Encontro alinha estratégias para fortalecer a agroecologia na Bahia

315A2101

Foto: Divulgação Sema-BA

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) esteve presente, nesta terça-feira (10), na primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Agroecologia, promovida pela Comissão Interinstitucional de Agroecologia e Produção Orgânica (CIAPO), que aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Durante o encontro, foram discutidas pautas importantes, como a posse oficial dos membros da CIAPO, a análise do Regimento Interno, a definição da metodologia para a construção do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, além do planejamento de um seminário.

Representando a Sema, o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental (SPA), Tiago Porto, destacou a relevância da iniciativa para fortalecer políticas públicas voltadas ao setor.

“A reunião fortaleceu a articulação entre as diversas instâncias de governo que atuam nessa pauta. Contamos com a participação de áreas como educação, desenvolvimento rural, agricultura e meio ambiente, em um trabalho conjunto para construir políticas públicas integradas e alinhadas com os princípios da agroecologia e da produção orgânica”, afirmou Porto.

Tiago ainda ressaltou que a temática já faz parte da rotina da Sema, onde são desenvolvidos projetos como restauração produtiva, produção de materiais didáticos e incentivos à agroecologia e à produção orgânica. “Essa é uma área que, além de estar no campo agronômico, também pertence à esfera ambiental, o que reforça a importância da nossa atuação”, explicou o superintendente.

Representando o secretário Osni Cardoso, da SDR, o diretor de Apoio e Fomento à Produção (DAFP), Maicon Vieira, explicou que a Comissão reúne representantes da sociedade civil e do poder público. “A  CIAPO é um marco significativo na consolidação da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica. Um ponto importante a destacar é o compromisso do governo estadual com a agroecologia, o que reflete a prioridade dada ao tema”, reiterou.

Ele também destacou que o próximo passo é a construção do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, de responsabilidade da Comissão.

Grupo de Trabalho (GT)

O GT da CIAPO é atualmente composto por diversas secretarias estaduais, incluindo a Casa Civil, Secretarias do Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento Rural (SDR), Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Educação (SEC), Saúde (SESAB), Assistência e Desenvolvimento Social (SEADES), Políticas para as Mulheres (SPM), Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Planejamento (SEPLAN), Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (SEPROMI), Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER).

315A2033

Foto: Divulgação Sema-BA

 

315A2081

Foto: Divulgação Sema-BA

 

315A2111

Foto: Divulgação Sema-BA

 

Fonte: https://www.ba.gov.br/meioambiente/noticia/2024-12/16832/encontro-alinha-estrategias-para-fortalecer-agroecologia-na-bahia


Imprimir   Email