Subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani, apresentou ações anunciadas durante a COP26 e ressaltou a força da união dos Estados para a preservação ambiental
Em mais um encontro de Governadores durante o maior evento mundial sobre clima (COP 26), que ocorre em Glasgow, na Escócia, o Estado de São Paulo destacou as ações adotadas em seu território para combater e mitigar os efeitos do aquecimento global.
Entre elas, o compromisso com a redução das emissões de carbono por meio da adesão às campanhas da ONU, Race to Zero e Race to Resilience, além das diretrizes para o novo Plano Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) para alcanças metas até 2050.
“São Paulo tem uma missão: que é ampliar as áreas de reflorestamento. E nós anunciamos uma meta de 1,5 milhão hectares até 2050”, observou o subsecretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Trani, referindo-se ao programa Refloresta SP, que visa recuperar vegetação nativa em território paulista.
O subsecretário também comentou sobre outra iniciativa do Estado com vistas a estimular a restauração da mata por meio dos municípios paulistas: o novo ICMS Ambiental. Regulamentado em setembro, agora ele conta com regras atualizadas para repasse dos recursos. Ao longo dos próximos dez anos, devem ser transferidos R$ 5 bilhões aos municípios que se empenharem na preservação ambiental e na adoção de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Representando o Governador João Doria e o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, Trani aproveitou para enaltecer o trabalho conjunto entre os demais estados brasileiros no sentido de contribuir com a diminuição dos gases de efeito estufa.
“São 27 estados e o fato de estarmos aqui, juntos, mostra a capacidade que nós temos de compreender a urgência do tema. A cada momento, a cada discussão, também nos dias em que o Governador João Doria e o nosso secretário Marcos Penido estiveram aqui, pudemos participar de inúmeras reuniões presenciais e, em todas, a unanimidade: a ambição (climática)”.
Governadores pelo Clima
Neste evento, governadores, secretários estaduais e prefeitos brasileiros apresentaram os planos de ambição climática dos respectivos estados, destacando projetos e políticas públicas para a transição para um modelo de desenvolvimento verde de baixo carbono.
Entre os que realizaram apresentações, os governadores de Pernambuco, Paulo Câmara, do Pará, Helder Barbalho, de Santa Catarina, Carlos Moisés, o prefeito de Niterói e representante do Estado do Rio de Janeiro, Axel Grael, e o Governador do Piauí, Welligton Dias.
Para assistir ao evento completo, disponível em inglês, acesse: