Operação Serra Verde: CPRH realiza operação para combater irregularidades dentro da APA Serras e Brejos do Capibaribe

fsdfdsfdsfdsfdsfdsfdfdsfdsfdsfdsfsdfdsfdsf

Foto: CPRH/PE

Durante a ação, foram emitidos autos de inflação, aplicado multas e apreendido 35 animais silvestres, no munícipio de Brejo da Madre de Deus, no Agreste Central

Agentes de Fiscalização da Unidade de Gestão das Unidades de Conservação (UGUC), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizam, no período de 29 a 31/08, a V Etapa da Operação Serra Verde, que visa ao combate do desmatamento e da caça de animais silvestres, na Área de Proteção Ambiental (APA) Serras e Brejos do Capibaribe. Nessa etapa, as ações foram concentradas numa área do município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste Central, localizada a Unidade de Conservação Serras e Brejos do Capibaribe.

whatsapp image 2023 09 04 at 15.53.37 1 e1693856178103

Foto: CPRH/PE

Durante a operação, os analistas ambientais, Thiago Costa Lima, Cosme de Castro Junior e Rodrigo Ferraz Jardim Marques apreenderam 35 animais silvestres, dos quais 16 pássaros silvestres mantidos irregularmente em cativeiro, das espécies papa-capim (Sporophila nigricollis galo-de-campina (Paroaria dominicana), trinca-ferro (Saltator similis), azulação (Cyanocompsa brissonii) e rolinha-caldo-de-feijão (Columbina talpacoti), além de dois papagaios- verdadeiros (Amazona aestiva), espécie considerada ameaçada de extinção, e duas rolinhas- juritis (Leptotila verreauxi), abatidas.

Dos animais apreendidos, três da espécie trinca-ferro estavam com a anilha adulterada. “Procedimento que configura crime de adulteração de selo público, fato que também vai ser apurado pela Delegacia de Meio Ambiente” disse o chefe do Setor de Administração das Unidades de Conservação, Cosme de Castro Júnior.

capa 23 e1693856192807

Foto: CPRH/PE

Durante a operação, os servidores da CPRH também realizaram o patrulhamento na mata de Bitury, região de brejo de altitude, onde está localizado o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata de Bitury, unidade de conservação que abrange os municípios de Belo Jardim e Brejo da Madre de Deus. “Lá foram realizadas diversas diligências com abordagens de suspeitos, possibilitando um levantamento de informações sobre caçadores que atuam na unidade de conservação”, explicou Cosme de castro Júnior.

whatsapp image 2023 09 04 at 15.52.14 e1693856113616

Foto: CPRH/PE

Na operação, realizada conjunto com policiais da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma), além da apreensão de animais, os fiscais também apreenderam nove armadilhas, uma espingarda calibre 36, um cinto com 37 cartuchos. Eles também contabilizaram 26,0 hectares, referentes a sete áreas desmatadas, que serão embargadas e vão gerar obrigações de recuperação, por parte dos infratores, além de multas. No total, foram emitidos 11 autos de infração e aplicação de multa no valor de R$ 42,6 mil por desmatamento ilegal, caça, captura e cativeiro irregular de animais silvestres.

“Em relação ao desmatamento, foram fiscalizadas oito áreas que haviam sido identificadas na fase preparatória da operação, com a utilização de imagens de satélite, uma nova área desmatada foi identificada durante as incursões de campo com a utilização de drone”, informou o coordenador da operação, Thiago Costa Lima.

 

Fonte: https://semas.pe.gov.br/operacao-serra-verde-cprh-realiza-operacao-para-combater-irregularidades-dentro-da-apa-serras-e-brejos-do-capibaribe/


Imprimir   Email