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SEMA realiza reuniões na Aprece com municípios da Zona Costeira para falar sobre o ZEEC

  O titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Artur Bruno, participa, dias 8 e 9 de fevereiro, pela manhã e à tarde, de reuniões na Aprece com prefeitos, secretários e equipes técnicas dos 23 municípios da Zona Costeira para falar sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará (ZEEC). Bruno fará uma exposição acerca do ZEEC, iniciado em 2019, e que já passou por três etapas: apresentação da proposta, planejamento, diagnóstico e prognóstico. No dia 8, de manhã, a partir das 9h, acontece o primeiro encontro para os municípios da Região Metropolitana (Caucaia, Fortaleza, Eusébio e Aquiraz); à tarde, a partir das 14h, para os da Costa Extremo Oeste (Chaval, Barroquinha, Camocim, Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Acaraú, Itarema e Amontada). No dia 9, às 9h, será a vez dos municípios da Costa Leste (Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí); às 14h, encerrando, para os municípios da Costa Oeste (Itapipoca, Trairi, Paraipaba, Paracuru e São Gonçalo do Amarante). “Vamos mostrar o trabalho técnico que já foi realizado e mostrar como deve ser a implementação destas diretrizes”, disse Artur Bruno. O ZEEC é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Superintendência do Meio Ambiente (Semace). Tem como objetivo, estabelecer diretrizes de ordenamento e de gestão, de todo o Litoral cearense, considerando os recursos naturais e as dinâmicas socioeconômicas. Para Bruno, “um instrumento poderoso e importantíssimo, da Política Estadual de Gerenciamento Costeiro que vai trazer mais segurança jurídica para os investidores, com garantias de proteção ambiental e segurança social para todos que estão vivendo ou trabalhando nas regiões litorâneas”.   Fonte: https://www.sema.ce.gov.br/2022/02/08/sema-realiza-reunioes-na-aprece-com-municipios-da-zona-costeira-para-falar-sobre-o-zeec/

Com apoio da Semad, município encerra lixão e regulariza destinação de resíduos

Foto: Prefeitura de Iguatama/Divulgação Aterro de Iguatama; antes (esquerda) e depois (direita) do apoio técnico da Semad   Desde que assumiu a gestão das políticas públicas relacionadas a resíduos sólidos no Estado, em 2019, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) vem desenvolvendo ações para auxiliar os municípios no encerramento de lixões em todas as regiões de Minas Gerais. Iguatama, no Centro-Oeste, é um dos 452 municípios mineiros que encerraram seus lixões e regularizaram a destinação de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) com apoio da Semad. Atualmente, o município conta com uma Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) que gera cerca de R$ 20 mil mensais, além de 25 empregos diretos e indiretos na região. Em janeiro de 2021, representantes da Prefeitura de Iguatama identificaram sinais de fim da vida útil do lixão que atendia o município, com ameaça de interrupção da coleta na cidade. Visando encerrar o ciclo de degradação ambiental provocado pela estrutura irregular, a prefeitura entrou em contato com a Semad buscando orientações para dar início ao processo de encerramento do lixão e licenciamento da UTC municipal. “O material acumulado inviabilizava a utilização do local, com lixo chegando à área de apoio e condições inapropriadas de processamento. Nesse momento, entramos em contato com o Estado para viabilizar as ações necessárias à regularização ambiental da estrutura”, relata o secretário de Meio Ambiente de Iguatama, Éder Rezende. A partir da orientação técnica da Semad foi iniciado o processo de encerramento do lixão local e, após capacitação, uma equipe com oito integrantes foi formada para realizar a triagem dos resíduos. “Em menos de um mês, todo o lixo da cidade já estava sendo triado por uma equipe devidamente treinada”, acrescenta Rezende. Atualmente, das quase sete toneladas de RSU gerados diariamente em Iguatama, cerca de 35% são encaminhados a empresas de reciclagem após triagem, gerando uma renda de R$ 240 mil anuais ao município. O restante do material é encaminhado a um aterro sanitário terceirizado localizado no município de Bambuí, distante 20 km de Iguatama. A área do antigo lixão encontra-se em processo de recuperação, com vegetação de sucessão primária cobrindo o local após introdução de espécies nativas. A prefeitura já deu início também à formulação do Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) visando o encerramento definitivo do lixão. De acordo com o prefeito de Iguatama, Lucas Lopes, o apoio da Semad foi fundamental para a correta tomada de ações e regularização da coleta de resíduos no município. “A participação da Semad ao longo de todo o processo fez toda a diferença, instruindo e acompanhando todos os trâmites em intensa interlocução com nossos técnicos”, salienta. INCENTIVO Nos dois anos em que esteve à frente das políticas públicas relacionadas à gestão de resíduos no Estado, a Semad reduziu o número de lixões em Minas Gerais de 360 para 321, além de firmar 14 Termos de Cooperação Técnica junto a consórcios públicos intermunicipais para promoção de ações compartilhadas de manejo e destinação ambientalmente regular de RSU. No âmbito das ações de saneamento básico, a Semad lançou, em 2021, edital público para composição do Banco de Projetos de Saneamento Básico, que mantém como uma de suas áreas de atuação a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos. O objetivo, segundo a diretora de Resíduos Sólidos Urbanos e Drenagem de Águas Pluviais da Semad, Juliana Pacheco, é promover apoio aos municípios e consórcios públicos intermunicipais do estado na captação de recursos, articulação e orientações técnicas para a efetivação de seus projetos vinculados ao manejo sustentável de resíduos. Os municípios que destinam os resíduos sólidos urbanos de, no mínimo, 70% da população urbana para aterros sanitários ou UTCs recebem ainda, como parte da política de incentivo ambiental do Governo de Minas, uma ampliação do repasse relativo ao Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Também conhecido como ICMS Ecológico, o benefício se dá em função da adoção de sistemas ambientalmente adequados e devidamente licenciados de destinação de RSU, desde que atendidos critérios específicos de seleção. Outra iniciativa que pretende ampliar o quantitativo de municípios com serviços de destinação de resíduos ambientalmente regulares é o Programa Saneamento Legal, também lançado em 2021. Por meio dele, os municípios receberão apoio técnico da Secretaria para caracterizar os empreendimentos com impactos ambientais locais, apontar os estudos necessários para requerer o licenciamento ambiental e instruir de forma adequada os processos administrativos. Tendo como um de seus eixos de atuação a destinação de RSU, o programa visa tornar o processo de regularização ambiental cada vez mais acessível e objetivo. Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, a articulação entre Estado e municípios é essencial para garantir a universalização dos serviços de coleta e destinação ambientalmente regulares em Minas Gerais. “Investir em gestão sustentável de resíduos é investir não apenas em meio ambiente, mas também em saúde pública e qualidade de vida, além de promover o desenvolvimento econômico e social do Estado. É garantir dignidade a todos os mineiros”, frisou.   Edwaldo Cabidelli Ascom/Sisema   Fonte: http://www.meioambiente.mg.gov.br/noticias/5035-com-apoio-da-semad-municipio-encerra-lixao-e-regulariza-destinacao-de-residuos

Governo do Estado anuncia alteração no cronograma do leilão da CEEE-G

  O governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), anunciou a alteração no cronograma de eventos previstos no edital do leilão nº 01/2021, referente ao processo de privatização da Companhia Estadual de Geração de Energia Elétrica (CEEE-G). A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado e na página da Sema. A data para a entrega das propostas passou do dia 09 de fevereiro para 18 de março de 2022, das 9h às 12h, na B3, em São Paulo. Já o leilão, que seria realizado no dia 15 de fevereiro, agora irá ocorrer em 23 de março de 2022, a partir das 14h, também na B3. De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, o motivo da prorrogação foi por ocasião da republicação do edital. “Nessa republicação foi incluída uma obrigação para a compradora, de concluir o processo de registro da CEEE-G como companhia aberta perante a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), no caso deste não ser concluído até a liquidação do leilão. Essa alteração gerou dúvidas em interessados, e achou-se relevante para o processo dar maior prazo para que possa ser devidamente avaliado e considerado nas propostas”, explicou o secretário. Histórico do processo de privatização da CEEE A desestatização da companhia foi iniciada em janeiro de 2019, com a elaboração das propostas legislativas necessárias. Em maio do mesmo ano a Assembleia Legislativa aprovou a retirada da obrigatoriedade de plebiscito para a venda da empresa e, em julho, autorizou a privatização das empresas do Grupo CEEE. Para a elaboração dos estudos e da modelagem do projeto de privatização, o governo do Estado firmou contrato com o BNDES. A execução dos serviços, por sua vez, foi feita pela empresa Ernst & Young Global e pelo consórcio Minuano Energia, composto pelas empresas Machado Meyer, Thymos Energia e Banco Genial. A CEEE-D foi comprada pelo Grupo Equatorial e a CPFL Energia assumiu do controle da CEEE-T.  Para conferir todas as informações sobre as privatizações, basta acessar a página  https://sema.rs.gov.br/privatizacoes.   Fonte: https://www.sema.rs.gov.br/governo-do-estado-anuncia-alteracao-no-cronograma-do-leilao-da-ceee-g

Projeto de Integração do Rio São Francisco é garantia de segurança hídrica

  A sigla PISF significa Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). O projeto levará água para 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Serão 390 municípios beneficiados.Além de promover o desenvolvimento econômico da região, a água será destinada ao abastecimento humano e animal das populações dos quatro estados. Integrar as bacias do São Francisco significa beneficiar todas as populações que sofrem com a falta de água, dando segurança hídrica e promovendo o desenvolvimento do semiárido nordestino. O empreendimento hídrico possui dois eixos (Norte e Leste) de transferência de água. Funciona da seguinte forma: as estruturas captam a água do Rio São Francisco, em Pernambuco, enviando água para as adutoras e ramais, que servirão para perenizar rios e açudes existentes na região de cada estado beneficiado. Nesta segunda, o secretário adjunto da Semarh, Carlos Nobre, concedeu entrevista ao Jornal RN no Ar da TV Tropical. Entre os destaques da entrevista está a importância do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) para o Rio Grande do Norte.  Carlos Nobre destacou a importância do PISF para a segurança hídrica e desenvolvimento econômico da população do semiárido. O projeto de Integração do Rio São Francisco chega ao RN através de duas entradas: pelo ramal Apodi-Mossoró e pelo ramal Piranhas-Açu. A obra começou a ser executada em 2007, no governo do presidente Lula, passou por diversas avaliações técnicas, estudos de impacto ambiental e viabilidade econômica, mostrando ser a alternativa mais adequada para fornecimento de água para a região.   Fonte: http://www.semarh.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=280735&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=NOT%CDCIA

Empresas podem solicitar "Selo Verde" até o dia 15 de fevereiro

Fachada Sema - Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT    Empreendimentos licenciados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) para receber o “Selo Verde” podem realizar a inscrição até o dia 15 de fevereiro. As empresas aptas para receber o certificado ambiental serão comunicadas via e-mail e terão até o dia 28 de fevereiro para efetivar o requerimento. O documento é uma comprovação de que a empresa desenvolve atividades de acordo com políticas e práticas sustentáveis. De acordo com a lei n. 8397/2005, que instituiu o certificado, o objetivo é estimular a busca por medidas que atenuem os impactos ambientais negativos causados pelas atividades degradadoras e/ou poluidoras do meio ambiente. “Com o certificado os empreendimentos têm mais credibilidade junto ao mercado para as negociações nacionais e até internacionais, já que os trabalhos das empresas seguem os critérios do ISO 14001”, explica a superintendente de Educação Ambiental, Vania Montalvão. Para se inscrever, os empreendimentos devem ser licenciados pela Sema e ter um Sistema de Gestão Ambiental implantado há pelo menos um ano. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente farão uma auditoria nas empresas cadastradas e avaliarão se elas seguem os critérios estabelecidos pelo Manual de Implantação do Sistema de Gestão Ambiental. Os empreendimentos precisam ter uma gestão de resíduo sólido, fazer o controle efetivo de poluição e degradação ambiental, utilizar adequadamente e de forma controlada o agrotóxico, entre outros requisitos que serão analisados durante a vistoria para receber o Selo Verde. A empresa que atender aos critérios do manual e estiver com os documentos regularizados receberão o certificado durante a Semana do Meio Ambiente, que ocorrerá em junho deste ano. Preencha o formulário de inscrição CLICANDO AQUI. Outras informações podem ser obtidas no telefone: (65) 3645 4964, das 08h00 às 17h00.   Fonte: http://www.sema.mt.gov.br/site/index.php/sema/noticias/5745-empresas-podem-solicitar-selo-verde-at%C3%A9-o-dia-15-de-fevereiro

Ipaam realiza primeiro resgate de animais de 2022

Em 2021, a equipe de resgate do Ipaam recolheu cerca de 239 animais em toda capital. Preguiças-bentinho foram resgatadas no bairro Tarumã, nesta segunda-feira (03/01)   O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou, nesta segunda-feira (03/01), o primeiro resgate de animais silvestres do ano. Após solicitação feita por moradora nas primeiras horas do dia, equipe da Gerência de Fauna (GFAU) do Ipaam, deslocou-se até região residencial do bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, e fez o resgate de duas preguiças-bentinho (Bradypus-tridactylus) fêmeas adultas, espécie nativa do Brasil. Na ocasião, uma das preguiças foi encontrada, pela manhã, no quintal da moradora, que solicitou o resgate. E pela tarde, outra preguiça-bentinho tornou a visitar o mesmo local. Elas foram recolhidas com auxílio de materiais específicos, como o puçá (rede de captura para animais silvestres), e levadas de modo seguro por meio de caixas de transporte para a soltura posterior. O gerente de Fauna do Ipaam, Marcelo Garcia, adverte que moradores que possuam habitações próximas a áreas protegidas ou de vegetação amazônica devem ficar atentos aos seus imóveis e, em caso da presença dos animais silvestres em área urbana ou residencial, devem contatar a equipe de resgate do órgão para as devidas orientações e medidas. “Na ocorrência de surpresas como essas, com animais silvestres e vertebrados fora do habitat natural, a orientação é que o cidadão entre em contato imediatamente com o Ipaam, por meio dos canais diretos da GFAU, e solicite o resgate, evitando, assim, possíveis acidentes ou consequências prejudiciais ao animal”, explica Garcia. Duas preguiças-bentinho foram devolvidas ao habitat natural próximo ao bairro Tarumã, após resgate em residência.   GFAU em 2021 — Em 2021, a GFAU atendeu em torno de 220 pedidos de resgate, com o total de 239 animais recolhidos. Como procedimento padrão, a equipe efetua uma averiguação prévia das espécies e após constatação de bom estado de saúde é executado um mapeamento da região, para localização de habitat verde e adequado para a soltura nas redondezas, porém, distante de locais urbanos (empresarial e habitacional). Se o animal estiver lesionado ou enfermo, é encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A GFAU enfatiza, ainda, que promove somente a captura de animais silvestres vertebrados fora de seu habitat natural. O serviço de resgate do Instituto funciona de segunda a sexta-feira e atende toda a capital, Manaus, das 8h às 17h. Para contatar a equipe, estão disponíveis os números (92) 2123-6739, 98438-7964 (Whatsapp) e o endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. document.getElementById('cloakd4e6f24afc5a37411b178453add80ea5').innerHTML = ''; var prefix = 'ma' + 'il' + 'to'; var path = 'hr' + 'ef' + '='; var addyd4e6f24afc5a37411b178453add80ea5 = 'fauna' + '@'; addyd4e6f24afc5a37411b178453add80ea5 = addyd4e6f24afc5a37411b178453add80ea5 + 'ipaam' + '.' + 'am' + '.' + 'gov' + '.' + 'br'; var addy_textd4e6f24afc5a37411b178453add80ea5 = 'fauna' + '@' + 'ipaam' + '.' + 'am' + '.' + 'gov' + '.' + 'br';document.getElementById('cloakd4e6f24afc5a37411b178453add80ea5').innerHTML += ''+addy_textd4e6f24afc5a37411b178453add80ea5+''; .    TEXTO: Jeovana Torres FOTOS: Divulgação/Ipaam FONTE: http://www.ipaam.am.gov.br/ipaam-realiza-primeiro-resgate-de-animais-de-2022/

Caminhões-pipa auxiliam no combate a incêncidios e levam água a comunidades distantes

Desde 2019, 190 caminhões já foram disponibilizados para 176 municípios. Os veículos também foram de grande valia durante a pandemia, na higienização de ruas, calçadas e pontos de ônibus.    Combate a incêndios e disponibilização de água para comunidades afetadas pela estiagem são os principais registros de utilização dos caminhões-pipa nas cidades paranaenses. Os equipamentos também podem ser usados para higienização urbana e irrigação. Os veículos são viabilizados pela secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com recursos próprios e de emendas parlamentares. Desde 2019, 190 caminhões já foram disponibilizados para 176 municípios. A Defesa Civil Estadual também recebeu um veículo. Os caminhões-pipa fazem parte do Patrulha Ambiental, um projeto pensado para amenizar os maiores problemas que atingem os municípios, como estiagem, coleta de resíduos sólidos, entre outros. Compõem a Patrulha os seguintes equipamentos: caminhão-pipa; caminhão compactador de lixo; caminhão de coleta seletiva; caminhão-caçamba + poli guindaste + cinco caçambas avulsas; e caminhão limpa-fossa. Os veículos foram de grande valia durante a pandemia, na higienização de ruas, calçadas e pontos de ônibus. “Não existe nada mais nobre do que atender pessoas que estão passando por alguma dificuldade. O principal é levar água para quem não tem acesso a ela e, neste caso, em que vivemos uma das piores estiagens dos últimos 100 anos, o Estado trabalha para diminuir o sofrimento das pessoas”, disse Nunes. ABASTECIMENTO – Nos últimos 100 dias, o caminhão-pipa tem auxiliado no abastecimento de água de Prudentópolis, na região Central do Estado. “De 100 comunidades rurais em Prudentópolis, 30 estão com problemas sérios de água. O caminhão faz cerca de quatro viagens por dia ajudando essas famílias”, destacou o prefeito Osnei Stadler, ao lembrar que no passado a população precisava carregar água em latões para essas regiões distantes. Matelândia, no Oeste do Estado, vive a mesma realidade. De acordo com o prefeito Maximino Pietrobon, a cidade abriga cerca de 500 aviários que sofrem com a estiagem prolongada, e a demanda pela continuidade das atividades econômicas foi suprida pelo abastecimento de água do caminhão-pipa. “Esse caminhão veio para resolver um grande problema no município, que é a falta de água com a estiagem. Desde outubro, quando recebemos o veículo, ele auxiliou comunidades e aviários com mais de 3,06 milhões de litros de água, sendo 51 mil litros somente no dia 31”, destacou. “O caminhão está sendo de grande valia. Tem bastante gente sem água devido à seca e ele está nos ajudando muito”, ressaltou o prefeito de Corumbataí do Sul, Alexandre Donato. “O Governo do Estado teve uma visão futura ao disponibilizar esses caminhões, evitando desastres maiores na estiagem que não foi prevista”, disse o prefeito de Planalto, Luiz Carlos Boni. INCÊNDIOS – Em 2020, sete caminhões foram deslocados até o Mato Grosso do Sul para auxiliar no combate aos incêndios que assolaram o Pantanal. O município de Conselheiro Mairinck, no Norte Pioneiro, possui o equipamento há cerca de seis meses, evitando um incêndio de maiores proporções. Segundo o prefeito Alex Sandro Pereira Costa Domingues, antes de possuir o caminhão era preciso acionar o Corpo de Bombeiros de Ibaiti ou Santo Antônio da Platina, distantes a 29 e 43 quilômetros, respectivamente. “Pegou fogo em uma mata da cidade e o combate durou cerca de cinco horas. Se não fosse o veículo, outras quatro casas e uma granja rural seriam atingidas. Graças a esse caminhão-pipa conseguimos evitar uma tragédia grande”, disse. Cerca de 28 famílias que vivem na comunidade rural Ponte Preta também são atendidas com frequência com abastecimento de água pelo veículo. Caminhões pipa evitam acidentes de maior proporção e levam água a comunidades distantes - Curitiba, 04/01/2021 - Foto: Sedest   FONTE: https://www.sedest.pr.gov.br/Noticia/Caminhoes-pipa-auxiliam-no-combate-incencidios-e-levam-agua-comunidades-distantes

Feam publica Inventário de Áreas Contaminadas e Reabilitadas de MG em 2021

  O mapa de Áreas contaminadas e reabilitadas do estado de Minas Gerais 2021 indica maior concentração de contaminação na Região Metropolitana de Belo Horizonte  A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) publicou o Inventário de Áreas Contaminadas de Minas Gerais e a Lista de Áreas Contaminadas e Reabilitadas de Minas Gerais referentes ao ano de 2021. De acordo com o levantamento, o Estado registrou 687 áreas contaminadas e reabilitadas em 182 municípios, sendo que cerca de 40% deles estão localizadas nas Regiões Central e Metropolitana de Belo Horizonte.  O material publicado serve para auxiliar no gerenciamento das áreas contaminadas e reabilitadas, além de ser considerado um subsídio para o Programa Estadual de Gestão das Áreas Contaminadas, atendendo às diretrizes estabelecidas pela Deliberação Normativa Conjunta Copam/CERH n° 02/2010.  Comparado ao ano de 2020, os resultados de 2021 apresentaram um aumento de nove áreas cadastradas e o percentual de áreas reabilitadas cresceu em 4%. Já em relação aos contaminantes, a ocorrência de grupos de substâncias químicas de interesse nas áreas cadastradas foi semelhante, nos últimos dois anos, sendo que a maior porcentagem se trata de contaminação por hidrocarbonetos e metais, além de contaminações, em sua maioria, provenientes de vazamentos ou infiltrações.  O levantamento de resultados do ano de 2021 mostrou que, das áreas contaminadas e reabilitadas no território de Minas Gerais, o maior número de empreendimentos cadastrados corresponde à atividade de postos de combustíveis, incluindo o comércio varejista de combustíveis e revendedores de gasolina, álcool e diesel. Outros segmentos da economia também aparecem com uma representatividade considerável neste quesito, como a indústria metalúrgica, ferrovias, refino e armazenamento de petróleo.  Histórico  O número de áreas contaminadas e áreas reabilitadas no cadastro do Estado de Minas Gerais vem aumentando desde o início dos levantamentos, em 2007. Com a confecção dos documentos por parte da Feam, é possível analisar e comparar os dados, que podem servir para planejar ações e controlar as áreas contaminadas.  Para Afonso Ribeiro, analista ambiental da Gerência da Qualidade do Solo e Áreas Contaminadas - unidade responsável pela produção do documento -, o Inventário continua sendo o instrumento eficiente para a consolidação de uma das principais atividades executadas pelo órgão no que diz respeito à prevenção, gerenciamento e reabilitação das áreas com potencial de contaminação e contaminadas no estado.  “A partir da sintetização dos dados, da evolução do número de áreas conhecidas e gerenciadas pelo sistema de meio ambiente, podemos acompanhar a efetividade da implementação da legislação, bem como propor medidas para aperfeiçoar o controle exercido pelo órgão ambiental”, analisa Afonso.  Responsabilidade  A Lei Federal n° 6.938/1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, estabelece que “são responsáveis legais e solidários pela remediação de uma área contaminada: o causador da contaminação e seus sucessores; o proprietário da área; o superficiário, aquele que adquiriu direito de superfície pelo proprietário do terreno; o detentor da posse efetiva; e quem dela se beneficiar direta ou indiretamente”.  Desta forma, cabem aos responsáveis legais citados o gerenciamento de determinada área contaminada, que inclui a realização de estudos, diagnósticos, prognósticos, elaboração e implantação de projetos de remediação, medidas emergenciais, além de ações necessárias para a reabilitação da área contaminada.  Aos órgãos ambientais cabe o acompanhamento e a fiscalização, além de exigir o cumprimento da legislação aplicável, orientando e solicitando aos responsáveis que medidas cabíveis sejam realizadas para remediação da área, no menor prazo possível e de acordo com as melhores práticas.  Por parte da Feam, são feitas as análises dos estudos apresentados pelos empreendedores. Nos casos de maior complexidade, são realizadas ações de fiscalização e monitoramento no local. Assim, quando se pretende comprar ou vender um imóvel que já foi utilizado para atividade potencialmentepoluidora - incluídas indústrias, mineração e relacionadas à infraestrutura -, é preciso investigar a ocorrência de contaminações, já que o proprietário poderá ser responsabilizado pela condição ambiental do terreno.  Clique aqui para conhecer o Inventário de Áreas Contaminadas e Reabilitadas de Minas Gerais de 2021 na íntegra.    Wilma Gomes Ascom/Sisema   FONTE: http://feam.br/banco-de-noticias/2191--feam-publica-inventario-de-areas-contaminadas-e-reabilitadas-de-mg-em-2021

Elaboração de Plano de Prevenção é discutida pela SEMA/AP

   Foto: Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA)     A elaboração da 3º versão do Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento, Queimadas e Incêndios Florestais do Estado do Amapá (PPCDAP) para 2022-2025 foi discutida por técnicos do Estado em reunião híbrida. O objetivo da reunião foi a discussão de estratégias para construção do PPCDAP, integrando o poder público e sociedade civil organizada. A proposta do plano é integrar instrumentos de monitoramento e controle com incentivos a práticas sustentáveis, fortalecer os sistemas estaduais de gestão florestal, agropecuária, fundiária e ambiental, além do principal foco: prevenir e combater o desmatamento, queimadas e incêndios florestais no Estado do Amapá. Durante o encontro foram pautadas as etapas do Plano, a importância da sensibilização e integração dos gestores e respectivas secretarias no processo de construção e gestão, exposição dos dados atualizados sobre a dinâmica dos desmatamentos e queimadas no Estado, bem como a apresentação dos objetivos e dados da Sala de Situação da SEMA, que atuou de agosto a dezembro de 2021, integrando dados das instituições que atuam na gestão do PPCDAP. “É fundamental a atualização do Plano para que ele se torne operativo, sendo uma das ferramentas para acesso e captação do Amapá aos pagamentos por resultados de redução de emissões provenientes do desmatamento no bioma amazônico”, destacou a secretária de Estado do Meio Ambiente, Josiane Ferreira. De acordo com a secretária, a reunião foi proveitosa e encaminhou a oficialização de portaria do comitê gestor junto às instituições partícipes na gestão do PPCDAP, além da realização de oficina de construção do Plano, a ser realizada no período de 17 à 21 de janeiro de 2022 na Escola de Administração Pública do Estado (EAP). A reunião ocorreu às 14h30 no dia 14 de dezembro na Secretaria de Estado do Meio Ambiente – SEMA/AP. Participaram da reunião técnicos da SEMA, Delegacia de Meio Ambiente (DEMA), Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBMAP), Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amapá (BA/PMAP), Instituto de Desenvolvimento Rural do AMAPÁ (RURAP) e a empresa de consultoria EMBOÉ.   FONTE: https://sema.portal.ap.gov.br/noticia/0301/elaboracao-de-plano-de-prevencao-e-discutida-pela-sema

Programa Limpa Rio avança na Baixada Fluminense e já beneficiou 46 rios e canais em Duque de Caxias, Belford Roxo e São João de Meriti

O Programa Limpa Rio favoreceu, ao longo de 2021, 46 rios e canais de Duque de Caxias, Belford Roxo e São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Executada pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a iniciativa abrangeu a limpeza e o desassoreamento desses corpos hídricos visando a retirada de, aproximadamente, 373. 339 metros cúbicos de sedimentos para destinação ambiental adequada. As intervenções contribuem para minimizar os impactos causados por enchentes decorrentes do transbordamento dos mesmos, beneficiando quase um milhão e meio de pessoas (IBGE 2021). Em Duque de Caxias, as intervenções privilegiam 23 rios e canais localizados nos bairros São Bento, Pilar, Vila do Sapê, Saracuruna, Vila Canaã, Gramacho, Nova Campina, Parque Paulista, Vila Maria Helena, Jardim Olimpo, Jardim Anhangá, Santa Lúcia e Parque Estrela para a retirada de 207 mil metros cúbicos de sedimentos. Desses 23, 20 já foram concluídos e, nos outros três, os trabalhos seguem a pleno vapor, e beneficiam uma população de 929.449 pessoas (IBGE 2021). “Em 2021 avançamos muito com o Limpa Rio, principalmente na Baixada Fluminense, uma região do Estado que sofre muito com o impacto das chuvas. Este ano queremos levar a ção para mais municípios e trabalhar para um verão seguro para a população fluminense”, destaca o secretário de estado do Ambiente, Thiago Pampolha. Em Belford Roxo, a limpeza e o desassoreamento são executados em 21 corpos hídricos. O trabalho, que já foi concluído em todos esses rios e canais, abrangeu a limpeza e a retirada de 139.497 metros cúbicos de sedimentos favorecendo uma população estimada em 515 mil pessoas (censo IBGE 2021). Em São João de Meriti, o serviço é realizado em dois canais de onde já foram retirados 26.842 metros cúbicos de material. O Programa Lima Rio já beneficiou, até o momento, 32 municípios com 90 intervenções em rios e canais dos quais foram retirados mais de um milhão e 600 mil metros cúbicos de sedimentos. Municípios atendidos: Areal, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cordeiro, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Italva, Itaocara, Japeri, Macaé, Magé, Mesquita, Nova Iguaçu, Petrópolis, Pinheiral, Queimados, Quissamã, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Fidélis, São Gonçalo, São João de Meriti, Sapucaia, Seropédica, Teresópolis, Três Rios, Valença e São Pedro da Aldeia.   FONTE: http://www.inea.rj.gov.br/programa-limpa-rio-avanca-na-baixada-fluminense-e-ja-beneficiou-46-rios-e-canais-em-duque-de-caxias-belford-roxo-e-sao-joao-de-meriti/

CETESB supera meta de atendimento para pedidos de licenciamento ambiental

  “Foram mais de 60.000 solicitações atendidas de licenciamento ambiental. O desempenho excepcional se deve ao esforço e à dedicação do corpo técnico da casa, que mesmo num período conturbado, como o da pandemia, superou a meta de atendimento às solicitações de licenciamento ambiental”, comemorou Patrícia Iglecias. Em reunião realizada hoje, 03/01, na sede do Governo Paulista, a primeira do ano do secretariado, com a presença do governador João Doria, a diretora-presidente da CETESB, Patrícia Iglecias, comemorou o desempenho da Companhia Ambiental, com destaque para a ultrapassagem de 60 mil solicitações atendidas de licenciamento ambiental no ano passado. O balanço de 2021 reflete uma CETESB criteriosa, técnica e centrada na agilidade, compromisso assumido pela atual gestão de Governo, com um aumento de 21,1% de produtividade comparado à gestão anterior. Foram viabilizados inúmeros investimentos, com a concessão de 146 licenças com Avaliação de Impacto Ambiental. No total, foram emitidos 117 pareceres para definição de estudos necessários ao licenciamento ambiental, além de 107 pareceres de Aprovação de Viabilidade Técnica em apoio ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos. A Companhia liberou 354 pareceres técnicos para reutilizações de áreas contaminadas, com 243 Termos de Reabilitação emitidos no ano. Hoje, o estado de São Paulo dispõe de 78% de áreas aptas para uso ou com solução aprovada. Para Patrícia Iglecias, a atual Diretoria em conjunto com o corpo funcional luta por padrões de excelência para os serviços prestados aos usuários e à população em geral. “A CETESB é um centro de referência nacional e internacional, no campo ambiental e na proteção da saúde pública. São 53 anos de trabalho pela sustentabilidade”, destacou. A CETESB mantém o papel de liderança na implantação de políticas públicas ambientais disseminadas no país, relacionadas direta ou indiretamente com os ODS- Objetivos do Desenvolvimento Sustentável protagonizados pela ONU – Organização das Nações Unidas. A Companhia segue um novo modelo de gestão que leva a marca “CETESB de Portas Abertas”. Por meio da Célula de Inteligência implantada pela Presidência da Companhia, foi possível, por exemplo, chegar à marca de 60.080 pedidos de licenças analisados no ano de 2021, com uma média de 221 solicitações atendidas por dia útil. Com a análise e aprovação dos estudos e licenças ambientais feitos pelos técnicos da Companhia, houve um aporte de investimentos significante para o Estado, com a implantação de projetos de terminais rodoviários, ferrovias, hidrovias, linhas de metrô, rodovias, usinas termelétricas, gasodutos e linhas de transmissão, entre outras obras de grande vulto, com reflexos diretos na qualidade de vida, na economia e no aumento de oferta de empregos no mercado de trabalho paulista.   FONTE: https://cetesb.sp.gov.br/blog/2022/01/03/cetesb-supera-meta-de-atendimento-para-pedidos-de-licenciamento-ambiental/

Governo do Estado, em parceria com o BNDES, lança consulta pública para concessão de parques baianos

  O Governo do Estado da Bahia, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), disponibilizará amanhã (7/12), CONSULTA PÚBLICA para concessão do Parque Zoobotônico de Salvador e dos Parques Estaduais Sete Passagens, localizado no município de Miguel Calmon, e Serra do Conduru, situado nas cidades de Ilhéus, Itacaré e Uruçuca. A sociedade poderá enviar suas contribuições até o dia 7 de fevereiro de 2022, nos sites da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e do Zoo. O projeto de concessão dos parques públicos tem como principal objetivo a modernização dos espaços de lazer para a população baiana. A ação faz parte de um programa do BNDES de Concessões de Parques Naturais, lançado em 2020, que após o processo de estudos de viabilidade das unidades de conservação, visa nortear o desenvolvimento do ecoturismo e a preservação ambiental de importantes reservas naturais do estado. Márcia Telles, secretária de Meio Ambiente da Bahia afirma, que esse tipo de parceria fomenta e contribui para a manutenção e preservação desses espaços especialmente protegidos.   “Em um primeiro momento, o governo do estado, por meio da Sema, recebeu uma comitiva com representantes do banco para realizar um diagnóstico avaliativo dos nossos parques visando estimular o turismo sustentável e de preservação socioambiental. Após a visita técnica de toda equipe e análise realizada, partimos agora para a fase das consultas públicas e assim envolveremos as comunidades do entorno dessas áreas para que também participem do processo. É interessante deixar claro que as comunidades vizinhas são extremamente importantes em todo o contexto, já que vivem ao redor dessas unidades”, salientou a secretária.  Ainda segundo a gestora, “durante as escutas e audiências públicas a população poderá compreender como funciona um processo de concessão e terá ciência de que essa pode ser uma alternativa para o turismo sustentável e preservação ambiental que todos nós desejamos para nossas unidades de conservação”.  A Chefe de Departamento para Estruturação de Projetos de Concessões Socioambientais do BNDES, Camila Costa, que participou das primeiras visitas, pontuou que a equipe ficou impactada com a beleza e potencial dos parques baianos. “A visita aos parques revelam belezas impressionantes. Tudo isso ficou muito perceptível. De fato as possibilidades chamam muito a atenção, tanto das equipes do BNDES quanto das equipes das consultorias especializadas”, avaliou Camila.  O Zoo também foi visitado, neste período, pela equipe do banco que, na ocasião, também foi apresentado o potencial, tanto pelo acervo de fauna presente, quanto pela sua localização. “O parque de fato é muito importante justamente por estar no município e pelos próprios equipamentos que já possui. A ideia realmente é trabalhar a alma desses lugares, trazendo também o que a comunidade tem para oferecer”, concluiu Costa.  Sobre o BNDES - Fundado em 1952 e atualmente vinculado ao Ministério da Economia, o BNDES é o principal instrumento do Governo Federal para promover investimentos de longo prazo na economia brasileira. Suas ações têm foco no impacto socioambiental e econômico no Brasil. O Banco oferece condições especiais para micro, pequenas e médias empresas, além de linhas de investimentos sociais, direcionadas para educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano. Em situações de crise, o Banco atua de forma anticíclica e auxilia na formulação das soluções para a retomada do crescimento da economia.   Fonte: http://www.meioambiente.ba.gov.br/2021/12/12302/Governo-do-Estado-em-parceria-com-o-BNDES-lanca-consulta-publica-para-concessao-de-parques-baianos.html

Nova marca: Abema muda logo e adota letra maiúscula!!

  Após 36 anos de fundação, a Abema ganha um novo visual, leve e inspirado na união e no fortalecimento das pessoas. O projeto gráfico, pensado na inovação e na atualização da logo, buscou retratar a preservação, o compromisso com o meio ambiente e com o desenvolvimento sustentável, além da unicidade de seus associados, representados pelos gestores dos órgãos estaduais de meio ambiente (os secretários de estado e os diretores-presidentes), perpassando também pelos servidores técnicos que, juntos, fazem a política ambiental do Brasil acontecer, concretizar e se materializar.

Certificação ABNT para redução de emissões de carbono no Mato Grosso

Protocolo de intenções prevê adoção de Programa de Certificação para a implementação do Carbono Neutro-MT. A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT em apoio ao Governo do Estado de Mato Grosso, acaba de assinar protocolo de intenções para contribuir com a redução da emissão de gases de efeito estufa por meio da criação de programa de certificação de neutralização de carbono. O objetivo é auxiliar no cumprimento da meta de alcançar até 2030 a redução de 80% das emissões no Estado, estipulada pelo programa Carbono Neutro-MT. Mario William Esper – Presidente do Conselho Deliberativo ABNT; Ricardo Fragoso – Diretor Geral da ABNT    O anúncio foi feito durante reunião ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (Abema), realizada nessa quarta-feira (1), no Palácio dos Leões em São Luiz. Participaram da assinatura, o presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mario William Esper e a Maurren Lazzaretti, presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente e atual secretária do Meio Ambiente do Governo do Mato Grosso. O protocolo de intenções prevê o desenvolvimento de ações para adoção pelo Estado ao Programa de Certificação, desenvolvido pela ABNT, para atender o Programa de Carbono Neutro de acordo com o Decreto N° 1160 de 25.10.2021. “O Mato Grosso é o primeiro estado que deverá adotar certificação da ABNT que irá atender instituições e empresas objetivando à redução da emissão de gases de efeito estufa e proporcionando sistemática de neutralização de carbono para atingimento das metas preconizadas no decreto”, afirma o presidente da ABNT, Mario William Esper. Mauren Lazzaretti – Presidente ABEMA; Mario William Esper – Presidente do Conselho Deliberativo ABNT    Por meio da cooperação da ABNT e ABEMA será criado Grupo de Trabalho para definir as ações necessárias e estabelecer um cronograma de atividades de acordo com as prioridades do Estado. Neutralização de carbono A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT como representante oficial no Brasil da Organização Internacional de Normalização – em inglês, International Organization for Standardization (ISO) - tem promovido inúmeras ações para ampliar a participação na normalização internacional em questões voltadas ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável. 104ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA ABEMA    Há mais de cinco anos, a entidade vem empenhando esforços significativos relacionados a conservação florestal, economia circular, precificação do carbono e outros importantes temas que foram abordados durante a COP26, a conferência do clima, em Glasgow, na Escócia. “Com o objetivo de acelerar a transição para uma economia de baixo carbono, a ABNT e a Carbon Trust, organização sem fins lucrativos sediada em Londres que aconselha governos e companhias ao redor do mundo, desenvolveram o Sistema ABNT de Medição e Certificação da Pegada de Carbono de Produtos”, ressalta Mario William. O Sistema ABNT de Medição e Certificação da Pegada de Carbono de Produtos baseia-se em normas internacionais reconhecidas e foi projetado para atender indústrias aço, alimentos, alumínio, cimento, tecidos, químicos e vidros. “Este Sistema apoia os esforços do Brasil para fomentar uma economia sustentável, alinhado com a Política Nacional de Mudanças Climáticas e com o Plano Indústria”, ilustra o presidente. Sobre a ABNT A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países. Contatos para a imprensa - FSB Comunicação Celso de Souza (11) 99193.1593 Daniela Nogueira (11) 96606.4960   Fonte: https://www.abnt.org.br/noticia/263/Certificacao-ABNT-para-reducao-de-emissoes-de-carbono-no-Mato-Grosso-Evento-ABEMA

Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro dá largada nos preparativos para a Conferência Rio2030

Fotos: Fabiano Veneza    O Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), promoverá em 2022 a Conferência Rio2030, que acontecerá 30 anos após a histórica Rio-92. Em meio a Década da Ação das Nações Unidas, o evento internacional colocará o Rio de Janeiro como um polo de mobilização pelo desenvolvimento sustentável junto aos 92 municípios fluminenses, à sociedade brasileira e à comunidade internacional, com foco na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). 2022 será o Ano do Desenvolvimento Sustentável no Estado do Rio de Janeiro, já pensando nas ações para os próximos anos, culminando em 2030. Essa é uma construção de todos nós. Por isso, convidamos toda a sociedade e as prefeituras a participarem e construírem suas próprias propostas de ações para os próximos oito anos, baseadas nos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU - destaca o governador Cláudio Castro. A Rio2030 será uma plataforma que vai mobilizar e engajar os atores sociais (governo, setor privado, academia e sociedade civil) na elaboração e implementação de soluções referentes aos desafios da Agenda 2030 para cidades e estados de todo o mundo. Por meio do diálogo com a sociedade civil e comunidade científica, o estado vai elaborar estratégias e políticas públicas para combater os efeitos das mudanças climáticas e neutralizar a emissão de gases de efeito estufa. É preciso agir agora para garantirmos um planeta sustentável e saudável para as gerações futuras. Daremos início à década da sustentabilidade no nosso estado e queremos deixar uma marca para as futuras gerações - afirma o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha. Os preparativos para a Rio2030 começaram em janeiro, com a criação do grupo de trabalho para formulação da proposta para o evento de 30 anos da Rio-92. Em agosto, foi criada a Autoridade do Desenvolvimento Sustentável, responsável pela coordenação da agenda de eventos. Ao longo desse período, foram ouvidos especialistas, atores da sociedade civil e da academia em reuniões, eventos e oficinas. A partir desses grupos multidisciplinares, foram estabelecidas as bases para começar a construir os alicerces do maior projeto de sustentabilidade dos últimos tempos no Brasil. Dentre os temas principais da conferência estão as mudanças climáticas, a preservação da biodiversidade, o saneamento básico, a emergência hídrica, a equidade social e a diversidade. A proposta da Rio2030 é uma responsabilidade. Vamos celebrar um ano internacional de desenvolvimento sustentável em 2022, em um programa intensivo com todos os agentes, públicos e privados, que consigamos mobilizar. O desenvolvimento sustentável será o enredo; o Rio, a avenida; e os integrantes do desfile, seremos todos nós! – comentou o diretor da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável, Paulo Protásio. A iniciativa dará ao Estado do Rio de Janeiro, conhecido por sua vanguarda nas políticas ambientais, o pioneirismo na mobilização da sociedade civil para a construção de um campo de ação coletivo pautado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre as principais ações previstas na agenda sustentável está a despoluição da Baía de Guanabara, cartão-postal da capital fluminense. Além disso, estão sendo planejados para a conferências fóruns, painéis, workshops, hackathons, trocas de experiências entre cidades e com organizações locais e internacionais, intervenções urbanas, ações especiais e shows.   FONTE: http://www.inea.rj.gov.br/governo-da-largada-nos-preparativos-para-a-conferencia-rio2030/

IMA (SC) REALIZARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUSSÃO DO RIMA DA AMPLIAÇÃO DA LAVRA A CÉU ABERTO DA BRITAX

  O Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizará a Audiência Pública virtual para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental – RIMA da Ampliação da Lavra a Céu Aberto com a respectiva supressão de vegetação pertinente, localizado na estrada de principal de Linha Coqueiros no Município de Concórdia, de responsabilidade da Britax Britagem e Construções no dia 09 de dezembro de 2021, às 19h através da plataforma digital ZOOM no endereço: www.zoom.com.br e também pelo canal do empreendedor e o canal do IMA no youtube. A população poderá ter acesso ao ID e a Senha de entrada no evento na data da audiência através do site da Empresa e do Instituto do Meio Ambiente. Durante a Audiência Pública, poderão ser realizadas perguntas referente o empreendimento pelas plataformas citadas e serão também encaminhadas para avaliação e resposta durante a transmissão. No site www.britax.ind.br já podem ser realizados os cadastros e formuladas perguntas sobre o empreendimento as quais serão respondidas na referida audiência pública. O documento RIMA, também continua à disposição para consulta nos endereços: http://www.britax.ind.br/, no site: http://estrategiasambientais.com.br/ , e no site do IMA: www.ima.sc.gov.br , ou pode ser solicitado em formato digital pelos e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. document.getElementById('cloak5ac74f98873b30c387f2202586717295').innerHTML = ''; var prefix = 'ma' + 'il' + 'to'; var path = 'hr' + 'ef' + '='; var addy5ac74f98873b30c387f2202586717295 = 'contato' + '@'; addy5ac74f98873b30c387f2202586717295 = addy5ac74f98873b30c387f2202586717295 + 'britax' + '.' + 'ind' + '.' + 'br'; var addy_text5ac74f98873b30c387f2202586717295 = 'contato' + '@' + 'britax' + '.' + 'ind' + '.' + 'br';document.getElementById('cloak5ac74f98873b30c387f2202586717295').innerHTML += ''+addy_text5ac74f98873b30c387f2202586717295+'';  , Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. document.getElementById('cloak05f1f32d79bb8e4eaafffd0374177422').innerHTML = ''; var prefix = 'ma' + 'il' + 'to'; var path = 'hr' + 'ef' + '='; var addy05f1f32d79bb8e4eaafffd0374177422 = 'dick' + '@'; addy05f1f32d79bb8e4eaafffd0374177422 = addy05f1f32d79bb8e4eaafffd0374177422 + 'estrategiasambientais' + '.' + 'com' + '.' + 'br'; var addy_text05f1f32d79bb8e4eaafffd0374177422 = 'dick' + '@' + 'estrategiasambientais' + '.' + 'com' + '.' + 'br';document.getElementById('cloak05f1f32d79bb8e4eaafffd0374177422').innerHTML += ''+addy_text05f1f32d79bb8e4eaafffd0374177422+'';  e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. document.getElementById('cloakdde957f82a9f68c4cf2591b2a76bd664').innerHTML = ''; var prefix = 'ma' + 'il' + 'to'; var path = 'hr' + 'ef' + '='; var addydde957f82a9f68c4cf2591b2a76bd664 = 'gustavo' + '@'; addydde957f82a9f68c4cf2591b2a76bd664 = addydde957f82a9f68c4cf2591b2a76bd664 + 'grupoh2o' + '.' + 'com' + '.' + 'br'; var addy_textdde957f82a9f68c4cf2591b2a76bd664 = 'gustavo' + '@' + 'grupoh2o' + '.' + 'com' + '.' + 'br';document.getElementById('cloakdde957f82a9f68c4cf2591b2a76bd664').innerHTML += ''+addy_textdde957f82a9f68c4cf2591b2a76bd664+'';   FONTE: https://www.ima.sc.gov.br/index.php/noticias/1782-ima-realizara-audiencia-publica-para-discussao-do-rima-da-ampliacao-da-lavra-a-ceu-aberto-da-britax

Mato Grosso reduziu em 30,6% os alertas de desmatamento nos últimos três meses

  Apesar do aumento histórico no desmatamento do Bioma Amazônia, Mato Grosso reduziu os alertas de desmatamento em 30,6% no último trimestre (agosto, setembro e outubro de 2021), em comparação com o mesmo período do ano passado. O dado oficial é do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (DETER/INPE). O resultado é fruto da política de prevenção e combate ao desmatamento ilegal estadual, e dos investimentos estaduais, afirmou a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, durante entrevista para a Rádio CBN nesta terça-feira (16.11).  "Mato Grosso continua reduzindo o desmatamento, na contramão da alta crescente de outros estados da Amazônia Legal. No mês de outubro, houve uma queda no desmatamento de 7% em Mato Grosso, enquanto na Amazônia, de uma forma geral é considerado o mês com o maior desmatamento da série histórica", explica.  Em Mato Grosso, o mês de agosto apresenta uma redução apurada de 41%, e em setembro, 35%, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. "Estamos contrariando o crescente desmatamento da Amazônia. Enquanto o estado do Amazonas, que historicamente nunca esteve à frente de Mato Grosso em desmatamento, nos superou, Mato Grosso continua decrescendo mês a mês", conta a gestora.  A área de alertas detectada para todos os estados da Amazônia juntos no mês de outubro foi de 863 km², uma alta de 3,7% em relação a 2020 e recorde da série histórica de cinco anos. A Amazônia apresentou um aumento de 20% no desmatamento nos meses de agosto, setembro e outubro de 2021 em relação à média histórica de  2.267 km² apurados no período entre os anos de 2015 a 2020. O bioma Amazônia que está presente em nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, e Maranhão.  O DETER é um levantamento rápido de alertas de evidências de alteração da cobertura florestal na Amazônia, feito pelo INPE. Foi desenvolvido como um sistema de alerta para dar suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e demais órgãos.   FONTE: http://www.mt.gov.br/-/18390285-mato-grosso-reduziu-em-30-6-os-alertas-de-desmatamento-nos-ultimos-tres-meses

No Sertão do Pajeú, Secretário da Semas (PE) assina convênio para projeto de recuperação de nascentes

A iniciativa, empreendida pela Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú e selecionada pelo Edital do Fema, visa a recuperação de áreas degradadas da Caatinga   Mulheres Restaurando o Bioma Caatinga: Uma proposta para sociobiodiversidade de grupos de mulheres do Sertão do Pajeú – PE foi mais um dos projetos contemplados pelo edital do Fundo Estadual de Meio Ambiente – FEMA, com o aporte de 291.577, 20. Em agenda de visitações pelo Sertão, para a assinatura dos convênios com as entidades vencedoras do certame, o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, participou de evento organizado pela Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú, entidade contemplada pelo edital do Fema, lançado em março deste ano. A solenidade, realizada em Itapetim, nesta terça-feira, 23, pela Rede de Mulheres, na comunidade de Gameleira, contou com a participação do prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, e de representantes das prefeituras de Brejão, Iguaracy, Afogados da Ingazeira, São José do Egito, além de demais lideranças locais. Para o secretário, José Bertotti, é importante destacar a relevância do edital que passa contemplar importantes iniciativas que são desenvolvidas no estado por organizações da sociedade civil, a exemplo do projeto da Associação da Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú. “Gostaria de destacar aqui a importância de projetos com este, que consiste em produzir alimentos, capacitar mais mulheres que já têm um trabalho forte e de referência para o estado, aqui no Pajeú. Um trabalho que consiste em atuar na produção de água, recuperando nascentes, combinando a isto a produção de alimentos, e que será realizado com mulheres dos municípios de Itapetim, Iguaraci e São José do Egito”, afirmou o secretário estadual.   “O projeto foi pensado junto com a comunidade pra melhorar as condições de um trabalho que as mulheres já fazem, aqui, na de preservação e conservação do meio ambiente e o projeto que vem restaurar sistemas de recomposição de matas, de áreas de nascentes, então é um projeto que vem fortalecer uma diversidade grande e vai deixar muitas sementes plantadas que é o que a gente espera. Como a gente espera também, levar essa experiência para outras comunidades, pois vai fortalecer muito esse trabalho que as mulheres já fazem nesse campo da preservação e conservação ambiental”, ressaltou Ana Cristina Nobre dos Santos, educadora e integrante da Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú, coordenadora do projeto.   FEMA– O Edital Fema (nº 01/2021), lançado em março deste ano, teve como objetivo investir cerca de R$ 1,8 milhão em projetos da sociedade civil com vistas à recomposição florestal em áreas de nascentes, a partir de sistemas agroflorestais. Áreas degradadas ou em processo de degradação, na região dos biomas de Mata Atlântica e Caatinga, deverão ser restauradas a partir das iniciativas contempladas. Ao todo 6 projetos foram selecionados: 3 a serem implementados no bioma Caatinga e os demais no bioma Mata Atlântica.  Fotos: Pedro Caldas – Semas/PE   FONTE: https://semas.pe.gov.br/no-sertao-do-pajeu-secretario-da-semas-assina-convenio-para-projeto-de-recuperacao-de-nascentes/

IMA (SC) EMITE LICENÇA PARA INSTALAÇÃO DA LINHA DE TRANSMISSÃO DA COOPERCOCAL

  O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) emitiu Licença Ambiental de Instalação (LAI) para a linha de transmissão de energia elétrica da empresa Coopercocal, no município de Cocal do Sul. A LAI é a segunda de três licenças ambientais obrigatórias e autoriza o início das obras do empreendimento, que possui investimento aproximadamente R$ 15 milhões. A linha de transmissão 69KV de propriedade da cooperativa possui conexão direta com a Rede Básica de Transmissão pertencente à Eletrosul, diretamente conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A obra é de extrema necessidade, não apenas para a cooperativa, mas para o desenvolvimento do município, para a população e para os empresários, que poderão usufruir da energia de qualidade em maior quantidade e melhor preço, abrindo portas para a migração de novas empresas; geração de emprego e receita para os municípios da área de atuação. “Santa Catarina está se preparando para a retomada econômica no pós-pandemia e a oferta de energia é uma das prioridades, pois representa segurança para a ampliação de investimentos e a vinda de novas empresas. Cocal do Sul tem um grande potencial econômico, tendo já grandes empresas instaladas, e agora novos projetos, que irão ampliar a capacidade de emprego e desenvolvimento da região”, disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon. A taxa média de crescimento de demanda da Coopercocal foi de 7,1% nos últimos dez anos, sendo que a demanda máxima total utilizada em 2020 pela cooperativa foi de 22 mega whatts (MW). Assim, com a instalação da nova LT 69KV, a garantia de energia para as próximas décadas fica garantida para área de atuação da Coopercocal. “O licenciamento ambiental para a linha de transmissão representa um passo importante para que a região possa contar com mais qualidade, segurança e capacidade de expansão da rede elétrica, respeitando as normas e os regramentos ambientais exigidos para essa modalidade”, reforçou o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto. Com a liberação da LAI, a previsão é de que o empreendimento comece a instalação ainda este ano, com prazo para conclusão e conexão até março de 2023. A Cooperativa também já está em estudos avançados para diminuir o custo da energia, através da migração da compra de energia para mercado livre, que é uma ferramenta existente no Brasil, onde as grandes empresas e as distribuidoras de energia podem comprar energia de qualquer parte do país através de leilão. Nos últimos oito anos, a Coopercocal investiu mais de R$ 30 milhões em melhorias de distribuição de energia, estrutura física e trabalho social. Imagem: Divulgação/ Coopercocal   FONTE: https://www.ima.sc.gov.br/index.php/noticias/1783-ima-emite-licenca-para-instalacao-da-linha-de-transmissao-da-coopercocal

Parque Mãe Bonifácia segue aberto para população acessar trilhas e exposição (MT)

  O Parque Estadual Mãe Bonifácia segue aberto para visitação e recebe o público para trilhas e exposição “Vale dos Dinossauros”, com entrada gratuita. A exposição vai até o dia 24 de novembro, sempre das 16h às 20h30.  Dos 9 quilômetros de trilhas do Parque, 300 metros estão interditados para reparos de uma das quatro pontes do Parque. A ponte ficou danificada por conta das fortes chuvas no último final de semana, que elevaram o nível da água que passa pelo local.  A interdição possui sinalização visível para que as pessoas optem por outro trajeto. O trecho só será liberado após a conclusão dos reparos, que ocorrerão após o período das chuvas.    O Parque Mãe Bonifácia é uma das três unidades de conservação urbanas sob responsabilidade da Sema-MT, localizadas em Cuiabá. O local possui também o novo Mirante, que proporciona uma vista panorâmica da cidade  na altura de 12 metros aos visitantes.  A Sema-MT reforça a proibição aos visitantes de entrar com alimentos no local, de piqueniques, e de alimentar os animais, para evitar a transmissão de doenças mortais às espécies nativas da Unidade de Conservação.   Exposição O “Vale dos Dinossauros” é uma criação do Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e parceria da Assembleia Legislativa.  Quem passar pela exposição poderá conferir 11 réplicas animatrônicas (peças gigantes que reproduzem sons e movimentos dos animais) com a história de cada um dos dinossauros, contendo nome da espécie e data em que foi encontrado.   FONTE: http://www.mt.gov.br/-/18390239-parque-mae-bonifacia-segue-aberto-para-populacao-acessar-trilhas-e-exposicao

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