o contribuinte faça o pagamento da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental de Pernambuco – TFAPE, e Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental do Recife – TCFA/REC em guia única.

A assinatura do convênio foi realizada na sede da CPRH, no Recife, e foi realizado pelo diretor-presidente da Agência, José de Anchieta dos Santos; e pelo secretário municipal, Oscar Paes Barreto. A guia única será emitida pela CPRH, que ficará responsável pela transferência dos valores para o município.

No encontro, os representantes dos órgãos também firmaram um acordo para gestão integrada dos cadastros Técnico Estadual e Municipal de atividades potencialmente poluidoras ou que utilizem de recursos ambientais; estabelecendo procedimento padrão para realização de monitoramento das atividades e gestão das informações.

whatsapp image 2023 08 07 at 11.09.44 1 e1691430193204

Foto: CPRH/PE

 

“O objetivo da CPRH é melhorar o acesso do cidadão aos serviços oferecidos pelo estado. Com o novo acordo, o contribuinte conseguirá pagar as taxas estadual e municipal em uma única guia gerada em um único sistema. Isso permitirá agilidade nos processos ambientais”, comentou o diretor-presidente da CPRH, José de Anchieta dos Santos.

Além dos acordos firmados, os representantes da Agência e da Secretaria de Meio Ambiente do Recife também discutiram a criação de um plano conjunto para situações com animais silvestres, como: capivaras, abelhas, cobras, entre outros que estão sendo encontrados na área urbana. O plano de ação vai ser planejado pela CPRH, executado pelo munícipio com a participação do Corpo de Bombeiros, Cipoma, entre outros.

Os órgãos estadual e municipal também trataram da retirada dos animais do Parque 13 de Maio, no Centro da Capital; do Termo de Compromisso da Compensação Ambiental da Via Mangue, na Zona Sul do Recife.

 

Fonte: https://www2.cprh.pe.gov.br/2023/08/07/cprh-e-secretaria-de-meio-ambiente-do-recife-firmam-convenio-para-guia-unica-das-taxas-ambientais/


Imprimir   Email