Foco no Fogo soma 16,4 mil pessoas alcançadas no Tocantins

342632 1

O projeto Foco no Fogo iniciou a semana com a soma de 16.405 pessoas alcançadas na edição 2023 - Foto: Foto Robson Corrêa/Governo do Tocantins

 

O projeto Foco no Fogo iniciou a semana com a soma de 16.405 pessoas alcançadas na edição 2023. A agenda da semana começou em Rio da Conceição e nesta quarta-feira,16, as equipes percorrem propriedades do município de Almas e Porto Alegre do Tocantins. A rota de conscientização em propriedades rurais estão previstas visitas na região de Serra Gerais e a equipe segue amanhã para o município de Combinado.

Conforme relatório do aplicativo Recprev - Registro de Visita de Conscientização e Prevenção de Incêndios Florestais entregue à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), as equipes Foco no Fogo já alcançaram a marca de 2.036 propriedades visitadas e 28 ações realizadas em unidades de ensino e instituições, como palestras, cursos, treinamentos, entre outros.

A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti, ressaltou que a secretária Executiva Karynne Sotero tem buscado a articulação da rota do projeto com a gestão dos municípios prioritários e a caravana do Foco no Fogo segue na estrada, ouvindo relatos emocionados dos moradores e transmitindo as orientações para mitigação da queima ilegal e incidência de incêndios florestais.

“O Foco no Fogo dedica atenção a todas as comunidades do Estado e tem avançado a novos municípios para ampliar o alcance da conscientização. O projeto tem recebido apoio da população e é bem aceito por onde quer que passe, na área urbana e rural. As equipes de conscientização estão sendo muito bem recebidas, dedicando atenção, visualizando o que restou de incêndios passados e ouvindo relatos de experiência de perdas materiais, prejuízos ambientais e a apreensão de quem já viu de perto o fogo descontrolado”, enfatizou a diretora.

Erliette Gadotti reforçou que, às vezes, a distância entre as propriedades é um obstáculo ao alcance de mais residências naquele dia apesar da atuação simultânea de múltiplas equipes. Contudo, os próprios moradores têm se prontificado a formar parceria e somar esforços de conscientização com as equipes do projeto, para que o material de conscientização chegue aos vizinhos, pois nele consta os contatos úteis e canal de denúncia anônima de infratores.

A gerente de Educação Ambiental da Semarh, Thays Marinho, pontuou que as comunidades também estão sendo informadas sobre o uso da tecnologia de monitoramento via satélite, que oferece informações aos órgãos ambientais sobre a origem do fogo e orientam o deslocamento das equipes de fiscalização.

O engenheiro florestal, coordenador do Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf) e professor da UFT/Gurupi, Marcos Giongo, disse que o aplicativo RECPREV recebe atualização de registros constantemente ao longo do dia e semanalmente vem sendo gerados relatórios com a compilação dos dados registrados no momento da visita às propriedades rurais, além do número pessoas alcançadas o App registra os municípios e quantidade de propriedades visitadas.

Retrospecto

Em agosto, além de percorrerem propriedades rurais, unidades de ensino, instituições municipais e assentamentos, as equipes do Foco no Fogo, vem visitando comunidades indígenas e povoados quilombolas, seguindo a rota do fogo, de norte a sul do Estado.

Na última semana o Foco no Fogo com equipes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Natureza do Tocantins, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Energisa, Prevfogo/Ibama e Departamento Estadual de Trânsito percorreram propriedades na região do Jalapão, com visitas de conscientização nos municípios de São Félix e Mateiros.

A carreata chega a cada cidade chamando a atenção dos moradores por onde passa e as equipes intensificaram as visitas nos povoados e propriedades rurais, bem como as recomendações sobre os riscos das queimadas ilegais e incêndios florestais em Mateiros, município que, de acordo com a Defesa Civil Estadual, ocupa a terceira posição no ranking de focos de calor no Estado, até o momento.

Foco no Fogo

Com o projeto Foco no Fogo, o Governo do Tocantins, por intermédio da ação conjunta da Semarh e 32 instituições do Comitê Estadual do Fogo, busca a parceria dos moradores, no compartilhamento das orientações com seus vizinhos, bem como o comprometimento da população no período de suspensão da autorização de queima no Estado, para reduzir os índices registrados.

Nas visitas são abordados os riscos e prejuízos causados pelas queimadas e incêndios florestais, devido ao uso indevido do fogo no período crítico de estiagem, esclarecido como funciona a tecnologia de monitoramento via satélite para identificação da origem do fogo e posterior visita das equipes de fiscalização e distribuído material com contatos que permitem o registro de denúncias anônimas de infrações e crimes ambientais.

Instituições parcerias

A equipe do Foco no Fogo da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos conta com a parceria de 32 instituições, entre elas, o Comando de Ações de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Natureza do Tocantins, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Centro Integrado de Operações Aéreas, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Ministério Público Estadual, 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins, Instituto do Desenvolvimento Rural do Tocantins, Fundação Municipal do Meio Ambiente de Palmas, Guarda Metropolitana de Palmas, Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Palmas, Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, Defesas Civis Municipais, Secretaria da Saúde, Agência Tocantinense de Transportes e Obras, Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo, Secretaria de Comunicação, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Federação da Agricultura e Pecuária, BP Bunge, Energisa, Prevfogo/Ibama, Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, Associação Tocantinense de Municípios, Departamento Estadual de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal, Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins.

342633

As equipes percorrem propriedades em Almas e seguem para Porto Alegre do Tocantins nesta quarta-feira, 16 - Foto Robson Corrêa/Governo do Tocantins

 

342634

A agenda da semana começou com 2036 propriedades visitadas e visita a zona rural de Conceição do Tocantins - Foto Robson Corrêa/Governo do Tocantins

 

Fonte: https://www.to.gov.br/semarh/noticias/foco-no-fogo-soma-164-mil-pessoas-alcancadas-no-tocantins/5rcvpww9hwk3


Imprimir   Email