Publicitária
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - Idema, esteve na cidade de Martins, nesta segunda-feira (8) e terça-feira (9) de novembro, para participar da programação das comemorações dos 180 Anos de Emancipação Política do município. Como parte das festividades, a Prefeitura Municipal deu início ao projeto de rearborização urbana da cidade com o plantio de 360 mudas; entre elas, espécies de pau-brasil e ipê.
As 180 mudas foram produzidas pelo Parque das Dunas e doadas pelo Idema para que a gestão pudesse iniciar o trabalho de arborização, espécies adaptadas ao clima e região serrana. As primeiras árvores foram plantadas em frente às escolas municipais Padre Carlos, CERB, CERBA, e Praça Jocelyn Villar. Na sequência do cronograma, estão previstos o plantio em outras áreas públicas e também serão doadas parte das mudas à população.
A prefeita Maria José Costa participou do plantio acompanhada da vice-prefeita Suely Leite, servidores do município, alunos, diretores e professores das escolas. Representando o Instituto Ambiental, estiveram presentes o diretor técnico do Idema, Werner Farkatt; o supervisor do Núcleo de Unidades de Conservação Estaduais (NUC), Rafael Laia; a gestora da APA Bonfim-Guaraíra, Liane Sena; e a gestora da APA Recifes de Corais, Heloisa Brum; que apoiaram a ação educativa e ecológica da gestão municipal.
Interiorização e criação do Monumento Natural (MONA-MARTINS)
Durante visita à Martins, os técnicos do NUC/Idema e o diretor técnico, Werner Farkatt, participaram, na terça-feira (9), de um encontro com a prefeita de Martins, Maria José Costa; e com os representantes da prefeitura de Portalegre, Emília Micaela Cavalcante e Maria Aucely Costa, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, para apresentar o Projeto de Criação da Unidade de Conservação na Região Serrana do Estado, o Monumento Natural (MONA) Caverna de Martins, com investimento garantido.
A equipe do Idema visitou a área onde será implantado o MONA, uma categoria de Unidade de Conservação que permite o uso sustentável das atividades, preservando sítios naturais raros, em que se aplica a caverna de mármore de Martins, conhecida como “Casa de Pedra”. Na oportunidade, também conheceram a Cachoeira do Pinga, em Portalegre, ponto que integra o projeto.
Entre as discussões, o diretor técnico do Idema ressaltou a importância de mapear os pontos turísticos da região e em investir no turismo ecológico, histórico e científico dos municípios inseridos no Monumento Natural. “Precisamos criar um circuito turístico entre os municípios limítrofes ao MONA e integrar atividades do ecoturismo regional, a fim de fortalecer a Unidade de Conservação, o meio ambiente e a economia dos municípios”, disse. Entre os municípios estão Umarizal, Viçosa e Porto Alegre.
A prefeita de Martins, Maria José Costa, enfatizou que o Idema está mais próximo ao município, “estamos conversando sobre a implantação do Monumento, tão importante para Martins e todo o Rio Grande do Norte. Estamos confiantes que o projeto saia em breve, e disponíveis para auxiliar na audiência pública que apresentará o projeto à população. Com a instalação do Monumento Natural, o turismo será ainda mais incrementado e o meio ambiente mais protegido", reforçou a prefeita.
"A integração dos municípios é enriquecedora tanto do ponto de vista ambiental como em termos turísticos. Martins e Portalegre já apresentam essa integração, mas outros municípios podem participar para enaltecer ainda mais o potencial turístico do nosso polo”, acrescentou Maria Aucely, representante da prefeitura de Portalegre.
A Audiência Pública está marcada para a primeira quinzena de dezembro, na cidade de Martins. Informações e estudos ambientais serão publicadas no site e redes sociais do Idema.