Técnicos do IMA recebem treinamento para manejo de animais silvestres

Durante dois dias, os profissionais do Instituto puderam unir teoria e prática para aprimorar abordagens e ações em campo

Práticas e instruções são fundamentais para o nivelamento técnico e a garantia de ações assertivas. É com esta compreensão que profissionais do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) participaram de uma série de palestras e experiências de manejo de fauna silvestre nesta semana, no município de Maragogi.

A iniciativa partiu da Gerência de Fauna e Flora (Gerff), mas contou com o engajamento dos técnicos da Gerência de Unidades de Conservação (Geruc) e Gerência de Monitoramento e Fiscalização (Gemfi). Ao total 20 profissionais, entre geógrafos, biólogos, médicos veterinários, gestores ambientais, engenheiros ambientais, florestais e agrimensores partilharam conhecimentos e sanaram dúvidas.

Na manhã da quinta-feira (31) os técnicos do órgão ambiental receberam orientações a respeito da identificação de espécies, diferença entre os animais exóticos e os nativos, leis sobre a fauna e aparelhos utilizados no monitoramento. Além disso, na parte da tarde houve uma simulação de situações que ocorrem no cotidiano de trabalho em campo.

IMG 20230901 123723 747x560

Foto: IMA/AL

Na ocasião também foi discutido acerca do Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (SisPass) e do Sistema Nacional de Gestão de Fauna Silvestre (Sisfauna). Ambos são gerenciados e muito utilizados pelos técnicos do setor de fauna do IMA.

Já na sexta-feira (01), o responsável pelo serpentário do Zoológico Ecopark Sol e Mar realizou um treinamento para contenção e manejo de serpentes e outros répteis. As equipes do Instituto foram instruídas acerca desses animais e na parte prática, realizaram o manuseio de algumas espécies como: jibóia, jacaré, jararacuçu, falsa-coral e cascavel.

IMG 20230901 155551 1 747x560

Foto: IMA/AL

“Um dos pontos principais desse curso é o respeito por esses animais, além de como manusear e transportar, práticas que farão toda a diferença em nosso cotidiano como fiscais. Esse tipo de treinamento nos oferece uma tremenda segurança nas atividades do dia a dia”, expôs Igor de Farias, assessor ambiental de fiscalização do IMA.

O nivelamento aconteceu no Zoológico Ecopark Sol e Mar. Espaço que recebe animais, que na maioria dos casos não estão aptos à soltura e envolvidos em projetos de conservação das espécies, a exemplo da onça-pintada e o mutum-de-alagoas. Esses locais são muito significativos por promoverem educação ambiental e amparo à fauna ameaçada.

IMG 20230901 160120 747x560

Foto: IMA/AL

Vale destacar que o treinamento é importante para transmitir conhecimentos básicos sobre as espécies,  garantir que haja o mínimo de estresse do animal no momento do manejo, estabelecer equiparidade nas abordagens e comportamentos dos técnicos durante as atividades, assim como assegurar a proteção dos animais e dos profissionais.

Na parte da tarde, Felippe Azzolini, médico veterinário, trouxe diversas informações pertinentes ao manejo de aves e mamíferos. Ainda, houve a aplicação desses conhecimentos com os animais do Zoológico.

Epitácio Correia, gerente da Gerff, explica que o nivelamento é também uma oportunidade de maior integração entre os setores que atuam de maneira conjunta em algumas ações pelo estado.

“É um momento em que as equipes tendem a discutir situações adversas e treinamentos como esse precisam ser contínuos para que possamos estabelecer um padrão nas atuações”, finaliza Correia.

IMG 20230902 083521 747x560

Foto: IMA/AL

 

Fonte: https://www2.ima.al.gov.br/tecnicos-do-ima-recebem-treinamento-para-manejo-de-animais-silvestres/


Imprimir   Email