Sedam promove palestras de educação ambiental para alunos de escolas públicas em Nova Brasilândia d’Oeste

prevencao queimadas nbo 15.08.23 adenilson florentino

Foram distribuídos materiais informativos como cartilhas, sacos de câmbio para carros, sacolas, garrafinhas e trilha ecológica - Foto: SEDAM/RO

 

Com o objetivo de promover a Educação Ambiental sobre prevenção e o combate às queimadas e incêndios florestais no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, realizou na manhã de terça-feira (15), palestra de conscientização e prevenção para alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rocha Pombo, no município de Nova Brasilândia d’Oeste. As ações foram realizadas por técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental – Ceam, em conjunto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Sema. A programação atendeu cerca de 150 estudantes da instituição.

As atividades seguem acontecendo no município ao longo da semana, e buscam abordar como as crianças e adolescentes podem tornar-se um importante colaborador do Meio Ambiente e, principalmente, apresentando iniciativas contra a prática das queimadas, tanto urbana quanto rural, através de  materiais informativos como cartilhas, sacos de câmbio para carros, sacolas, garrafinhas e trilha ecológica distribuídos por meio de dinâmicas que incluem os alunos no debate. Essas ações fazem parte do Plano de Gestão Ambiental de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais.

De acordo com a coordenadora da Ceam, Deigna Laís Oliviak, durante as palestras, a equipe tem a oportunidade de apresentar à população sobre a importância dos cuidados para que as queimadas sejam evitadas. “As palestras de educação ambiental têm o objetivo de envolver os estudantes de todas as idades, para que sejam nossos parceiros na conscientização e ajudem a disseminar a necessidade de prevenção às queimadas e cuidados com o meio ambiente. Mas falar sobre queimadas também é debater a saúde respiratória de idosos, crianças e pessoas que sofrem em função da fumaça provocada pelos incêndios ilegais e por isso precisamos mudar o conceito da sociedade”, concluiu.

Para o gerente de Desenvolvimento das Políticas Públicas na Educação Ambiental, Leandro Almeida, a ação atende à necessidade de combater o número alarmante de focos de queimadas, desta forma segundo o gerente, “a educação ambiental é muito importante, pois nessa fase é que está sendo moldada a consciência do futuro cidadão. Durante a palestra, trabalho com dinâmicas que façam compreender que as atitudes individuais causam impactos positivos e negativos e essa atitude atinge toda comunidade, assim trabalhando a sensibilização e conscientização de cada aluno presente”, destacou.

No período da tarde, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Alexandre de Gusmão, na oportunidade aproximadamente 120 alunos juntamente ao grupo de professores, supervisores e a direção escolar assistiram à uma aula interativa de educação ambiental. Foram apresentadas dinâmicas e brincadeiras divertidas, nas quais técnicos da Sedam trabalharam a importância de conscientizar o grupo para que cada um deles possa disseminar a necessidade de prevenção e precaução aos danos e ilícitos ambientais, causados por incêndios.

prevencao queimadas nbo 15.08.23 adenilson florentino2 570x262

Escola Estadual de Ensino Fundamental Alexandre de Gusmão recebeu atividades - Foto: SEDAM/RO

 

Fonte: https://rondonia.ro.gov.br/sedam-promove-palestras-de-educacao-ambiental-para-alunos-de-escolas-publicas-em-nova-brasilandia-doeste/


Imprimir   Email