SÃO PAULO PARTICIPA DO DIA TEMÁTICO DE ADAPTAÇÃO E RESILIÊNCIA CLIMÁTICA NA COP26

noticia-0911-1024x576.jpeg

 

O subsecretário de Meio Ambiente do Estado, Eduardo Trani, apresentou nessa segunda-feira (8) na COP26, dia temático da adaptação e resiliência climática, as ações de São Paulo para o enfrentamento das mudanças climáticas. Com o tema “Climate Change Adaptation Lab: Resilient Regions and Good Governance”, Trani apresentou dentre outras iniciativas, a parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) no Projeto Municípios Paulistas Resilientes (PMPR). Desde junho, técnicos e técnicas de 13 municípios estão participando da capacitação para a elaboração de Planos Municipais de Adaptação e Resiliência Climática.

“Assumimos compromissos por meio de leis e decretos para fortalecer nossas políticas públicas. Em parceria estamos implementando soluções técnicas estratégicas para capacitar pessoal e trabalhar com o foco na mitigação e na adaptação aos efeitos das mudanças climáticas em nosso Estado”, disse Trani.

A aplicação do treinamento vai servir de base para a estruturação de um curso EAD, que será replicado para os 645 municípios de São Paulo. A região da Baixada Santista também faz parte do Projeto e iniciará a elaboração do Plano Regional de Adaptação em março de 2022. O Projeto está sendo conduzido pela Assessoria Internacional (AInt) e Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA) da SIMA.

“Estamos aqui para compartilhar experiência e conhecimento, a mudança climática não é algo do futuro, acontece agora”, destacou o secretário da Agência de Recursos Naturais da Califórnia, Wade Crowfoot. “Nós temos que parar de usar a palavra subnacional e usar supernacional por conta do nosso potencial. As conexões que nós fazemos são muito potentes”, complementou Crowfoot.

O encontro promovido pela Regions4 em parceria com a organização não governamental internacional de Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), contou também com a participação dos representantes do governo da Escócia, David Mallon e Michael Matheson; da vice-diretora de Resiliência Climática do Governo da Califórnia, Nuin-Tara Key; e da ministra de Ação Climática, Alimentação e Agenda Rural da Catalunha, Teresa Jorda I Roura.

Net Zero 2050

São Paulo foi o primeiro estado a assumir o compromisso com as campanhas da ONU “Race to Zero” e “Race to Resilience” por meio de decreto. As ações visam o engajamento de governos, empresas, investidores, acadêmicos e lideranças da sociedade civil para zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050 e para adaptação das pessoas e da economia do Estado aos efeitos adversos da mudança do clima. Para isso foram fixadas novas metas e soluções para energias renováveis, restauração florestal, agricultura de baixo carbono, bioeconomia, proteção da biodiversidade, controle e prevenção da poluição, qualidade do ar, transportes sustentáveis, segurança hídrica, saneamento ambiental, municípios resilientes e cidades sustentáveis.

Sobre o PMPR

Com a coordenação da Assessoria Internacional da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), o Projeto Municípios Paulistas Resilientes (PMPR) vem sendo executado na Região Metropolitana da Baixada Santista, além dos municípios de Americana, Apiaí, Embu das Artes, Francisco Morato, Gabriel Monteiro, Guaratinguetá, Guarulhos, Jales, Iguape, São José do Rio Preto, Rosana, Registro e Ubatuba.

O Projeto faz parte do projeto de apoio ao governo do Brasil na implementação da sua Agenda Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (ProAdapta) com a coordenação da Assessoria Internacional da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional e Defesa Civil.

Os municípios do projeto foram escolhidos de acordo com informações do próprio Governo de São Paulo e de parâmetros estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) baseados nos dez passos que os municípios devem seguir para melhorar sua capacidade de adaptação e resiliência.

Para auxiliar os municípios foi elaborado um guia com um kit de ferramentas para facilitar a elaboração dos planos. Para conferir acesse aqui.

 

FONTEhttps://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/11/sao-paulo-participa-do-dia-tematico-de-adaptacao-e-resiliencia-climatica-na-cop26/


Imprimir   Email