ABEMA celebra 40 anos reforçando o papel dos estados na agenda ambiental brasileira

 

LOGO_40_ANOS_-_COLORIDA.png

 

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA) completa, em 2025, 40 anos de atuação como referência na política ambiental brasileira. As comemorações serão em São Paulo, durante o Congresso Ambiental (CAMBI 2025), entre 28 e 30 de maio. Estão previstos o lançamento de um livro que resgata a história e os marcos institucionais da entidade, a produção de um mini documentário, destacando as vozes de quem executa a política ambiental brasileira no dia a dia, além de uma programação especial em que os estados poderão compartilhar experiências, inovações e desafios futuros no setor.

Fundada em 1985, a Abema tem desempenhado um papel estratégico na construção de uma governança ambiental descentralizada, técnica e comprometida com o desenvolvimento sustentável. Ao longo de quatro décadas, a entidade consolidou sua atuação como ponte entre os órgãos estaduais de meio ambiente, os três poderes em todas as esferas da Federação, organismos internacionais e a sociedade civil. Entre suas contribuições, destacam-se a participação ativa no processo de elaboração das principais leis ambientais brasileiras, como o Artigo 225 da Constituição Federal de 1988, a interlocução com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o apoio técnico às secretarias estaduais, com fomento às boas práticas nos campos da preservação, fiscalização e licenciamento ambiental em todo o país.

Nos últimos anos, a Abema passou a ocupar espaços de destaque em fóruns internacionais, como a Conferência das Partes das Nações Unidas (COP), antes restrita à participação dos governos centrais, e o Regions4, coalizão de governos regionais que ajudou a fundar, na Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio +10), realizada em Joanesburgo, em 2002. No que diz respeito a debates contemporâneos, como as mudanças climáticas, a Associação tem interagido com novos parceiros, como o Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da Alemanha, por meio de sua agência, GIZ.   

Em um contexto de emergência climática e transição ecológica, a Abema reafirma sua missão de valorizar o protagonismo dos estados na proteção ambiental, promovendo a integração entre diferentes biomas, realidades e desafios regionais. “Celebrar os 40 anos da Abema é reconhecer a força dos estados como protagonistas da política ambiental brasileira. É também uma oportunidade para renovar compromissos, ampliar parcerias e construir soluções sustentáveis que dialoguem com a realidade de cada território”, afirmou a secretária de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso e presidente da Abema, Mauren Lazzaretti. 


Imprimir   Email